Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Turismo colaborativo: carona com desconhecidos

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

01 de April, 2015

Share

Segundo post da saga “usando o turismo colaborativo para fazer novos amigos”. Já leu sobre as várias opções para dormir com estranhos durante sua viagem? Mas uma outra ótima opção para conhecer pessoas locais, e de quebra diminuir sua pegada de carbono no planeta, é dividir carona.

Claro, existe sempre aquela versão old-fashioned cuja tecnologia se baseia no seu polegar direito, uma caneta e uma cartolina. Mas a proposta aqui é algo bem menos hippie que isso.

Foto Shutterstock Copyright: Nejron Photo
Foto Shutterstock Copyright: Nejron Photo

Novos sites e apps que compartilham mobilidade pipocam por aí.  Diferente de outros sites de consumo colaborativo, eles tem em geral uma região bem definida de atuação. Ainda assim, se viajar para algumas dessas cidades, vale experimentar o modelo:

1. Blablacar

1blabla
Créditos Site BlaBlacar

Não se deixe enganar pelo site meio tosco. Esse é um dos sites mais utilizados para compartilhar viagens na Europa. Por um preço que é 2 a 3 vezes menor que o trem ou ônibus, ele é excelente para viagens de 2 a 6 horas.

No site, você indica para onde quer ir, e ele traz todas as opções de motoristas indo para lugares próximos. Escolhe pelo carro, reputação do motorista, e comentários de outros viajantes. Tem até um nível de ‘blabla’, se você é do tipo que prefere viagens mais quietas ou de tagarelar o tempo inteiro.

Apesar de ser francês, está disponível na maior parte da Europa (e agora em algumas cidades da Índia!).

2. Carpooling

Créditos Site Carpooling
Créditos Site Carpooling

O Carpooling funciona de forma muito similar: unem viajantes indo para o mesmo lugar com pessoas com lugares no carro sobrando. O site é bem mais bonito e funcional que o blablacar, mas infelizmente a rede não é tão boa. O bacana da rede deles é que integra com ônibus, trens e ofertas de vôo. Tente a sorte, afinal existe em 40 países e está disponível em 7 línguas. Como é alemão, funciona muito bem para aquelas bandas de lá.

Viagens dentro da cidade

1. UberPool

6uberpool
Créditos: Site Uber

O Uber você já deve conhecer – afinal é um dos poucos que já existe por aqui. São carros pretos executivos e com um serviço melhor, porém com o mesmo preço de táxi (Se não conhece, aproveita e use esse código aqui que você ganha R$ 20 de crédito, e faça uma blogueira feliz – afinal, ganho vintão também). 

Mas em algumas cidades na gringa, você já pode pedir o serviço de UberPool – que é exatamente dividir o táxi com outras pessoas indo para a mesma direção. Especialmente nos lugares de agitação noturna, quando o transporte público já fechou, está fazendo bastante sucesso. Já estendi a noite com três garotas parisienses divertidíssimas por ter conhecido no Uber. Disponível por enquanto em San Francisco, Los Angeles, New York e Paris, mas tente em outras porque a extensão do serviço está sendo rápida.

2. Lyft Line

4lyft
Créditos Site Lyft

Diferente do Uber, o Lyft é mais voltado a carros comuns que já estão indo em determinada direção. Você pode pegar carona com um colega indo trabalhar, por exemplo. Além disso, ele também anunciou um serviço de compartilhamento para mais de uma pessoa, o Lyft Line. Disponível em San Francisco (claro), Los Angeles, New York e Austin.

3. SideCar

3sidecar
Créditos Site Sidecar

O SideCar é outro serviço que conecta motoristas desocupados disponíveis com pessoas que buscam caronas, por um preço mais acessível que táxi. Se tiverem outros passageiros indo na mesma direção, é só você selecionar o “Shared Rides” e convidar novos coleguinhas. Disponível em San Francisco, Seattle, Chicago, Los Angeles, Boston, San Diego, Washington, Long Beach e Charlotte.

4. TripNDrive

5tripndrive
Créditos Site TripNDrive

O TripNDrive é um serviço francês com outro objetivo: conectar pessoas nos aeroportos e estações de trem que queiram dividir um táxi para direções próximas. O serviço é bem bacana, mas a área é bem limitada: só funciona em algumas cidades francesas.

 

Antes de pular no seu próximo táxi viajando, que tal tentar a sorte de encontrar um novo amigo, e poupar seus suados dinheirinhos estrangeiros?

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

01 de April, 2015

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Oi Vanessa, tudo bem? A BlaBlaCar já está disponível no Brasil e no México, caso você queira atualizar o post. Além disso, a Carpooling foi comprada pela BlaBlaCar também ;)

    beijos!

    - Ludmy
  • caiu como uma luva pois eu e a Mariah estamos precisando de uma carona pra Paris semana que vem :)

    - Priscilla Dieb

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.