Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Tem pessoas que passam meses planejando viagens. Sabem o hotel que vão ficar, o motorista que vão pegar, quanto vão pagar, onde vão trocar dinheiro, qual a-melhor-barraca-de-peixe-em-conserva-no-pão-de-hot-dog que vão comer na segunda, depois das 14h, para evitar filas. Eu sou exatamente o contrário.
Sou absolutamente incapaz de planejar viagem. Até acredito que tenho competência para fazer isso, sim. Porém, é um instinto quase visceral de espontaneidade na viagem que impede que eu procure acomodação com antecedência. Preciso dar chance ao acaso – vai que no avião alguém me oferece para passar o fim de semana na sua ilha particular, que não vai estar usando?
No fundo, acho que até o Reveillón tem TANTO tempo ainda, que existe uma grande chance de eu estar na Indonésia trabalhando em um zoológico. E se até dezembro eu engravidar de um ET, que vou fazer com esse chalé já alugado?
A verdade é que isso nunca acontece. Digo, ficar grávida de ETs – parece que a probabilidade é baixa. E a triste realidade é que percebo que não planejei nada um dia antes da viagem. Ou quando chego na boca da casa de câmbio. Foram incontáveis as vezes que procurei hotel no aeroporto de chegada. “Oi – vocês trabalham com hotel nessa cidade aqui?”
Claro que essa sensação de liberdade custa caro (já tentou comprar um vôo para o mesmo dia?). Por isso que descobri algumas estratégias e sites especializados em ofertas de última hora. Todos trabalham com a institucionalizada lei de “sair menos no prejú”. Se não alugaram até agora, melhor fazer um preço mais baratinho para ocupar. Muitas empresas aéreas de fora também tem isso, tarifa de balcão mais baratas que no site.
Se você se identifica com esse modus operandi de viagem, eu agora compartilho os meus sites favoritos para nós, que adotamos a procrastinação como lifestyle.
A página Ofertas de Última Hora da Expedia é um chuchuzinho. Tem três abas separando “Hoje à noite”, “Esse fim de semana” e “Próximo final de semana”, você só escolhe onde é que você vai estar. Alguns dos pacotes de vôo + hotel também valem a pena.
Não é um hotel, o Hotel Tonight é um app, mas ele realmente salva sua vida em determinados momentos. Ele detecta sua localização e mostra hotéis na área com vaga, mesmo para cidades que você não chegou ainda. Atenção: como são para o mesmo dia, muitas tem limitações na tarifa (como não ter cama de casal no quarto, por exemplo). Tem que ler direitinho as restrições da promoção.
Gosto mais do Skyscanner do que competidores similares (até mesmo o Google Flights), pois geralmente ele parece mais atualizado na hora de escolher opções de horário ou aeroporto. Os outros buscadores, quando é para o mesmo dia, aparece um preço, e quando você clica: fuén, é outro. Em geral o SkyScanner dá certinho a tarifa do mesmo dia.
Apesar de não ser um site com promoções para o mesmo dia (alô, AirBnB, olha a oportunidade!), sempre foi muito útil para mim, ao chegar em um lugar sem planos. Primeiro, porque o mapinha de localização deles ajuda muito. Segundo, porque os hosts são super atenciosos e, em geral, atendem muito rápido. Terceiro, ao tratar com pessoa física, é muito fácil negociar algo para o mesmo dia, ou dia seguinte – afinal, eles já perceberam que não vão alugar mesmo.
O LastMinute tem ofertas de última hora – ou seja, para a próxima semana ou duas depois. Lá você acha cruzeiros, spas, trens, carros por um preço muito mais barato. Em alguns casos, eles nem revelam o nome do hotel, assim as pessoas que pagaram o preço cheio não ficam chateadas.
Para o próximo final semana, testando hotéis em NYC, São Paulo e Paris, o preço era de 20 a 35% mais barato que de sites parecidos como o Booking. É ótimo quando você tem dias livres mas não sabe o destino.
O TravelZoo é um clube de viajantes que, por assinarem o serviço, conseguem ofertas especiais. Ele é focado em pessoas que saem do Reino Unido, mas é possível se cadastrar como estrangeiro e as mesmas ofertas se aplicam.
______________________________________________________________
Update: A turma esperta do grupo do Chicken or Pasta no Facebook (Paula Abrahão, Paula Coutinho, Beatriz Pereira) sugeriu ainda:
Booking Now: Lançado após o Hotel Tonight, com os mesmos objetivos. Dizem que a plataforma é mais simples, mas o app do Hotel Tonight é melhor. Ainda não testamos nenhum dos dois.
Priceline: Além de hotéis, lá tem bons preços de aluguel de carro de última hora.
HotWire: Você escolhe o hotel pela localização, preço e número de estrelas, mas só sabe o hotel após confirmar a compra. A Paula Coutinho, amiga e leitora daqui, disse ter conseguido ofertas ótimas na sua viagem nos EUA
Pronto! Agora, quando seus amigos te chamarem de desorganizado, apenas passe o link desse post. (Disclaimer: Sua reputação não melhora, mas eu ganho mais mais pageviews).
______________________________________________________________
Foto destaque: Shutterstock /Copyright: alphaspirit
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsSuas dicas são incríveis, Vanessa! Sobre o Airbnb, só ouço elogios! Apenas faria um acrescimo quanto aos buscadores. Realmente, com tantos, às vezes a gente acaba tendo perrengue com alguns, né… Mas o Vah https://www.vahcompare.com/passagens-aereas tem se mostrado de confiança e bem eficaz. Vale a visita ao site para conferir!
Oi Rodrigo, quando esse post foi feito (2015) acho que essa plataforma ainda não existia. Senão me engano falamos dela num outro post.
Nice post.Thanks for the post.Keep sharing.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.