Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

5 lugares para ir em 2016 por Guto Requena

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

15 de December, 2015

Share

O Guto é o garoto dourado da arquitetura e do design brasileiro. Com seu próprio estúdio, ou em uma das muitas parcerias que montou, ele já fez casa, prédio, balada, escritório, móveis dos mais variados, programa de TV, coluna de jornal, e por aí vai. Seu trabalho sempre mistura memória, narrativas poéticas e cultura digital, que está presente em tudo no nosso cotidiano. Ele já apresentou seus projetos em Londres, Paris, Nova York, Dubai, Bangkok, Cape Town, Miami, Pequim, Milão, e mais um monte de cidades pelo mundo, sem contar o Brasil. Com um currículo desses, fica difícil achar alguém que fale com mais propriedade do que vai rolar de bacana no ano que vem. Ele caprichou nas sugestões de lugares. Ou seja, cola nele que não tem erro.

Guto Requena por Victor Affaro
Guto Requena por Victor Affaro

Feira de Design de Milão:
Sim é a maior, mais comercial e mais tradicional feira de design do mundo. Visitar o gigante salão do móvel em si eu tenho pulado, ou no máximo dedico uma manhã para ele. O que vale mesmo é rodar as exposições mais alternativas, geralmente no bairro de Ventura Lambrate e a Cinque Vie. E claro, tomar um Aperol Spritz no happy hour mais bacana nesse momento, que rola todas as noites no Bar Basso, lugar certo para encontrar designers, estudantes, curadores, diretores das grandes marcas etc. Não deixe de visitar também a Galeria mais bacana de todas, Rossana Orlandi, e comer o delicioso brunch beneficente preparado pelas vovós mais chiques de Milão. Acontece entre os dias 12 e 17 de abril de 2016.

Em 2013 eu gravei uma websérie para o GNT com 5 episódios durante a feira de Milão, com entrevistas incríveis com grandes ídolos para o meu trabalho, como Marteen Baas, Oki Sato (Nendo), Marcel Wanders etc. Tudo online no meu canal.

Ep 1 em Ventura Lambrate:

Ep 5 na Rossana Orlandi e entrevista com Marteen Baas:

Ars Eletronica: um dos festivais mais antigos de arte e tecnologia do mundo, que acontece numa cidade fofésima na Áustria, em Linz. Estive lá dois anos atrás e vi performances de robôs emotivos, danças de ballet com orquestra na beira do rio, drones voadores e exposição sobre bio arte. Tem palestras incríveis, festas, concertos, e mil eventos pela cidade toda. Imperdível! Você pode ler aqui meu texto sobre a minha visita por lá.

Ars Electronica Center Media Facade. Foto: Tom Mesic
Ars Electronica Center Media Facade. Foto: Tom Mesic

London Design Festival: é minha feira favorita de design internacional, com muita discussão de conteúdo, palestras e instalações urbanas que se espalham por toda cidade. O grande QG do evento acontece dentro do meu museu favorito, o Victoria & Albert, primeiro museu do mundo dedicado ao design e à moda. Lá acontecem também diversos workshops sobre cultura Maker. Pertinho do V&A tem uma galeria/loja de design com produtos de edição limitada e que representa meus trabalhos em Londres, a Mint. Eu indico uma passada lá para conhecer o universo criativo deles, repleto de jovens designers com foco no processo de criação e produção. Claro, as festas mais legais e as exposições alternativas acontecem no mega hipster East London (Zona Leste de Londres), nos bairros de Shoreditch, Hackney, Dalston…. E não dá para perder a feira de rua com comidinhas orgânicas e música boa que acontece todo sábado, o Brodway Market, em Hackney. Acontece entre os dias 17 e 25 de Setembro, em Londres.

Disobedient Objects.
Disobedient Objects no Victoria & Albert Museum

Em 2013 fiz também uma websérie em que visitei Amsterdã, Paris e terminei em Londres mostrando a feira. Vale conferir o episódio que gravei no Brodway Market e uma entrevista com o super arquiteto interativo Ruary Glynn (que me foi apresentado pela amada Lalai, daqui do Chicken or Pasta.)

Burning Man: O que falar desse lugar/momento tão especial? Não é bem um festival, é uma filosofia de vida. Uma cidade temporária de 70 mil pessoas se constrói no meio do deserto e durante sete dias uma série de festas, workshops, palestras e muita gente pelada celebra o amor, a simplicidade, a tecnologia. Instalações interativas dominam o meio da cidade, com muito LED, fogo, e um ambiente lisérgico e nefelibata que deixa qualquer um tonto com tanta referência legal. Imperdível! Na época escrevi um texto para a FFW e para a Folha sobre o festival, que você pode ler aqui. Acontece entre os dias 28 de Agosto a 5 de Setembro, em Black Rock Desert, Nevada.
Guto Requena no Burning Man
Guto Requena no Burning Man
La Playa @ Burning Man. Foto: Guto Requena
La Playa @ Burning Man. Foto: Guto Requena
Temple @ Burning Man. Foto: Guto Requena
Temple @ Burning Man. Foto: Guto Requena

Sónar Barcelona: Amo demais! Sim, é um festival de música, mas é muito mais que isso. É um encontro para discutir a cultura da música eletrônica, arte, tecnologia e a cultura Maker! Uma oportunidade para conhecer novas bandas e pirar nas palestras, workshops e instalações do Sónar by Day. E claro, para se esbaldar nas festas do off Sónar, espalhadas pela cidade. É para ir e praticamente ficar umas cinco noites sem dormir. Se a sua energia não for suficiente, sugiro guardá-la para o Sónar by Day, que é mais bacana.

Sónar 2015. Foto: Ariel Martini
Sónar 2015. Foto: Ariel Martini

Techno-logic-Sonar

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

15 de December, 2015

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

Comentários

  • Opa, escapou ali no texto do Burning Man “Acontece entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro em Indio, na Califórnia”. Confundiram o local com o Coachella.

    - Claudia Bukowski
    • vish, fui eu que coloquei…. comi bola… já arrumei :)

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.