Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Desconstruindo Ibiza

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

02 de September, 2015

Share

Raves. Gente bêbada caindo pelos cantos. Gritos, sujeira, brigas. Grupos imensos de ingleses fora de controle. Lojas de souvenir barato. Orla com edifícios altos de hotel. Era isso que vinha à minha cabeça quando pensava em Ibiza.

A Ibiza hedonista e seus souvenirs curiosos. Foto: Sarah Galvão/AlmostLocals.com
A Ibiza hedonista e seus souvenirs curiosos. Foto: Sarah Galvão/AlmostLocals.com

A ilha para mim era sinônimo de destino para quem queria só ir à festas todos os dias, tomar tudo o que aparecesse pela frente e pegar uma praia no meio tempo só pra deixar a ressaca passar. Quer sossego? Passe longe. Muita gente pensa isso e não é só no Brasil. Mesmo na Europa, algumas pessoas não acreditam que é possível ir à Ibiza para relaxar e mergulhar em praias dignas de foto de banco de imagens. Então apague todos os preconceitos da sua cabeça porque hoje vou desconstruir o mito de Ibiza.

O QUE É IBIZA

Ibiza fica nas Ilhas Baleares, um arquipélago na costa nordeste da Espanha. O ponto mais perto do continente é a Comunidade Valenciana. São 4 as principais Ilhas Baleares: Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera. Todas são destinos ultra-disputados nos meses de verão porque contam com praias com um Mar Mediterrâneo bem azul daqueles dos comerciais do Club Med.

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

A ilha de Ibiza é bem grande, são 210 quilômetros de costa. De carro, você pode levar até 1 hora para ir de um lugar a outro. E esse é o grande truque de Ibiza: por ser enorme, é possível encontrar várias vibes para diferentes gostos. Sim, existe a Ibiza descontrol onde a festa nunca termina, mas existem também a hippie, a boho chic, a jet setter, a família e várias outras. Até quem gosta de história e ruínas antigas pode ir à Ibiza e se divertir.

DETECTANDO AS VIBES IBICENCAS

Quem quer ir para a festa, e acordar já com música alta das festas pela vizinhança, tem que ficar na Praia d’En Bossa. Lá você encontra festas na praia, boates famosas e até o hotel do popular Club Ushuaia, para quem quer “party hard” sem parar

O centro da cidade é chamado de Dalt Vila (Cidade Alta) e até hoje ele é murado. Entrar na cidade passando pela ponte elevadiça e o Portal de Ses Taules te leva a uma viagem de mais 1000 anos na antigüidade. As ruas são estreitas e de paralelepípedos, as casas são brancas com fachadas cheias de heras e flores. Ou seja, bem charmoso. Existem vários restaurantes bons em Dalt Vila e à noite o lugar bomba de famílias e grupos de amigos que querem jantar e beber um vinho nas varandas. No verão fica bem lotado, mas o clima de festa pesada passa longe da cidade murada. Fora dela sim isso é um pouco mais visível, já que a Pacha fica por perto.

Entrada de Dalt Vila. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Entrada de Dalt Vila. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Por dentro da charmosa Dalt Vila. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Por dentro da charmosa Dalt Vila. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

Sant Antoni é um dos distritos de Ibiza e um pedaço da Inglaterra fora do Reino Unido, já que é totalmente tomada pelos ingleses. As ruas do bairro estão cheias de lojas de souvenir de gosto duvidoso, casas de prostituição, pubs e festas grátis que atraem a molecada.

Santa Eulália é um distrito também comercial com vários hotéis, porém bem mais relaxado que esses anteriores. Já Santa Gertrudis de la Fruitera é ótimo para quem quer paz e ir à pé para restaurantes de comida saudável e de proximidade. No resto dos lugares, você vai encontrar essa mesma vibe: casas, um centrinho com os serviços básicos (mercados, farmácia e banco) e verde, muito verde.

CHEGANDO ÀS PRAIAS

Só existe uma forma de desbravar Ibiza: alugando um carro. A ilha é bem grande e o ônibus não vai te deixar nem perto das melhores praias. Alguns conselhos: alugue o carro com antecedência para evitar que você não encontre nenhum ou pague uma fortuna por um. Importante: não alugue carro com a empresa OK Car. Mesmo com o carro reservado, tive que esperar por 2 horas e meia para poder pegar um. A fila era interminável, famílias sofrendo com o calor. Depois li nas redes sociais que isso é bem comum nessa empresa.

Mesmo no verão, é muito fácil arrumar uma vaga perto da praia. Os estacionamentos são amplos e bem organizados. Como existem muitas praias em Ibiza, muita gente fica uma horinha em uma, depois vai para outra…então sempre rola um grande entra-e-sai de gente e carros.

As estradas são bem sinalizadas e você vai ficar tonto com tantas rotatórias. Mesmo para chegar nas praias mais difíceis, as estradas são bem decentes. GPS é item obrigatório, mas ainda assim vi muita gente usando o bom e velho mapa de papel dentro dos carros.

MOMENTO SOL E MAR

Vamos falar do que interessa em Ibiza. Festa? Não, praia!

Praias de Comte

Imperdíveis. Mar sem ondas, águas cristalinas com tonalidades de azul e verde, areia fina. Lá você nada com os peixes, que se movem em cardumes. No verão, cheguei na Comte às 9 da manhã e não tinha ninguém. Outro dia, cheguei às 11 e foi difícil encontrar um lugar na areia. Aliás, essa é outra dica: se você quiser curtir o melhor das praias, durma antes das 2 da manhã, acorde às 8 e tenha uma praia maravilhosa só para você.

Eu e o mar cristalino da Comte. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Eu e o mar cristalino da Comte. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

Outras praias que curti:

Salines – perto do centro e da praia d’en Bossa. Faixa de areia bem grande, gente jovem tentando recuperar a ressaca do dia anterior. Rola uma música eletrônica nos chiringuitos (quiosques). Para quem gosta de uma praia mais animada sem abrir mão do mar lindo.

Cala d´en Serra – Pequena e íntima, é curiosa pois tem no topo uma construção de hotel abandonada. Um clima Berlim em plena Ibiza. Vários grafitti de artistas famosos, como o Mr. A, e uma vista bem bonita de desfiladeiros com o mar lá embaixo. Só temos a agradecer que esse hotel não foi para frente, senão seria mais uma área maravilhosa e acessível para poucos.

Berlim ou Ibiza? Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Berlim ou Ibiza? Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

Cala Tarida, Cala Salada, Cala Saladeta, Cala Portinatx – A vibe é sempre a mesma nessas praias. Águas cristalinas, às vezes algumas ondas em dia de maré cheia. A frequência é de famílias, jovens, terceira idade, ou seja, tudo misturado.

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

 

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

FAROFAR OU NÃO FAROFAR?

Se alguém levar comida para uma praia e chegar com um isopor na areia no Brasil, vai ser chamado de farofeiro e será super julgado. Pois fique sabendo que na Europa é bem comum que as pessoas comam na praia. E eu não estou falando de biscoitinho não. É salada, sanduíche, prato de massa, carne. É um picnic mesmo! A primeira vez que vi isso foi, que irônico, na Riviera Francesa, um dos lugares ditos como dos mais chiques quando o assunto é praia. As pessoas levam latas de atum, abrem e colocam no meio do pão, ali mesmo na areia. Outros são mais ousados e levam até uma mesa.

O farofismo levado às últimas consequências. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
O farofismo levado às últimas consequências. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

Se para você isso é demais, fica o conselho de levar algum snack e uma bolsa térmica com bebidas para a praia. Na Europa não tem a cultura do vendedor na areia (em Ibiza até existem, mas depende muito da praia), a maioria dos quiosques são caríssimos e muitas praias não tem nenhum lugar por perto para comprar alguma coisa. Não passe fome e sede por causa de uma vergonha cultural.

COMENDO EM IBIZA

Comer em Ibiza pode ser uma experiência bem cara. Se você está alugando uma casa, cozinhar lá de vez em quando vai significar uma grande economia. Quando você quiser se dar ao luxo de comer fora, aí vão algumas indicações. Reserve sempre, pois os bons restaurantes são disputados e nada pior do que dirigir alguns quilômetros e descobrir que não tem onde sentar…

Es Torrent

O restaurante na areia dessa praia leva o mesmo nome dela, Es Torrent. Decoração bem simples e clima de boteco por dentro. Do lado de fora, mesas (nada de plástico por aqui) na areia e um clima mais sofisticado de praia. Porém não se deixe enganar porque o Es Torrent tem fama de servir os melhores frutos do mar da ilha e cobra bem por isso.

A reserva é obrigatória e quando você faz uma, já perguntam o que você vai querer comer. Disseram que é para se programarem melhor. Pedi um Bullit de Peix, um prato tipicamente ibicenco. O Bullit é um peixe ensopado com tomates, alho e açafrão. A tradição manda que, depois do peixe, você coma um arroz a la banda. Segura essa: o arroz bomba (aquele da paella) é defumado e feito no molho do bullit de peix, adicionando lulas. Babou? Dizem que tem que comer direto da panela de paella com colher. Foi um dos arrozes espanhóis mais maravilhosos que já comi. Quando chegou a panela, pensei que iria sobrar mas não sobrou grão para contar história.

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

O preço é caro, em torno de 80 euros por cabeça com vinho e sem sobremesa.

Es Torrent

Playa Es Torrent. Carretera Sant Josep- Eivissa, Sant Josep de sa Talaia, Ibiza. Aberto todos os dias das 13:00 às 22:00. Reservas: +34 971 80 21 60.

S´Illa del Bosc

O restaurante fica na praia com o mar mais transparente de Ibiza, a Cala Comte. As vistas são inesquecíveis. Não comi a paella e arrisquei uma entrada de torradas com anchova e menta que estava deliciosa. Os pratos principais foram meio desastrosos, como o steak tartare, que além de mal feito, tinha maracujá além do ovo e da batata frita com pinta de industrial. Uma mistureba só. A arraia estava ok. Eu voltaria pelas entradas e a vista maravilhosa. Preço por pessoa em torno de 50 euros com vinho.

A vista da mesa do S`Illa del Bosc. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
A vista da mesa do S`Illa del Bosc. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

S´Illa del Bosc

Cala Comte. Carretera de Cala Conta, s/n, 07830 Sant Josep de sa Talaia, Ibiza. Aberto todos os dias das 13:00 às 22:00. Reservas: +34 971 80 61 61.

Pizzaria Pinochio

Sair pelo centro e Dalt Vila à noite durante o verão é complicado pois está tudo lotado. Buscando uma alternativa mais barata para jantar, já que os almoços na praia são bem caros, parei nessa pizzaria, que estava lotada. A pizza é honesta e por isso, não tem comparação com as boas de São Paulo. Preço por pessoa, 15 euros sem vinho.

Pizzaria Pinochio

Carrer Enmig, 18, Eivissa, Ibiza. Reservas: +34 971 31 01 76

La Paloma

Restaurante para quem quer sentir a atmosfera hippie chic que paira sobre Ibiza. O La Paloma é uma casa com um jardim gigante cheio de limoeiros e uma pequena plantação com hortaliças. As mesas na varanda são um charme. A comida mistura influencias Italianas e Oriente Médio, e mistura produtos de hortas e fazendas locais (como a mussarela de búfala) com outros diretamente da Itália. A focaccia é caseira e comi uma recheada com cordeiro e molho de tahini. Deliciosa. A sobremesa foi um bolo de laranja incrivelmente molhado com um creme levíssimo de baunilha. Serviço super amável. Como você come no jardim, eles trazem um repelente natural, pó de café usado queimando com madeira e assim, gera uma fumaça que espanta os insetos. Mesmo assim uma vespa me mordeu. O La Paloma tem uma lojinha para deixar a mulherada louca, com vestidos, bolsas e outros produtos com a vibe hippie chic. Preço médio de 30 euros por pessoa com vinho.

O Jardim do La Paloma. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
O Jardim do La Paloma. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

La Paloma

Carrer Can Pou, 4, 07812 Sant Llorenç de Balafia, Ibiza.  Reservas: +34 971 32 55 43

Aubergine

O restaurante mais charmoso que fui em Ibiza. O Aubergine também é orgânico e tem uma atmosfera sofisticada e relaxada, porém a comida é ainda mais natureba. A casa é maravilhosa e bati um papo rápido com o dono, um inglês que não poderia estar mais feliz de morar em Ibiza. Aqui todas as mesas são no jardim ultra bem cuidado, com muitas plantas, verde e árvores cheia de frutas.

aubergine3
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

 

No jardim do Aubergine. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
No jardim do Aubergine. Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

O menu pode parecer simples, só que os ingredientes são tão frescos que você vai se perguntar porque é tão difícil comer uma rúcula e um tomate tão saborosos como esses na cidade grande. A focaccia também caseira é deliciosa. Para uma noite romântica ou almoço relaxado com os amigos. Preço médio por pessoa de 45 euros com vinho.

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

Aubergine

Carretera de Sant Miquel Km 9.9, entre Santa Gertrudis e Sant Miquel, Ibiza. Aberto todos os dias das 18:00 às 00:00. Reservas:+34 971 090 055.

PARA FICAR NA MEMÓRIA

Ibiza também é a ilha dos ricos e famosos e por isso, existem vários hotéis de luxo. Mesmo sem me hospedar em um, passei no Hotel Hacienda Na Xamena para curtir a piscina, eleita como a mais linda de Ibiza por muitos blogs e revistas de viagem. O pacote mais barato custa 55 euros e te dá direito a uma hora de tratamento de hidromassagem na piscina e um “pica-pica”, nome espanhol para umas tapas rápidas.

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

 

Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com
Foto: Sarah Galvão/Almostlocals.com

A piscina funciona em circuitos, então você nunca está lá com desconhecidos ao seu lado. A vista é a mais incrível, sempre olhando para o mar e no fim do dia, a luz do sol deixa as pedras prateadas. Depois o pica-pica rola no bar do hotel, que também tem vistas deslumbrantes. Peça um drink para fechar com good vibes.

Para curtir em silêncio total a beleza e a tranquilidade de Ibiza, um dos lugares mais mágicos do mundo.

Hotel Hacienda Na Xamena

Carrer na Xamena,  San Miguel, Ibiza. Reservas:+34 971 33 45 00 ou pelo site do spa do Na Xamena, o La Posidonia

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

02 de September, 2015

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

Comentários

  • olá, tem um restaurante em Ibiza town, aos pés de Dalt Vila, o San Juan….pratos entre 7 e 15 euros….bebida a parte…..

    - Fabiano Nascimento

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.