Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

7 mercados de comida incríveis pelo mundo

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

03 de March, 2016

Share

Você é um daqueles que gasta horas de planejamento da viagem listando quais restaurantes visitar durante as férias? Se sim, provavelmente você também entra em vários supermercados por onde passa, descobrindo produtos diferentes, fuçando embalagens curiosas, suspirando por algumas comidas que não vendem na sua cidade e, claro, levando algumas coisas na mala.

Para quem se identifica com isso, visitar um food hall é um momento sagrado da sua viagem. Entrar em um lugar gigantesco com produtos de variedades inimagináveis é um playground para os glutões. Esses supermercados são mais completos e mais cômodos que os mercados a céu aberto e, por isso, fica mais fácil de encontrar vários produtos de uma só vez.

Se você quiser comprar ingredientes ótimos para um jantar durante as férias ou arriscar levar alguns deles na bagagem, anote alguns dos mercados mais legais e completos do mundo.

KaDeWe

A KaDeWe era um dos símbolos capitalistas da Alemanha Ocidental e é a sigla para Kaufhaus des Westens, a “loja de departamento do oeste”. Por isso, o lance é a ostentação de grandes quantidades: o food hall da KaDeWe é gigante. Sabe todas aquelas salsichas, embutidos e queijos que você ouviu falar que são ótimos na Alemanha? Na KaDeWe tem todos eles. A parte de peixes defumados, outra especialidade local, é bem completa. Como na Alemanha a tradição gastronômica não é tão grande, existem vários produtos importados, com uma seleção escolhida a dedo.

Os postos de comida vendem frutos do mar, saladas, tábuas de queijo e muito mais, perfeito para quando bater uma fome depois de ver tanta comida.

Uma foto vintage da KaDeWe. Foto: KaDeWe
Uma foto vintage da KaDeWe. Foto: KaDeWe

Galerias Lafayette e Le Bon Marché

Paris é esnobe em vários assuntos. E comida é um deles. As lojas especializadas em ingredientes made in France são intermináveis, mas os food halls são perfeitos para quem quer comprar todas as delícias francesas em um só lugar. E claro que Paris não tem um, mas dois supermercados maravilhosos: Galleries Lafayette e o Le Bon Marché.

Foto: divulgação
Lafayette Gourmet. Foto: Galerias Lafayette

O food hall do Le Bon Marché é chamado de La Grand Epicerie de Paris, com mais de 30.000 produtos disponíveis. O nome traduzido ao pé da letra não tem nada a ver com o lugar, “o bom negócio”. Comer bem, com certeza. Pagar pouco,  jamais.

O Lafayette Gourmet é igualmente enlouquecedor, com alguns stands de lojas incríveis, como o L’éclair de Génie. O de caramelo salgado é para a vida.

Eataly

Agora não precisa sentir inveja dos novaiorquinos que tem um Eataly na própria cidade, pois os paulistanos agora também tem um. Esse food hall italiano existe em várias cidades do mundo e, ainda assim, é impossível ficar cansado dele. Se você passar por Bolonha, na Itália, já sabe onde comer uma mortadela original direto da fonte e provar as cervejas artesanais italianas, que são uma delícia.

eataly
Foto: Eataly

Selfridges e Harrods

Londres tem dois mercados com alguns dos melhores ingredientes do mundo. O da Selfridges é meu preferido porque é mais moderno que o da Harrods, que parece casa de vó e tem muitos produtos próprios (que são bons) para os turistas. Os dois, porém, são de impressionar.

Os stands de outras marcas são ótimos, como a padaria do St. John’s, um dos melhores restaurantes da cidade. A vendinha da Arabica Food and Spice é ótima para quem quer levar algo para comer em casa ou no hotel. Fique de olho nos produtos com o selo do prêmio Great Taste, que reconhece os melhores produtos da Inglaterra. São vendidos em vários mercados, mas a Selfridges tem uma concentração muito grande deles em um só local.

Stand da Arabica Food and Spice na Selfridges. Foto: Arabica
Stand da Arabica Food and Spice na Selfridges. Foto: Arabica

Casa Santa Luzia

Esse mercado na Alameda Lorena é provavelmente o melhor da América Latina. Quem entra na Casa Santa Luzia sempre acaba levando mais do que deveria. Ela não é enorme quanto os outros desse post, mas a seleção de produtos é animal! Os pães e os doces são uma delícia e muitos produtos difíceis de encontrar em São Paulo estão nas prateleiras dos Jardins.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Você tem outras dicas de mercados incríveis de comida pelo mundo? Já sabe, né? Todo mundo que gosta de comer, ama trocar dicas. :)

 

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

03 de March, 2016

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.