Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Somos Memória por Ana Teresa Bello

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

19 de October, 2015

Share

A Ana Teresa Bello, além de ser uma ótima curadora da programação carioca aqui no CoP, é super talentosa na hora dos cliques. Não há de quem ela não chame atenção com seu olhar único, muitas vezes captando o olhar do próximo e desconhecido e ao aproximar o ambiente em que está contemplando suas fotos. Como qualquer bom talento, seu trabalho não passou incólume e ela debuta sua primeira exposição individual (logo de cara) em São Paulo nesta semana.

O título da exposição não poderia ser melhor escolhido, afinal fotografia é acima de tudo um registro de uma memória e isso a Ana Teresa faz muito bem. Somos Memória está dividida em quatro séries – Respiro e Silêncio, Pequenos Desvios do Olhar, Arquitetura da Luz e A Solidão de Cada Um- , composta por quinze imagens feitas durante sua viagem ao Japão.

6

3

Com este trabalho, Ana Teresa Bello também coloca em discussão o fato da maior parte da nossa memória estar, ao que tudo indica, gravada em nossos celulares e em redes sociais. “Muito me interessa o quanto o impulso de compartilhar na virtualidade, para legitimar uma experiência, arranca as pessoas de um senso de presença no real“, comenta. Reflexo de sua carreira paralela na área de Arquitetura, as imagens da artista ainda revelam uma preocupação com a harmonia das linhas e ângulos, e com a preservação da cena original, no enquadramento como foi clicada, sem pós-edição. Neste sentido, as imagens da artista revelam detalhes de uma experiência ímpar, seja dentro de um quarto incógnito, despido de qualquer traço nipônico, ou em cenas urbanas compostas de grafismo e desfoque, ou em retratos espontâneos, como a geisha “pós-moderna”, que anda pela rua isolada em seu smartphone, alheia a tudo.

Nesta primeira exposição, Ana Teresa traz uma Tóquio desacelerada, diferente de como a cidade ocupa nosso imaginário. A série oferece uma linha tênue entre a delicadeza da tradição e a modernidade do Japão. A curadoria é de Thomas Baccaro. Vai lá conferir, pois vale muito a pena. Por aqui estamos todos bem orgulhosos dessa primeira conquista que promete ser a primeira de várias.

Galeria Vilanova
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo – Tel.: (11) 2691-1190
De 21/10 a 14/11. Horário Terça a sexta-feira, com horário marcado / Sábado, das 11 às 19h

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

19 de October, 2015

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.