Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

24hrs em São Paulo: Pinheiros

Quem escreveu

Jo Machado

Data

28 de January, 2016

Share

Apresentado por

Quem me conhece sabe o tamanho do meu amor declarado por São Paulo. Quem não me conhece, pode acreditar, eu sou um gaúcho “apaulistado” que ama essa selva como se fosse minha desde sempre.
Desde que cheguei, morei em diferentes bairros da cidade e pude provar um bocadinho de cada um deles com mais intensidade. Na Vila Mariana, onde me senti em casa com seu clima de cidade pequena. No Itaim Bibi, onde eu penei um pouco com os raios gourmetizadores que atingiram a região. Jardins, onde tudo estava ao alcance das mãos, mas nem sempre do bolso. E finalmente Pinheiros, onde eu me sinto em casa, meu bolso não chora e a diversidade é latente. Sem sombra de dúvida é meu bairro preferido e onde eu quero viver até chegar a hora de subir no telhado.
Contrariando a impressão de muitos, Pinheiros é sim um bairro democrático. Não vive só de hamburguer de mil reais e lojinhas hypadas, como dizem por aí. Tem opções para todos os públicos por aqui, além das intermináveis novidades que pipocam por aqui quase que o tempo todo.
Fora tudo isso, Pinheiros é de fácil acesso para quem usa transporte público. Tem terminal de ônibus,  atendido por muitos corredores exclusivos, e 4 estações de Metrô conectadas com ciclofaixas e ciclovias. Sem mencionar que é um daqueles bairros que dá para circular por inteiro a pé. As ruas de Pinheiros são convidativas a uma caminhada, seja ela de descoberta ou de passeio.
 

Manhã

Para começar o dia, nada melhor que um bom café da manhã, recheado de bons sabores e cheio de saúde, certo? A escolha perfeita para isso é a Dona Vitamina. Dá para tomar um bom café,  comer um sanduíche de pão folha, ovos mexidos ou ainda um pão de queijo de tapioca com brie, que é delicioso. Para acompanhar um suco ou dos deliciosos batidos com frutas e iogurte que a casa oferece. A sugestão é, se for época de tangerina, opte pelo batido de abacaxi com tangerina. Caso contrário, o batido de pêra, limão e hortelã é o plano B.

Dona Vitamina - Foto por Lucas Justo
Um dos sucos delícia da Dona Vitamina. – Foto por Lucas Justo

Além das opções para o café da manhã, na Dona Vitamina, tem uma gama gigante de pratos saudáveis e com preços em conta para quem quiser almoçar por lá.
Pertinho da Dona Vitamina fica o K.O.F (King of Fork), cafeteria bike-friendly que, além de ter um ambiente super agradável e simples, serve um dos melhores cafés da cidade. E a melhor parte, fica às margens da ciclofaixa da Artur de Azevedo. Um dos meus top 3 preferidos em São Paulo. Pertinho dali ainda tem a B.LEM, uma padaria portuguesa com tudo que uma padaria portuguesa tem direito. Pães maravilhosos e doces que beiram o pecado. Ambos são também ótimas opções para tomar café da manhã.
Dona Vitamina
Endereço: Rua Mateus Grou
Telefone: 3063-0582
Horário: De segunda à sexta das 7h30 às 20h. Sábados das 7h30 às 19h. Domingos e feriados das 9h às 16h.
K.O.F
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1317

Horário: De segunda à sexta das 10h às 20h. Sábados das 9h às 18h.
B.LEM
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 187

Telefone: 3047.6390
Horário: De terça à sábado das 8h às 20h. Domingos das 8h30 às 18h30.
De barriguinha cheia, que tal de dar uma pedalada pela ciclofaixa em direção à ciclovia da Faria Lima? Tem várias estações de bikes do Itaú na região. Mas antes de pegar a bike, não deixe de dar uma passadinha na Loja Galeria Nacional. Cheia de artigos de decoração e peças de arte, é parada obrigatória em Pinheiros. Aposto que vai gostar! Devidamente alimentado e inspirado, é hora de decidir qual será o próximo destino ao chegar na Av. Faria Lima. As opções são seguir sentido Itaim Bibi ou então sentido Alto de Pinheiros.
20151212_122643 (1)
Só coisa bacana na lojinha Galeria Nacional – Foto por Jo Machado (machado_jo)

A minha sugestão começa seguindo a direção do Itaim Bibi, para uma parada no Museu da Casa Brasileira para tomar um ar naquele jardim lindo, visitar alguma das exposições em cartaz ou ainda gastar uns trocados com livros de design na livraria que tem por lá. E também porque as próximas paradas serão no lado oposto. Voltando no sentido Alto de Pinheiros, dá para seguir seguramente pela ciclovia recém reformada até o Parque Villa Lobos e tomar uma água de coco geladinha.
Agora voltamos pedalando pelo mesmo caminho e, na altura do Instituto Tomie Ohtake, é hora de deixar a bike de lado. Visitar o Instituto é sempre gostoso, não importa quantas vezes se tenha o feito. Além do cunho arquitetônico, o espaço para arte sempre traz uma exposição interessante. No momento, duas exposições estão em cartaz: uma sobre a banalidade da arte, e a outra sobre a relação da arte com a ciência.
10985344_1067546299941538_8677499619462911727_n
Entrada principal da A CASA – Foto Divulgação

Nesse meio tempo, a fome já deve estar batendo à porta. Se der para segurar, dê uma pulinha na A CASA, que fica bem em frente ao Instituto Tomie Ohtake. Pouco conhecido do público geral, A CASA é nada mais nada menos que o Museu do Objeto Brasileiro. Um espaço dedicado à arte, a valorização e desenvolvimento da produção artesanal e do design. Visa incrementar a percepção consciente a respeito do produto brasileiro bem como promover sua produção cultural. Uma visita indispensável para quem curte design.
Loja Galeria Nacional
Endereço: Rua Mateus Grou, 540

Telefone: 3360-5360
Horário: De segunda à sexta das 10h às 19h. Sábado das 11h às 17h
Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Telefone: 3032-3727
Horário: De segunda a sábado das 10h às 18h
Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua Coropés, 88
Telefone: 2245-1900
Horário: De terça a domingo das 11h às 20h
A CASA – Museu do Objeto Brasileiro
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1234

Telefone: 3814-9711
Horário: De segunda a sexta das 10h às 19h

Tarde

Fome à vista! Chegou a hora de forrar o estômago e as opções são muitas. Começando pelo Mercado Municipal de Pinheiros, onde você encontra as famosas delícias nordestinas do famoso Mocotó lá da Zona Norte, o Mocotó Café. Ainda dentro do Mercado, a Comedoria Gonzales oferece bons ceviches e assados, tudo servido em embalagens biodegradáveis, ali mesmo no balcão.

12308021_10154366440369622_5880087156855790288_o
A tuma do balcão do Z Carniceria – Foto Divulgação

Bem ao lado, na região do Largo da Batata, fica o Z Carniceria. O tradicional bar de rock paulistano, que migrou lá da Augusta, acabou de reabrir cheio de novidades e agora serve almoço também. Uma dica é o polvo grelhado do Z, dá para comer 2 vezes!
Na mesma região do Z, existem várias outras opções, como o Pitico, o Mano Sanduíches, a Salumeria Tarantino , o HM Food Café. Todos valem a pena! No Mano, por exemplo, tem diversas opções de sanduíches e saladas, com destaque para o famosinho da casa, um sanduíche de pernil com azeitonas, cebola crocante e rúcula. Já na Salumeria, frios, queijos e sanduíches, acompanhados de cerveja de produção própria. Experimente o sanduíche de pastrami.
A excêntrica fachada da Salumeria Tarantino - Foto por Jo Machado (machado_jo)
Salumeria Tarantino – Foto por Jo Machado (machado_jo)

No HM Food Café, durante a semana, os pratos variam conforme o dia, sempre preparados com ingredientes frescos. Além disso, lanches e pratos sazonais, café e chás completam o menu da casa. Peça o pudim de leite e um café tirado na hora como sobremesa. Garanto satisfação! Se quiser aproveitar para dar um tapa no visual, na mesma casa do HM funciona a L.A.JE, um espaço de beleza com clima descontraído e amistoso que já conquistou muita gente. Vale a pena!
Quem não curte Pitico, bom sujeito não é. - Foto Divulgação
Quem não curte Pitico, bom sujeito não é. – Foto Divulgação

E se você não conhece o Pitico, tem que mudar isso. Um dos meus lugares favoritos no quesito comida boa, barata e servida em ambiente super descontraído. Sem falar nos drinques da casa, que seguem a mesma linha. Ótimo lugar para estender aquele almoço tardio até o Happy Hour.
Mercado Municipal de Pinheiros
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89
Horário: De segunda a sábado das 8h às 18h
Mocotó Café
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Box 63/62 – Mercado Municipal de Pinheiros

Telefon: 3031-7932
Horários: De segunda à sábado das 8h às 17h
Comedoria Gonzales
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Box 85 – Mercado Municipal de Pinheiros

Telefone: 3813-8719
Horários: De segunda à sábado das 8h às 18h

Z Carniceria
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 724
Telefone: 3092-2337

Horários: Almoço: De terça a sexta das 12h às 15h / sábado e domingo das 13h ás 17h – Jantar: De terça a quinta: 19h à 0h / sexta e sábado das 19h às 2h / domingo das19h à 0h – Abertura do bar: 21h
Salumeria Tarantino
Enderço: Rua Padre Carvalho, 277

Telefone: 3092-2337
Horários: De segunda a sábado das 12h às 21h
HM Food Café
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 1056

Telefone: 3034-5319
Horários: De segunda a sábado das 10h às 19h.
L.A.J.E
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 1056

Telefone: 3530-3585
Horários: De segunda a sábado das 10h às 20h.

Pitico
Endereço: Rua Guaicui, 61

Telefone: 3582-7365
Horários: De terça a domingo das 12h às 0h
Para fazer digestão, nada melhor que uma relaxada em meio a natureza, ouvindo os sons dos pássaros e rodeado de verde. Pertinho de onde ficam os restaurantes mencionados acima, fica a Praça Victor Civita, um ótimo lugar para relaxar, ler um livro, conversar ou acompanhar algumas das diversas atividades e atrações culturais que acontecem por lá.
Praça Victor Civita é um oásis em meio a cidade - Foto por Luiz Seo
Praça Victor Civita é um oásis em meio a cidade – Foto por Luiz Seo

Fim de tarde vem aí, é hora de subir em direção a Rua dos Pinheiros, dando uma paradinha no Frida e Mina para tomar um sorvete, e para pensar o que fazer a noite. No caminho, você ainda pode aproveitar a caminhada e visitar uma das muitas galerias do bairro, como a KunsthalleGaleria VirgilioParalelo Galeria, e a Galeria Mezanino.
Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 589

Telefone: 3031-3689
Horários: Diariamente das 6h30 às 19h
Frida e Mina
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1147
Telefone: 2579-1444
Horários: De segunda a sábado das 12h às 21h
Kunsthalle
Endereço: Rua dos Pinheiros, 411
Telefone: 2339-8586
Horários: Terça-feira das 14h às 19h. Quarta a sábado das 11h às 13h e das 14h às 19h
Galeria Virgilio
Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426
Telefone: 2373-2999
Horários: De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábado das 10h às 17h
Paralelo Galeria
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 986

Telefone: 2495-6876
Horários: De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábado das 11h às 17h
Galeria Mezanino
Endereço: Rua Cunha Gago, 208
Telefone: 3436-6306
Horários: De segunda a sábado das 11h às 19h

Noite

Escureceu e os drinques já estão liberados! Na rua dos Pinheiros, o recém inaugurado Le Jazz Petit Bar é uma boa pedida. Ou então algum dos bares nos arredores, como o Cateto, por exemplo. Com sua diversidade de cervejas e drinques.

O Cateto é isso, delícias pra comer e beber. - Foto Divulgação
O Cateto é isso, só delícias e boas cervejas. – Foto Divulgação

Se a fome bater, pode-se estender no Cateto  mesmo ou então migrar para o Pita que fica a alguns passos dali. O Pita tem o melhor kebab no prato e a melhor limonada de São Paulo. Se curtir kebab, o Kebab Paris é outro com opções deliciosas e honestas. Quem quiser hambúrgueres ou sanduíches, não pode perder o Z Deli. Mas se estiver afim de algo mais simples, com porções pequenas, as empanadas chilenas do El Guatón acompanhadas de cerveja bem gelada cai super bem.
Caso a idéia seja continuar bebendo, bares não faltam. O Fast Berlin é a alternativa que eu escolheria, por causa da carta de cervejas que eles tem. Podendo ainda optar pelas vodkas e drinques feitos com a bebida, em frente fica o restaurante polonês Maria Escaleira. Na Rua dos Pinheiros, o Noname tem a escada mais movimentada da região, enquanto ali do lado, na Fradique, o Tan Tan Noodle Bar tem a fila de espera com os melhores drinques. Sim, a fila de espera é grande atualmente, mas garanto que vale cada minuto de espera. Guarde bem esse nome: Hakuna Matata! É ele que você deve pedir primeiro ao garçom.
E vontade se jogar nesses sofás do Cinesala? - Foto Divulgação
E vontade se jogar nesses sofás do Cinesala? – Foto Divulgação

Mas não pense que a noite de Pinheiros vive só de comida e bebida! Na Fradique Coutinho resiste um dos mais clássicos cinemas de rua da cidade, o Cinesala. Ele já passou pela mão de vários patrocinadores, e hoje em sua melhor forma, oferece uma experiência bem bacana, tanto no conforto quanto na curadoria de filmes. Na compra do ingresso, você pode optar por uma cadeira normal, uma poltrona ou ainda um sofá inteiro para assistir aos filmes jogadão ou agarrado com alguém. Em noites da semana, o cinema que quase não tem fila, fica ainda mais vazio.
Para enumerar as opções de Pinheiros, é melhor pensar em um segundo volume pra este post.
Le Jazz Petit Bar
Endereço: Rua dos Pinheiros, 262
Telefone: 2359-8141
Horários: De terça a domingo, das 17h às 0h
Cateto 
Endereço: Rua Francisco Leitão, 272
Telefone: 3063-5191
Horários: De terça à quinta das 18h às 0h / Sexta das 18h às 01h / Sábado das 13h às 01h

Pita
Endereço: Rua Francisco Leitão, 282
Telefone: 3774-1790
Horários: Segunda das 12h às 0h. Terça a sábado das 12h às 1h. Domingo das 12h às 0h.

Kebab Paris
Endereço: Rua dos Pinheiros, 169
Telefone: 4564-4336
Horários: De segunda a quinta das 12h às 0h. Sexta e sábado das 12h às 1h. Domingo das 12h às 0h
El Guatón
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 906

Telefone: 3085-9466
Horários: De segunda a sábado das 12h às 1h
Fast Berlin
Endereço: Rua Mourato Coelho, 24
Telefone: 3064-4652
Horários: Terça e quarta das 12h às 15h  e das 18h às 0h. De quinta a sábado, das 12h às 15h e das 18h às 2h. Domingo das 12h às 18h.
Maria Escaleira
Endereço: Rua Mourato Coelho, 53

Telefone: 2364-9913
Horários: Terça a quinta das 12h às 15h e das 18h às 23h. Sextas das 12h às 15h e das 18h às 0h. Sábado das 12h às 0h. Domingo das 12h às 17h,
Noname
Endereço: Rua dos Pinheiros, 585
Telefone: 3083-2329
Horários: De segunda a quarta das 18h à 1h. Quinta a sábado das 18h às 2h.
Tan Tan Noodle Bar
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 153
Telefone: 2373-3587
Horários: De terça a domingo das 19h às 23h30
Cinesala
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361

Telefone: 5096-0585
Horários: De segunda a domingo, das 14h às 23h30
_____________________________________________
Foto destaque por Leticia Ferreira.

Quem escreveu

Jo Machado

Data

28 de January, 2016

Share

Apresentado por

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • […] para curtir 12 horas sem precisar sair dele. Então vale dar uma conferida aqui, aqui, aqui e aqui e ver qual é mais a sua cara. Mas lembrando que ele é um guia para não-iniciados na […]

    - 12 horas em São Paulo: o que fazer na região dos Jardins | Chicken or pasta?
  • Jô, tenho um Empório na rua dos Pinheiros, o http://www.emporiomercantil.com.br e adorei seu relato sobre a região. Compatilho com você as mesmas impressões de que Pinheiros está virando uma das regiões mais ecléticas de SP.
    Sucesso. Passa lá pra um café.
    Abs

    - Murilo Cardoso
    • Murilo, valeu pela dica, cara! Moro pertinho, passeio por lá algumas vezes mas nunca entrei. Já sei onde vou comprar os drinques do final de semana. Abraço!

      - Jo Machado
      • Venha sim! Me avise que tem desconto prozamigo!

        - Murilo Cardoso

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.