Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A reabertura do Castelinho da Rua Apa

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

13 de July, 2016

Share

Apresentado por

O Castelinho da Rua Apa foi por muito tempo considerado um dos lugares mal-assombrados de São Paulo. Toda a fama apareceu quando houve um assassinato em família em 1937: Álvaro Reis matou sua mãe e irmão por um conflito de interessas e depois se suicidou. O que mais chamou atenção, porém, na história toda, é que alguns fatos não batem com o veredito da polícia: Álvaro, por exemplo, foi encontrado com duas balas na cabeça. Além disso, havia mais um calibre de bala na cena, de uma arma que nunca foi encontrada.

Foto por Natália Naomi
Foto por Natália Naomi

O fato é que depois dessa tragédia, muitas histórias se criaram ao redor da casa. Dizem que, ao passar a noite lá, dá para ouvir vozes, passos de pessoas, portas e torneiras se abrindo. A fama foi tanta que o  Ghost Hunters International fez até uma matéria sobre o lugar.
Talvez por causa disso, nunca conseguiram estabelecer um ambiente estável na casa. Ele já foi disputado por herdeiros, sede de ONG, ferro-velho e no final acabou ocupado por moradores de rua. Porém tudo está para mudar esse ano e, a partir de outubro, a casa será reaberta depois de 40 anos.
Foto por Eli K Hayasaka
Foto por Eli K Hayasaka

O Castelinho teve uma restauração completa já que não havia telhado e quase todos os cômodos estavam sem assoalho. A ideia foi restaurar tudo de acordo com o projeto original de 1910, para a nossa sorte. O restauro custou R$2,8 milhões e foi pago pelo Fundo Estadual de Interesses Difusos, responsável pelo financiamento de reconstituição, reparação, preservação e prevenção de danos causados ao meio ambiente, bens artísticos, turísticos e etc.
Quem vai utilizar o espaço é o Clube de Mães do Brasil, uma organização não governamental que trabalha com moradores de rua e que buscará promover ali oficinas, como por exemplo de culinária para crianças.
Reinauguração do Castelinho da Rua Apa
06 abril de 2017, a partir das 10h
Rua Apa 236, Santa Cecília
(próximo à estação Marechal Deodoro do metrô)
Foto de capa: Dennis Fidalgo

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

13 de July, 2016

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • vamos trocar o “invadido” da matéria por “ocupado”? :)

    - clara
    • Boa, Clara. Alterado :)

      - Dani Valentin

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.