Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Guto é o garoto dourado da arquitetura e do design brasileiro. Com seu próprio estúdio, ou em uma das muitas parcerias que montou, ele já fez casa, prédio, balada, escritório, móveis dos mais variados, programa de TV, coluna de jornal, e por aí vai. Seu trabalho sempre mistura memória, narrativas poéticas e cultura digital, que está presente em tudo no nosso cotidiano. Ele já apresentou seus projetos em Londres, Paris, Nova York, Dubai, Bangkok, Cape Town, Miami, Pequim, Milão, e mais um monte de cidades pelo mundo, sem contar o Brasil. Com um currículo desses, fica difícil achar alguém que fale com mais propriedade do que vai rolar de bacana no ano que vem. Ele caprichou nas sugestões de lugares. Ou seja, cola nele que não tem erro.
Em 2013 eu gravei uma websérie para o GNT com 5 episódios durante a feira de Milão, com entrevistas incríveis com grandes ídolos para o meu trabalho, como Marteen Baas, Oki Sato (Nendo), Marcel Wanders etc. Tudo online no meu canal.
Ep 1 em Ventura Lambrate:
Ep 5 na Rossana Orlandi e entrevista com Marteen Baas:
Ars Eletronica: um dos festivais mais antigos de arte e tecnologia do mundo, que acontece numa cidade fofésima na Áustria, em Linz. Estive lá dois anos atrás e vi performances de robôs emotivos, danças de ballet com orquestra na beira do rio, drones voadores e exposição sobre bio arte. Tem palestras incríveis, festas, concertos, e mil eventos pela cidade toda. Imperdível! Você pode ler aqui meu texto sobre a minha visita por lá.
London Design Festival: é minha feira favorita de design internacional, com muita discussão de conteúdo, palestras e instalações urbanas que se espalham por toda cidade. O grande QG do evento acontece dentro do meu museu favorito, o Victoria & Albert, primeiro museu do mundo dedicado ao design e à moda. Lá acontecem também diversos workshops sobre cultura Maker. Pertinho do V&A tem uma galeria/loja de design com produtos de edição limitada e que representa meus trabalhos em Londres, a Mint. Eu indico uma passada lá para conhecer o universo criativo deles, repleto de jovens designers com foco no processo de criação e produção. Claro, as festas mais legais e as exposições alternativas acontecem no mega hipster East London (Zona Leste de Londres), nos bairros de Shoreditch, Hackney, Dalston…. E não dá para perder a feira de rua com comidinhas orgânicas e música boa que acontece todo sábado, o Brodway Market, em Hackney. Acontece entre os dias 17 e 25 de Setembro, em Londres.
Em 2013 fiz também uma websérie em que visitei Amsterdã, Paris e terminei em Londres mostrando a feira. Vale conferir o episódio que gravei no Brodway Market e uma entrevista com o super arquiteto interativo Ruary Glynn (que me foi apresentado pela amada Lalai, daqui do Chicken or Pasta.)
Sónar Barcelona: Amo demais! Sim, é um festival de música, mas é muito mais que isso. É um encontro para discutir a cultura da música eletrônica, arte, tecnologia e a cultura Maker! Uma oportunidade para conhecer novas bandas e pirar nas palestras, workshops e instalações do Sónar by Day. E claro, para se esbaldar nas festas do off Sónar, espalhadas pela cidade. É para ir e praticamente ficar umas cinco noites sem dormir. Se a sua energia não for suficiente, sugiro guardá-la para o Sónar by Day, que é mais bacana.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsOpa, escapou ali no texto do Burning Man “Acontece entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro em Indio, na Califórnia”. Confundiram o local com o Coachella.
vish, fui eu que coloquei…. comi bola… já arrumei :)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.