Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A gente normalmente acaba esquecendo como o Brasil é jovem. É bem comum encontrar pela Europa contruções bem mais antigas que nosso país. E restaurantes e bares ainda em atividade? A gente andou pesquisando por aí e compilamos uma listinha com 5 lugares cheios de história e que estão abertos até hoje.
O que dizer do restaurante mais antigo da Europa? O Stiftskeller St. Peter existe desde 803 – isso mesmo, são mais de 1200 anos de história – e fica em Salzburg na Àustria. Foi mencionado pela primeira vez por um vassalo de Carlos Magno e depois de novo em 1300 pelo monge de Salzburg em uma de suas obras. Ainda na literatura, Fausto reconhece o restaurante como um lugar de qualidade. No menu, risoto, peixes, tartar e um menu vegetariano.
Se o Stiftskeller é o restaurante mais antigo da Europa, o Sean’s Bar é o seu pub. Nada mais previsível do que ele estar localizado na Irlanda, em Athlone, para ser mais exato. Nasceu em 900 e era conhecido inicialmente como Luain’s Inn. O bar tem registrado todo dono que teve desde seu surgimento. O Boy George mesmo foi dono do lugar por um tempinho em 1987.
Um pouco depois do surgimento do Sean’s Bar, mais exatamente 53 anos depois – surge o Bingley Arms, ao norte de Leeds, na Inglaterra. É o pub mais antigo do país, surgiu quando Samson Ellis fez a primeira cerveja no lugar. Apesar da data oficial do surgimento do pub é 953, muitos acreditam que ele nasceu em 905. Era chamado Priests Inn pois era comum os monges que estavam viajando procurarem hospedagem no lugar.
Mais um pub na Irlanda – dá para perceber que bares se mantêm mais através dos anos do que restaurantes (ou seja, bebida >>>>>> comida). O Brazen Head fica em Dublin e surgiu em 1198. Ele se vende como “oficialmente o bar mais antigo da Irlanda” – olha a treta aí com o Sean’s Bar. Teve como patronos gente famosa como James Joyce, Robert Emmet e Michael Colins, e ainda hoje conta com Van Morrison e Garth Brooks nesse papel.
79 anos antes de Cabral colocar os pezinhos em terras brasileiras, eis que surge o Zum Franziskaner, um restaurante alemão em … Estocolmo, na Suécia (eu sei, por essa você não esperava). Fica na cidade antiga (Gamla Stan), perto do rio, foi fundado por monges alemães e por isso, é claro, possui uma ótima carta de cervejas alemãs.
* Imagem de capa: krsmanovic/Shutterstock
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.