Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
E junho já chega com sabor de festa junina. Mesmo antes do Dia de Santo Antônio, que é 13 de junho e marca o início oficial dessas festas, já dá pra se jogar nas quadrilhas, brincadeiras e, claro, nos quitutes típicos (a melhor parte, por sinal). O fim de semana prolongado ainda tem festas que vão do reggae ao jazz, passando pelo rock, karaokês divertidíssimos, um dia inteiro com várias sessões de Goonies, exposições bacanas, feira gastronômica, evento de vinho sem frescura, bazares pra comprar um presente caprichado praquela pessoinha que nos ama e nos atura, shows de Bixiga 70 e Ratos de Porão, entre outros. Por falar em fim de semana prolongado, vale lembrar que este é o último que vai rolar por um bom tempo. Como diria o filósofo, vem ni mim que eu tô facinha, feriado.
Arraiá de rua tradicionalíssimo, daqueles em que família toda vai, cheio de barraquinhas com quitutes típicos. A já tradicional festa junina da praça tijucana acontece de quarta a sexta desta semana e da próxima, e ainda tem quadrilha, apresentações musicais e brincadeiras.
Festa Junina da Praça Afonso Pena
Praça Afonso Pena, Tijuca.
De quinta a doming- 04.06 a 7.06 – a partir das 16h
Entrada gratuita
O bombado condomínio na Barra promove a sua festa, que já tem alguns anos de estrada, sábado e domingo, com comidas típicas, quadrilhas, shows de forró e brincadeiras.
Festa Junina do Parque das Rosas
Sábado e domingo – 6.06 e 7.06 – a partir das 16h
Igreja Santa Rosa de Lima. Parque das Rosas. Avenida Jornalista Ricardo Marinho, 301 – Barra da Tijuca
Entrada gratuita
Só nesse dá para ter uma ideia do que é o verdadeiro São João nordestino. Assim como acontece em alguns estados da região, a Feira de São Cristóvão vai estar em clima de arraiá o mês inteiro durante os fins de semana (quando, como se sabe, a feira fica aberta direto, da manhã de sexta à noite de domingo). Aliás, a festança vai até o fim de agosto. Entre as atrações, quadrilhas e repentistas, além de shows de forró nos palcos João do Vale e Jackson do Pandeiro e nas praças mestre Vitalino, Frei Damião, Padre Cícero e Câmara Cascudo. O Dia dos Namorados vai ter uma convidada especialíssima: Maria Bethânia será homenageada pelos seus 50 anos de carreira. A cantora, que será tema de repentistas, artistas plásticos e até da quadrilha de São João, promete aparecer por lá. Será que rola uma canja daquelas?
São João da Feira
Sexta – 05.06 a 30.08. Terça a quinta, de 10h às 18h. Fins de semana, das 10h de sexta às 21h de domingo.
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Campo de São Cristóvão, s/nº – São Cristóvão (2580-6946).
Ingressos: R$ 5,00 (sábado e domingo, na sexta-feira o ingresso varia de acordo com o show em cartaz)
A festa mistura DJ com percussão ao vivo, e sempre recebe convidados especiais. Wellington S. S. Alves, da banda Eletrosamba, convida diferentes percussionistas para acompanhá-lo no remix que faz ao vivo das musicas selecionadas pelo DJ Dudam Mendonça. O pernambucano Fábio Gomes já é percussionista convidado todas as noites. Nesta sexta, a participação especial é de Ricardo Imperatore (do Botecoeletro).
AfroRioOs DJs Du’Jorge e Junior Rocha promovem a já conhecida mistura de música brasileira com rock indie da festa: o som vai de Los Hermanos a Foo Fighters, passando por Franz Ferdinand e Alceu Valença. Na edição especial junina, haverá barraca do beijo, quadrilha, correio do amor e distribuição de quentão e cachaça de jambu, entre outros brindes.
Arraiá Bebete VãoBoraO Baile da Minha Rua faz sua quinta edição na Praça da Bandeira. A ideia é celebrar a cultura de rua e ocupar o espaço público. No som, os DJs Victor Oliveira, Victor Belart, Marcela Richa, Flávio César e Eloy Vergara. Também vai ter microfone aberto, intervenções visuais, feira de troca de vinis e coletivo de gastronomia.
Baile da Minha RuaO Bangarang Sound System faz seu baile jamaicano old school em Guaratiba. No som, os DJs da casa e André Machado (mais convidados) tocam ska, early reggae e rocksteady. Já Rodrigo Senna manda ver reggae, hip hop, trap e nacional.
Bangarang Sábado – 06.06 – a partir das 23hA tradicional equipe de som comemora 41 anos convidado as festas Eu Amo Baile Funk e Baile do Bené, com batidão a cargo DJ Marcão, Grandmaster Raphael DJ, FunkBoy, Ritmo de Favela, Imperadores da Dança e Camarote do Corte.
Cash Box 41 AnosOs graves do Digitaldubs sobem até o Alto Vidigal mais uma vez. A equipe de som de reggae, dub e dancehall recebe nesta edição o convidado MC Macky Banton (Reino Unido).
DigitaldubsCinco produtores de noites bombadas na cidade se reuniram para criar a festa, que é inspirada no clima das noites europeias do início do século XX. Segundo os produtores, a ideia é ser “meio inferninho, meio loucura” sem ser pop demais ou conceitual demais. No som, os DJs Andrei Yurievitch (da Manie Dansante), Arthur Zampolli (SP) e Ani Haze (Funfarra).
InfamePioneira na cidade, a festa desta vez realiza edição na Miranda. Jazz, soul e funk com os DJs Gustavo MM e AnimaFoto, o convidado DJ Marcello MBgroove e da banda holandesa The Jig.
Jazz AheadA Casa Nuvem volta a promover o evento, que nesta edição terá clima “country” inspirado nas festas juninas. O figurino sugerido? “Brokeback mountain, caipigay, fanchona, siga bem, caminhoneira, Britney e Justin, Noiva em Fuga”, explica a produção.
KaraogayO evento comemora seus quatro anos na Casa da Matriz. No repertório, aquelas músicas de seus artistas indies preferidos, que você só encontra lá. Na pista 2, dez DJs de festas da cidade, entre eles Kleber Tuma e Pilar Garcez, uma das organizadoras da cantoria.
Karaokê IndieLatinidades mil na comemoração de um ano da La Cumbia, que tem edição gratuita no Arco do Teles. No som, os DJs Piti (Argentina), Nastyman (Colômbia), Arnold (Peru), Brasa, El Amaral e Zani.
La CumbiaPra começar, a festa acontece num lugar sensacional: a antiga fábrica da Bhering. Além disso, vai ter show de forró com o Trio Ustrês, brechó com curadoria de peças (de NY, Berlim, RJ e SP) e diversos sabores de brownies da marca Brauni, entre eles um criado especialmente para o evento, em edição limitada: o Brauni de paçoca.
Rastapé do Brauni
Sábado – 6.06 – das 11h às 21h
Antiga Fábrica da Bhering. Rua Orestes, 20 – Santo Cristo.
Entrada gratuita
Essa é pra quem ainda tem saudade do Carnaval. O bloco Amigos da Onça promove um baile com amigos convidados. A ideia é ir fantasiado.
A Revolta da PurpurinaUma noite dedicada às mais diversas vertentes do rock. Na pista 1, os DJs Grazzia, Arlei Hey Hey e o convidado Sal. Na pista 2, Polly e Ivy. Pra entrar no clima, quem for de camisa de banda ganha desconto no ingresso.
O querido DJ e superparça Guilherme Scarpa, Leo Paes Leme e Dudu Miranda comandam uma das festas mais bombadas na cidade. Nesta edição, eles recebem Tico Santa Cruz como DJ convidado. Na trilha sonora, muitos hits de rock e pop.
RockeriaO grupo Samba de Santa Clara recebe os DJs Mary Lou, Zeodorque, Rafa M, New Chicks on the Block e Rodrigo Penna, o responsável por uma das festas mais bombadas da cidade, o Bailinho. O segredo do set de Rodrigo? Tocar de tudo um pouco, sem preconceito. De quebra, a Que Pena! ainda vai ter a vista lá do Morro da Urca. Ostentação é pouco.
Que Pena!Os DJs Cau Lopez, João Fernando e Mauricio Lopes comandam a festa, que é mensal e agora acontece no Teto Solar.
TrustAdorado pelos órfãos do Los Hermanos e ele mesmo fã assumido da banda, o carioca Cícero leva sua turnê A praia para o Circo Voador. Os paulistanos do grupo O Terno abrem a noite. E a noite ainda terá food trucks e discotecagem de Lencinho, dentro do evento Rang Out! — Larica, diversão e arte.
Um dos nomes de destaque da atual cena musical paraense, a cantora apresenta o disco Una e novas canções de seu próximo trabalho. O show terá a participações de Julia Bosco e Marcela Bellas.
Juliana SinimbúDuas atrações paulistas vão invadir a praia do Circo Voador na sexta-feira. O rapper Rael mostra o disco Diversoficando. Já a big band Bixiga 70 mistura afrobeat e ritmos brasileiros e lança o álbum Bixiga 70 III. Estacionados no Circo, alguns food trucks inauguram o evento Rang Out! — Larica, diversão e arte.
Rael e Bixiga 70A banda comandada por João Gordo é a atração principal do evento ZN em Chamas. Ícone do punk rock nacional, o grupo apresenta o show do disco Século sinistro. O pogo tá liberado. Quer dizer: se você tem menos de 30 anos. Vai por mim…
Ratos de PorãoUma charmosa vila meio escondida no Largo do Machado abriga a galeria X Casa — justamente a décima casa do lugar. No sábado, haverá ocupação e live paiting em grupo com artistas do atelier Codorna e instalação do Crio Coletivo, residente da X Casa. Tudo isso com direito a som ambiente legal e bebidinhas bacanas.
Codorna Al Dente + Crio ColetivoO fotógrafo Claudio Edinger lança a exposição O paradoxo do olhar. A mostra integra a FotoRio 2015 — Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que comemora os 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro, e celebra os 40 anos de carreira de Edinger. São 13 imagens que retratam o Rio de Janeiro a partir da técnica que ele desenvolve há muitos anos: o foco seletivo.
O paradoxo do olharIntegrante do FotoRio 2015 — Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, a exposição de Peter Bauza traz imagens que inspiradas na pergunta: “Do que é feito um carioca?”.
Sim, somos todos cariocasA mostra do Grupo Estação segue em sua oitava semana com os clássicos da minha infância. É a chance de conferir na tela do cinema filmes que marcaram a vida de toda uma geração. O domingo traz várias sessões de Os Goonies, que comemora 30 anos de lançamento (às 11h, às 14h30, às 16h45 e às 19h). Já segunda é a vez de Curtindo a vida adoidado (às 19h15). Confira a programação completa aqui.
Mostra Anos 80 – 80 FilmesDepois de uma edição lotada na Comuna, o Wine Not? chega à bela Casa da Glória. A ideia é consumir vinho de maneira descompromissada. Funciona assim: a primeira taça sai R$ 15,00 (a escolher entre espumante ou vinho branco ou vinho tinto). A partir daí, cada refil da taça sai a R$12,00, com exceção de rótulos especiais. O evento exige caução de R$ 10,00 para a entrega da taça, que serão reembolsados na hora em que ela for devolvida.
Wine Not?O Planetário da Gávea recebe mais uma edição da Feira Planetária, a primeira a reunir foodtrucks na cidade, em setembro do ano passado. Entre os caminhõezinhos e barracas, o do chef francês Fred de Maeyer, os vinhos Los Mendozitos e o Burgertopia.
Feira PlanetáriaAinda não comprou o presente da sua cara-metade? O Deck Bazar reúne moda, gastronomia e música no charmoso Solar das Palmeiras, e faz edição especial em homenagem ao Dia dos Namorados. Uma boa chance de comprar um presente original.
Deck Bazar — Dia dos NamoradosSimplesmente adoro o Prosa na Cozinha. O charmoso ateliê de gastronomia, comandado com zelo e simpatia pela chef Manu Zappa, já viu passarem por sua cozinha alguns dos principais chefs da cidade, seja nos cursos oferecidos ou nas baguncinhas promovidas pela dona do lugar. De segunda a sexta-feira, a casa oferece almoço executivo, a cargo do chef Pedro Pecego. No happy hour em parceria com a Casa Soma, vai ter vida o foodtruck Frites, cerveja Jeffrey, espumante Chandon e Gomus Música, enquanto a Casa Soma vai ficar de portas abertas e convidar marcas como Benta Studio e Krya e a editora Guarda-Chuva. Quem sabe você até não compra um presente pro(a) namorado(a)?
Happy Our Baixo Prosa + Casa SomaApesar do nome não ser nada convidativo, o Bar dos Descasados é uma opção super-romântica pro Dia dos Namorados. Ele foi batizado em homenagem ao hotel que funcionava ali antes, que ganhou fama ao hospedar muitos recém-separados. O lugar fica numa construção colonial e, além de uma bela vista pro bairro de Santa Teresa, tem sofás e camas com dossel para se sentar, luz de velas e um clima muito intimista. Entre os destaques, drinques clássicos, criações próprias e a carta de cachaças. Uma boa é assistir ao por do sol juntinho, mas à noite o lugar também vale a pena. Se a ideia é passar o dia 12 de junho lá, corre pra reservar!
Bar dos DescasadosO Zazá é, sem dúvida, o restaurante mais romântico do Rio. Instalado numa casa linda, bem decorada e cool até dizer chega, tem luz de velas, comida com ingredientes orgânicos (antes disso virar moda, por sinal) e com perfume oriental contemporâneo, drinques inspiradores, música bacana… O segundo andar é ainda mais aconchegante e especialmente indicado para casais: você tira os sapatos (há chinelos à disposição para a hora de ir ao banheiro) e senta em confortáveis sofás ou almofadas, com os pés no chão forrado por um tapete felpudo. Amo o atum fresco marinado e selado, servido com purê de wasabi, sagu de beterraba e couve crocante, mas não faltam boas opções. Apesar de não ser dos mais baratos (mas sempre que fui valeu cada centavo), vive cheio, então, se a ideia é comemorar o Dia dos Namorados lá, é melhor reservar logo.
Zazá Bistrô Tropical* Foto do destaque: Claudio Edinger
Kamille Viola é jornalista cultural, apaixonada por música, comida e viagens. Adora mostrar cantos menos conhecidos do Rio para quem vem de fora - e quem é da cidade também. É daquele tipo de gente para quem escrever não é uma escolha: é a única opção.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.