Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Pensou em Barcelona, o que vem à sua cabeça? O time de futebol, a praia, Gaudí, a Sagrada Família, a Boqueria, La Pedrera, Gaudí, Gaudí e mais Gaudí….
Reparou que a maioria das coisas tem a ver com a arquitetura da cidade e mais ainda, com Gaudí? É que o modernismo catalão foi tão forte no final do século 19 e início do 20 que mudou a cara da cidade para sempre, com sua releitura local do Art Nouveau francês. Por mais que todo mundo pense primeiro em Gaudí, o modernismo catalão tem vários outros arquitetos famosos localmente, que fizeram edifícios de cair o queixo. São prédios cheios de curvas imitando a natureza, cores, azulejos e mosaicos, que você encontra andando sem rumo nos bairros do Eixample ou Gràcia.
O mais impressionante deles, para mim, é o Hospital de Sant Pau. Pertinho da Sagrada Família, é o maior edifício modernista do mundo. Do Gaudi? Não, de Lluís Domènech i Montaner, o mesmo que fez o Palau de la Música Catalana (outra maravilha), um dos maiores arquitetos catalães.
O Hospital já impressiona pelo tamanho. O projeto original de 1902 foi comissionado pelo banqueiro Paul Gil para a cidade de Barcelona e era megalomaníaco: 27 edifícios interligados pelo subterrâneo, entre jardins verdes. Como qualquer prédio do modernismo catalão, é repleto de pequenos detalhes. Por isso, a construção demorou 18 anos, e mesmo assim, somente alguns dos 27 prédios foram entregues, dada a falta de recursos. Alguém lembrou da Sagrada Família?
Ao entrar, você já tem aquele baque de ver um conjunto de prédios tão lindo e gigantesco, com jardins enormes. Daí você se dá conta de que aquilo foi um hospital até 2009 e fica difícil acreditar. Estamos tão acostumados a ver hospitais com aquela vibe estéril, tão diferente do Hospital de Sant Pau, que é colorido e amplo. Dizem que as cores, as formas da natureza esculpidas nas paredes e o lindo jardim ajudavam os doentes a se recuperar mais rápido. A entrada principal tem um ângulo de 45 graus e está virada para a Sagrada Família. Como nada é por acaso nesses prédios modernistas, dizem que o arquiteto queria que o vento proveniente do mar chegasse ao hospital, para ventilá-lo e limpar o ar das doenças. Essas e outras curiosidades você descobre na visita guiada, que fiz e super recomendo.
Em 2009, o hospital foi transferido para outro lugar, o recinto modernista do Hospital Sant Pau foi reformado e hoje, além das visitas turísticas, abriga escritórios de organizações internacionais como a European Forest Institute e a United Nations University Institute on Globalization, Culture and Mobility.
Vá em um dia de sol e prepare a câmera, porque será um daqueles passeios que vai rendem lindas fotos. Afinal, não é todo dia que você visita um hospital modernista gigantesco e que é ainda foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Hospital de Sant Pau, Recinto Modernista: clique para ver horário dos tours e preços aqui.
Foto de destaque: Almost Locals
A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.