Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A primeira tripulação feminina conquista o céu

Quem escreveu

Renato Salles

Data

16 de March, 2016

Share

Elas querem igualdade de direitos e de salários, querem poder decidir sobre seus corpos, querem andar pelas ruas com a roupa que preferirem sem serem assediadas, querem poder ocupar qualquer cargo existente com a mesma competência que qualquer homem. O movimento feminista nunca esteve tão forte no Brasil e no mundo. E recentemente elas conquistaram mais uma importante marca.

A primeira tripulação formada inteiramente por mulheres fez um vôo de longa distância. Essa equipe histórica é da Royal Brunei Airlines e viajou da capital do país, Bandar Seri Begawan, até Jeddah, na Arábia Saudita. O feito aconteceu no dia 23 de fevereiro, no Dia Nacional do Brunei, que celebra a independência do país. A capitã Sharifa Czarena Surainy é a primeira mulher no posto em todo o Sudeste Asiático. Em suas palavras: “Como mulher, uma bruneiana, essa é uma grande conquista. Isso mostra para as próximas gerações de mulheres que o que elas sonharem, elas podem conquistar.” A companhia aérea, inclusive, mantém um programa de formação em engenharia voltado para ambos os sexos.

maxresdefault (1)

A curiosidade é que essas grandes pilotas voaram justamente para um país em que os direitos das mulheres são tão tolhidos que elas não tem permissão nem para dirigir um carro. Apesar de não existir uma lei real na Arábia Saudita que diga isso, a regra é imposta pelo poder muçulmano ultra-conservador. Só para se ter uma ideia, uma mulher que veio dirigindo dos vizinhos Emirados Árabes em dezembro de 2014 foi presa na fronteira. Uma amiga foi até o local para ajudá-la, mas acabou também detida. As duas só foram soltas depois de 70 dias. Teve ainda outra mulher que acabou na prisão por ir a um jogo de futebol.

Mas a mulherada não está deixando barato e começou a se unir para acabar com essa regra absurda. A campanha Women2Drive, surgida nas redes sociais, já tem mais de 18 mil likes. Elas estão desafiando as autoridades não só dirigindo, como também postando fotos delas ao volante. Nunca pensei que uma selfie pudesse ter uma força de guerrilha dessas! Go, women!

Quem escreveu

Renato Salles

Data

16 de March, 2016

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.