De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos em São Paulo para driblar a crise.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

São Paulo: a cidade da vez

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

19 de March, 2015

Share

Há tempos São Paulo vem se tornando uma cidade bem interessante e mais cosmopolita do que nunca. Apesar de ser uma cidade cara, a programação cultural está cada vez mais acessível com muita coisa gratuita ou a preços bem baixos. É o que sempre falamos nos nossos guias de final de semana “fica em casa quem quer”. No ano passado, São Paulo entrou na lista dos principais destinos turísticos batendo o recorde de 15 milhões de turistas passando por aqui. A receita disso bateu a casa de R$ 11 bilhões. São Paulo também foi a segunda cidade brasileira que mais recebeu turistas na Copa do Mundo – 540 mil, quase o dobro do estimado.

Claro que, tendo nascido aqui, isso me enche de orgulho, pois demoramos bastante para conquistar esses patamares. É por isso que decidi fazer essa (quase) homenagem à cidade. Fazer o guia de final de semana é o que me deixa tudo isso claro, pois cada vez mais a programação fica mais extensa e interessante. Lembrando que São Paulo foi sempre uma cidade de passagem de quem vem turistar no Brasil ou para vir a trabalho, mas raramente foi um destino turístico. Nesse último carnaval São Paulo se mostrou um lugar interessante para estar, tanto para foliões quanto para quem apenas quis apenas curtir a vida cultural e gastronômica que a cidade oferece. Eu nunca vi São Paulo tão cheia nessa época.

Parque Ibirapuera | São Paulo. Foto: Filipe Frazao - shutterstock.com
Parque Ibirapuera | São Paulo. Foto: Filipe Frazao – shutterstock.com

Além do crescimento no turismo, movimento na economia, São Paulo também conquistou vários prêmios e boa colocação em listas renomadas em 2014. Mesmo muita gente tendo contestado alguns dos rankings, não há como negar que a cidade está realmente “acontecendo”:

Prêmio do Ministério do Turismo/FGV:

São Paulo foi a única cidade brasileira a atingir o grau máximo, o nível 5, na premiação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. O objetivo é gerar indicadores sobre o desenvolvimento do setor do turismo nacional, promovido pelo Ministério do Turismo, incluindo 65 destinos no país. Os quesitos avaliados são: infraestrutura geral, aspectos ambientais, economia local, atrativos turísticos, acesso, aspectos culturais, capacidade empresarial, aspectos sociais, serviços e equipamentos turísticos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, cooperação regional e monitoramento. São Paulo ficou em 1º lugar em 6 categorias como serviços e equipamentos turísticos, economia local e políticas públicas.

Trip Advisor: Melhor destino no Brasil e 3º melhor da América do Sul

O Traveller’s Choice em 2014 elegeu São Paulo o destino nº 1 no Brasil e o 3º na América do Sul, ficando atrás somente de Buenos Aires e Cusco, no Peru. A lista é feita a partir de votação dos usuários, reconhecendo cerca de 500 destinos e 40 países.

Principal destino da América do Sul até 2017

A Mastercard faz um estudo anual, o Global Destination Cities Index, analisando destinos ao redor do mundo em relação a crescimento, economia gerada e tendências. No estudo de 2014 o estudo apontou São Paulo como o 3º Top Destino na América Latina, perdendo somente para Lima e Cidade do México em visitação e economia no ano passado.

4ª cidade com melhor vida noturna do mundo

A CNN listou as 10 melhores noites do planeta, São Paulo ficou com o 4º lugar no ranking mundial, ficando à frente de Bangkok (Tailândia), Buenos Aires (Argentina), Las Vegas (EUA), Montreal (Canadá), Barcelona (Espanha) e Londres (Inglaterra). Os 3 primeiros lugares ficaram com NY (EUA), Berlim (Alemanha) e Ibiza (Espanha)>

Já a National Geographic escolheu a vida noturna paulistana também como a 4ª melhor do mundo, perdendo para Dublin (Irlanda), Belgrado (Sérvia) e La Paz (Bolívia).

Destino mais procurado por brasileiros

O site Viajanet divulgou um ranking com as dez cidades mais procuradas pelos turistas brasileiros em 2014 e São Paulo aparece em 1º lugar, passando à frente do Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife.

O 7º melhor restaurante do mundo está em São Paulo

O D.O.M., restaurante comandado pelo chef Alex Atala, conquistou o 7º lugar de melhor restaurante do mundo, de acordo com a revista britânica “The Restaurant”. A mesma revista também considerou a Helena Rizzo, do Maní, a melhor chef mulher do mundo.

No ano passado também o  D.O.M. também levou o 7º lugar de melhor restaurante do mundo e o Maní conquistou o 36º, na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, feito pela San Pellegrino.

***

E o que vem por aí?

Vivian Maier
Vivian Maier ganha exposição no MIS em abril

Culturalmente em 2015 São Paulo está abrigando grandes exposições em São Paulo como a maior retrospectiva da performer Marina Abramovic, no Sesc Pompéia, até 10 de Maio; a exposição fotográfica Unseen, da Jéssica Lange; João Miró a partir de 20 de Maio, no Tomie Ohtake; exposição da fotógrafa (incrível) Vivian Maier, no MIS, a partir de 20.04; François Truffaut ganha uma mostra no MIS em julho, com curadoria de Serge Toubiana, da Cinemateca Francesa; exposição com 50 obras da artista Renata Tassinari, produzidas entre 1980 e 2013, no Tomie Ohtake (até 29.03); retrospectiva do artista plástico Sean Scully, o pintor abstrato mais importante desta geração, com um panorama da criação feita entre 1974 e 2014, na Pinacoteca. E, a partir do dia 25.03, tem a exposição inédita de Pablo Picasso, no CCBB.

A Batata Precisa de Você
A Batata Precisa de Você

Além disso tem as mostras de cinema que não param de acontecer, lugares novos abrindo a cada instante, shows e mais shows, festivais de música e, claro, nossas festas diurnas ou noturnas. Tem uma turma grande se movimentando também para ajudar a construir uma cidade melhor para viver, vide A Batata Precisa de Você, Associação Parque Augusta, Associação Parque Minhocão, Casa Amarela, só para citar alguns.

Hoje, dia 19 de março, a cidade também abriga o Gout de France, evento gastronômico que homenageia a culinária francesa, e acontece simultaneamente em diversos países. O festival reúne mais de 1000 chefs em restaurantes de 150 países, espalhados nos 5 continentes.

Temos problemas? Vários, mas não podemos negar que aos pouquinhos temos uma cidade cada vez mais interessante e excitante para se estar.

*foto destaque Parque Ibirapuera por Filipe Frazao – shutterstock.com

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

19 de March, 2015

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

Comentários

  • lalai, mas ainda vai rolar o guia de fds? eu tenho visita e estava contando com ele pra ter umas idéias de onde levar o mocinho! :D
    - Bela83
    • Claro, já tá no ar https://chickenorpasta.com.br/2015/as-boas-do-final-de-semana-em-sp-20-03/
      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.