Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A cada atualização no Instagram aparece algum destino que você ainda não conhece, ou um festival que ninguém nunca ouviu falar. Mesmo assim, a cada aventura além mar, as mesmas dificuldades: conseguir sentar a família junto no avião, o hotel sem wifi e o caos aéreo básico. Pode ser aquela nova desculpa da classe média ”o aeroporto virou rodoviária”, ou você que ainda não atualizou sua maneira de viajar. Pare de seguir as dicas de sua falecida tia avó, que acreditava que o ar do avião deixava pessoas doentes, e venha com a gente aprender pequenos detalhes que podem poupar alguns estresses na hora do embarque, e ainda fazer seu filme com o resto da família.
Na Compra de Passagens
Programar viagem com 3 meses de antecedência para garantir melhores tarifas é coisa do pretérito. Com o aumento da demanda na compra de passagens é mais provável conseguir melhores preços em cima da hora, do que 3 meses antes. Estudos recentes garantem que o ideal para garantir passagem promocional são 6 semanas de antecedência ao embarque.
No Avião
Outra crença antiga é que jet lag acontece pela falta de sono. Nada disso. Jet lag é o resultado de um grande deslocamento em longitude. O seu relógio corporal, que determina os horários de alimentação, é regulado pelo dia /noite. Quando viajamos longas distâncias para leste ou oeste, nosso reloginho interno entra em parafuso. Por isso, só vale a pena dormir no voo se for hora de dormir no seu destino.
Escolhendo o hotel
O boom de sites como Expedia e Booking.com nos iludiu que essa seria a melhor maneira de reservar um hotel. Doce ilusão. Esses sites chegam a cobrar 30% de comissão. A maioria das cadeias de hotéis oferece preços e pacotes bem melhores em seus próprios sites. Além disso, a chance de conseguir um upgrade é maior.
No Hotel
Não peça um upgrade na frente de outros hóspedes. A sua chance de conseguir é bem remota. Fale com o gerente com descrição, e você pode ter sorte. Para garantir um pouco mais de espaço, na hora da reserva, coloque que deseja um quarto de esquina – grandes chances de garantir alguns m2 a mais.
Não peça nada à recepção entre 9:00 e 11:00 am. É o momento do check in/out, o horário mais requisitado do pessoal do balcão. É bem capaz que você fique eternamente aguardando sua solicitação ser atendida.
Poucas coisas são mais desagradáveis do que pagar 7 dias de WiFi . No entanto, não chegue já fazendo barraco. Utilize a internet, e no fim, peça para que esse valor seja removido da sua conta. É mais fácil conseguir isso do que não ser cobrado antecipadamente.
Turistando
Quando seu guia de viagem disser que a melhor hora para visitar o hotspot de turismo local é logo pela manhã, desconfie. A verdade é que a Santa Sofia e o Kremlin sempre estarão lotados, e logo cedo é exatamente a hora que a maioria dos guias leva os grupos de turistas. O truque para encontrar esses monumentos mais vazios é ir quando ninguém mais tem interesse, por volta do meio dia, quando o sol mais forte espantou os viajantes mais fracos.
No Duty Free
Pode parecer que o Duty Free sempre é a melhor opção de compras. É verdade que você não paga impostos, mas os preços geralmente são mais elevados do que em lojas comuns, especialmente para perfumaria, eletrônicos e óculos. As boas compras são mesmo em bebida e cigarros, que são altamente taxados.
Por Bebel Sader
Foto do destaque: Shutterstock – NicoElNino
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.