Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Onde comer os pratos mais tradicionais de Nova York

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

06 de May, 2015

Share

Quem vai para Nova York tem sempre uma lista gigante do que fazer: museus, compras, passeios em parques e shows são algumas delas. Para mim, a mais gostosa de seguir é a de restaurantes, claro. Nova York é um dos melhores lugares do mundo para comer e está cheia de pratos icônicos que são a a cara e a alma da cidade. Como é bom provar o que existe de melhor na culinária local, separei alguns endereços para você conferir o melhor da comida mais tradicional de Nova York.

PIZZA

A primeira pizzaria das Américas foi aberta por um italiano (óbvio) em Nova York em 1905 e está até hoje em funcionamento. A Lombardi´s não está entre as melhores, mas a história aí em cima é só para mostrar como pizza em Nova York é coisa séria.

Com alguns restaurantes em Nova York, o Artichoke Pizza Brewery (clique aqui para ver endereços) tem uma pizza de alcachofras maravilhosa, que dá o nome ao lugar.  Ela leva alcachofra, espinafre, mozzarellapecorino romano e o melhor, um molho de queijo que deixa a cobertura da pizza mega cremosa. De-lí-cia! Se você é mais tradicional, fique com a siciliana: azeite, tomate, um mix de queijos e manjericão. A diferença é que ela é assada duas vezes, deixando assim a massa mais crocante e o queijo duplamente gratinado. Tá salivando? Eu estou.

Já a Roberta´s (261 Moore St, Bushwick, Brooklyn) fica em um galpão todo sujo por fora, com uma decoração do tipo que nada combinaria se fosse na sua casa, mas aqui tudo orna e fica lindo. Uma onda hipster com certeza e com uma pizza deliciosamente maravilhosa. A famous original é apimentada e leva queijo cacciocavalo. Já a mamma mia faz jus ao nome, porque se eu fosse italiana, essa seria a frase que eu falaria ao prová-la. Ela leva tomate, molho de queijo, mozzarella, pecorino romano, linguiça de porco, guaniciale (uma carne de porco defumada parecida com o bacon), pimenta e cebolinha. Mamma mia!!!!

Outros lugares para você comer uma pizza inesquecível: Motorino (clique aqui para ver os endereços no East Village e Williamsburg), Paulie Gee´s (60 Greenpoint Avenue, Brooklyn), Best Pizza (33 Havemeyer St, Brooklyn), Joe´s Pizza (clique aqui para ver os endereços no East e West Village) e Don Antonio by Starita (309 West 50th Street com 8a Avenida)

Pizza de alcachofras do Artichoke. Foto Reprodução
Pizza de alcachofras do Artichoke. Foto Reprodução

HAMBÚRGUER

Não existe prato mais americano, e por isso todo mundo que vai à Nova York está louco para comer um hambúrguer. Um não, vários. Se você está procurando onde estão os melhores hambúrgueres de Nova York, aqui estão alguns deles!

No topo de muitas listas está o Burger Joint (clique aqui para ver endereços em Midtown e Greenwich Village). A salinha escura escondida no canto de um hall de hotel já não é mais segredo há anos, mas o hambúrguer continua sendo suculento. Lugar sem frescuras, escolha o que vem dentro do seu hambúrguer e espere ser chamado para provar essa delícia. O cheeseburger custa em torno de USD $8.

Outro hambúrguer que já virou um clássico e que faço questão de comer a cada viagem para Nova York é o do Spotted Pig (314 West 11th Street, West Village). Apesar de ser um gastropub e ter essa atmosfera totalmente inglesa, o hambúrguer daqui (USD $ 21) é um dos melhores da cidade. Com queijo roquefort e uma batata frita bem fininha e crocante com alecrim e alho, é um dos preferidos da vida e imperdível na sua lista.

Hambúrguer com batata frita mara do Spotted Pig. (Foto: Seriouseats.com)
Hambúrguer com batata frita mara do Spotted Pig. (Foto: Seriouseats.com)

Se você estiver em Nova York durante uma ocasião especial e mesmo assim quiser comer um hambúrguer, vá para o Minetta Tavern (113 MacDougal St., West Village). Esse lugar charmoso é uma mistura de bistrô parisiense com taverna novaiorquina e é especializado em carnes. Muitas celebridades frequentam o lugar, procurando pelo prato mais famoso do Minetta, o black label burger (USD $28). O preço é proporcional ao sabor da carne, rosada no ponto certo e suculenta como todo hambúrguer deveria ser.

Outros hambúrgueres que eu curto bastante em Nova York: O original 5 (queijo gruyere com cebola caramelizada e maionese de alecrim, USD $16.75) do 5 Napkin Burger (clique aqui para ver os endereços), o The Burger Bistro, onde você monta seu hambúrguer e o preço médio sai em torno de USD $ 11 (clique aqui para ver os endereços) e o bistro burger com queijo e bacon (USD $9.75)  do Corner Bistro (331 W 4th St, West Village)

CACHORRO-QUENTE

Os hot dogs estão em todas as esquinas e é tão barato comer um cachorro-quente em Nova York que você tem que fazer isso para ter aquela experiência gourmet-trash americana.

A gente começa o mais tradicional dos tradicionais hot-dogs de Nova York, o do Nathan´s Famous. Há quase 100 anos, o programa de final de semana da família novaiorquina era ir ao parque de diversões de Coney Island e comer o cachorro quente do Nathan´s. Desde então a lanchonete cresceu e está espalhada por toda a cidade, mas se você quiser a viver a tradição, pegue a barca e vá para Coney Island, vale a pena fazer esse passeio.

Outro clássico dos cachorros-quente em Nova York é o Gray´s Papaya (2090 Broadway entre 71st & 72nd St), conhecido por salvar quem está bem curto de grana. Por USD $1.25 você vai comer um cachorro-quente tradicional e honesto. O Gray´s ficou famoso e por isso existem outros lugares de hot dog com papaya no nome para confundir as pessoas.

A gente não falou sobre o hambúrguer do Shake Shack apesar do shack burger ser maravilhoso (ver endereços aqui), mas vamos dar os créditos para o cachorro quente deles. O shackmeister dog (USD $4) tem cebola crocante e molho de queijo, delícia.  Outro lugar para você comer um cachorro-quente turbinado é o Crif Dogs na 113 St. Marks Place, ideal para as laricas da madrugada (fecha às 4 da manhã nos fins de semana) e tem um cardápio bem variado de hot dogs. Curto o sour cheese dog, com queijo derretido e pickles. Mas se você quiser algo mais pesado, coma o famoso B.L.T., com a salsicha enrolada no bacon com alface, tomate e maionese. Bomba!

Hot Dog x-tudo no Crif Dogs. (Foto: OMGfoodie.com)
Hot Dog x-tudo no Crif Dogs. (Foto: omgfoodie.com)

CHEESECAKE

O doce de Nova York é o cheesecake. Fui provar o mais tradicional do Junior´s  (clique aqui para ver os endereços) e não curti, achei pesado, doce demais e mais com gosto de baunilha do que queijo. Se você quiser um cheesecake New York style, vá na Eileen´s Special Cheesecake (17 Cleveland Pl, Nolita). A plain (só cheesecake) é cremosa e tem um gosto leve de queijo, mas se você quiser provar outros sabores, a Eileen tem vários deles como caremelo, banana e abóbora.

Meu cheesecake preferido do mundo fica em Nova York na Lady M Boutique (41 E 78th St, Upper East Side). Como o nome entrega, a Lady M é uma boutique de tortas e bolos, tudo muito fino que nem a vizinhança, já que fica ao lado do Metropolitan Museum of Art. O cheesecake de lá leva o nome de gâteau nouage e além da massa um pouco crocante, leva um “creme super cremoso” e bem leve de queijo e cobertura de creme azedo. A torta de mil folhas é outra maravilha, não perca.

Cheesecake do Lady M Boutique. (Foto: Reprodução)
Cheesecake do Lady M Boutique. (Foto: Reprodução)

Outro lugar para provar um bom cheesecake é o Chikalicious (203 E 10th St, East Village). Bem diferente da tradicional loja de doces, esse lugar é um restaurante de sobremesas. Se você é formiga, prepare-se para provar o menu degustação de doces. Rola até harmonização com vinhos. Chique.

SANDUÍCHE DE PASTRAMI

A cena de Harry e Sally já colocou no mapa mundial o Katz Deli (205 E Houston St, Lower East Side), mas muito antes disso essa lanchonete já era bem famosa em Nova York. O pastrami daqui é tão tradicional que, durante a segunda guerra, o Katz os enviava para a linha de frente para alimentar os soldados. Fui tomar um café da manhã com pastrami, pickles e mostarda, foi maravilhoso e melhor, por causa do horário não estava cheio.

Sanduíche de pastrami do Katz. (Foto: seriouseats.com)
Sanduíche de pastrami do Katz. (Foto: seriouseats.com)

Outra deli judaica famosa pelo sanduíche de pastrami é o 2nd Avenue Deli (162 E 33rd St,  Murray Hill). Achei tão gostoso como o do Katz, mas existe uma grande discussão na cidade para saber qual é o melhor.

Mais lugares para você csmer um incrível sanduíche com muito pastrami dentro: Carnegie Deli (854 7th Ave, Midtown) ,e Pastrami Queen (1125 Lexington Ave, Upper East Side)

BAGEL COM SALMÃO

Bagel with lox. É assim que você tem que pedir essa outra iguaria judaica que virou sinônimo de Nova York, que é um bagel, salmão defumado, cream chesse e o que mais a imaginação permitir. E quando eu quero comer algo judaico tradicional e incrível na cidade, só tenho um lugar no coração: o Russ and Daughters (179 East Houston, Lower East Side). Essa Deli super antiga e tradicional no Lower East Side é o endereço para comprar peixes defumados e outras iguarias do mar. Depois de completar um século de loja eles abriram o Russ and Daughters Café (127 Orchard St, Lower East Side), onde você vai provar o super heebster, uma versão turbinada do bagel com salada de salmão e peixe branco, cream cheese de eneldo e wasabi. Divino. Se você quiser um tradicional, passa na deli que que fica na 179 East Houston e pede para montarem um para você.

Outros lugares tradicionais do bagel com salmão: Ess-a-bagel (831 3rd Ave perto da Grand Central), Murray’s Bagels (500 Avenue of the Americas, East Village) e Barney Greengrass (541 Amsterdam Ave, Upper West Side).

Bagel com salmão moderno no centenário Russ and Daughters. (Foto: Sarah Galvão)
Bagel com salmão moderno no centenário Russ and Daughters. (Foto: Sarah Galvão)

Você tem alguma dica de onde comer bem um prato tradicional de Nova York? Então comenta aí embaixo que a gente quer provar mais.

 

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

06 de May, 2015

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.