Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Que tal conhecer 5 bares ou restaurantes mais velhos que o Brasil?

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

25 de August, 2015

Share

A gente normalmente acaba esquecendo como o Brasil é jovem. É bem comum encontrar pela Europa contruções bem mais antigas que nosso país. E restaurantes e bares ainda em atividade? A gente andou pesquisando por aí e compilamos uma listinha com 5 lugares cheios de história e que estão abertos até hoje.

Stiftskeller St. Peter

Foto Reprodução http://www.stpeter-stiftskeller.at/
Foto Reprodução http://www.stpeter-stiftskeller.at/

O que dizer do restaurante mais antigo da Europa? O Stiftskeller St. Peter existe desde 803 – isso mesmo, são mais de 1200 anos de história – e fica em Salzburg na Àustria. Foi mencionado pela primeira vez por um vassalo de Carlos Magno e depois de novo em 1300 pelo monge de Salzburg em uma de suas obras. Ainda na literatura, Fausto reconhece o restaurante como um lugar de qualidade. No menu, risoto, peixes, tartar e um menu vegetariano.

Site

Sean’s Bar

Foto por William Murphy
Foto por William Murphy

Se o Stiftskeller é o restaurante mais antigo da Europa, o Sean’s Bar é o seu pub. Nada mais previsível do que ele estar localizado na Irlanda, em Athlone, para ser mais exato. Nasceu em 900 e era conhecido inicialmente como Luain’s Inn. O bar tem registrado todo dono que teve desde seu surgimento. O Boy George mesmo foi dono do lugar por um tempinho em 1987.

Site

The Bingley Arms

Foto por Tim Green
Foto por Tim Green

Um pouco depois do surgimento do Sean’s Bar, mais exatamente 53 anos depois – surge o Bingley Arms, ao norte de Leeds, na Inglaterra. É o pub mais antigo do país, surgiu quando Samson Ellis fez a primeira cerveja no lugar. Apesar da data oficial do surgimento do pub é 953, muitos acreditam que ele nasceu  em 905. Era chamado Priests Inn pois era comum os monges que estavam viajando procurarem hospedagem no lugar.

Site

The Brazen Head

Foto por Chad and Steph
Foto por Chad and Steph

Mais um pub na Irlanda – dá para perceber que bares se mantêm mais através dos anos do que restaurantes (ou seja, bebida >>>>>> comida). O Brazen Head fica em Dublin e surgiu em 1198. Ele se vende como “oficialmente o bar mais antigo da Irlanda” – olha a treta aí com o Sean’s Bar. Teve como patronos gente famosa como James Joyce, Robert Emmet e Michael Colins, e ainda hoje conta com Van Morrison e Garth Brooks nesse papel.

Site

Zum Franziskaner

zumfranzis

79 anos antes de Cabral colocar os pezinhos em terras brasileiras, eis que surge o Zum Franziskaner, um restaurante alemão em … Estocolmo, na Suécia (eu sei, por essa você não esperava). Fica na cidade antiga (Gamla Stan), perto do rio, foi fundado por monges alemães e por isso, é claro, possui uma ótima carta de cervejas alemãs.

Site

* Imagem de capa: krsmanovic/Shutterstock

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

25 de August, 2015

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.