Quando você estiver viajando pela Europa, provavelmente vai comparar o preço entre ir de trem ou de avião de uma cidade a outra. O Eurostar de Paris a Londres (ou vice versa) pode parecer mais caro do que uma passagem de avião à primeira vista, mas existem alguns motivos que você deve colocar na balança e no orçamento antes de comprar sua passagem. Dá uma olhada:
1 – OS AEROPORTOS DE PARIS SÃO LONGE
Os aeroportos de Paris são longe do centro da cidade, mas os de Londres conseguem ser mais distantes ainda. Seja Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton ou Southend, você vai demorar bastante até chegar a cidade. O táxi sai bem caro, o trem rápido idem. Se você for de metrô, trem normal e ônibus, isso vai te custar algumas horas do seu dia. De Eurostar, você chega ou sai de St. Pancras International ou da Gare du Nord, bem ali no centro de tudo. Você pode acordar mais tarde, aproveitar mais a cidade e chegar mais rápido no seu hotel.

2 – DURAÇÃO DO VÔO
A duração do vôo é de 1 hora e de trem, são 2. Só que com esse último, você precisa chegar na estação 30 minutos antes da partida. De avião, no mínimo 1 hora. O check-in também é muito mais simples no trem. Imprima sua passagem, passe o código de barras no leitor da catraca e já vá direto para o raio-x. De lá, você vai passar pela imigração Francesa e Inglesa. Pronto, agora é só esperar o momento de ir embora. Fora que as filas de segurança no aeroporto são muito maiores e mais pentelhas que na estação de trem. Ou seja, o processo completo de pegar uma avião é muito mais chato do que entrar em um trem.
3 – SEGURANÇA
Falando em segurança, você pode levar embalagens com mais de 100ml na sua mala de mão. Garrafas de vinho, cremes, shampoos, remédios, tudo junto de você. Maravilha!
4 – STRESSSSSSSSS….
A estação de trem é menos estressante que um aeroporto. Menos gente, menos filas, menos passageiros revoltados, menos funcionários estressadíssimos.
5 – PESO DA BAGAGEM
Não se preocupe se sua mala está mais pesada que o permitido, o peso é livre! Ou seja, nada jogar coisas fora ou vestir 5 camadas de roupa porque você comprou demais. Fora que as companhias aéreas low-cost sempre ficam regulando qualquer saquinho que você leve além da sua mala de mão na cabine. Aqui, ninguém vai te perturbar com isso.
6 – A ESPERA PELA MALA
O melhor das malas é que você não precisa ficar preocupado se elas foram extraviadas ou se alguém abriu alguma delas para pegar algo, porque ela está com você o tempo todo. E ainda você não tem que esperar pela sua mala na esteira. O trem chegou no destino? Pegue suas coisas e vá embora.
7 – O TEMPO DE ANTECEDÊNCIA
A porta do avião em teoria fecha 30 minutos antes da decolagem. No trem, você pode entrar faltando 1 minuto para que ele saia. Mas não abuse da sorte, geralmente eles são muito pontuais.
8 -O CARIMBO
Se você é do tipo colecionador de carimbos, pegando o Eurostar de Paris a Londres você vai conseguir um novo tipo deles, com um desenho de um trem ao invés do avião de sempre.

9 – A PAISAGEM
Trem não tem turbulência, mas sim um monte de paisagens bacanas pelo meio do caminho. Você vai ver um pouco do Sul da Inglaterra e do norte da França. Fora que você pode ir ao bar do trem, comprar um vinho e ir curtindo a paisagem enquanto lê um livro. Ou seja, é muito mais charmoso.
10 – A ESTAÇÃO
As estações de trem são muito mais bonitas que qualquer aeroporto em Londres ou Paris. A Gare du Nord é grande e impressiona, mas é St. Pancras a mais linda. O relógio gigante e o teto de vidro enorme das plataformas são demais. Na área das lojas, existe um piano que está disponível para que qualquer pessoa deixe mostrar o Chopin que existe dentro delas. Por fora, St. Pancras tem uma arquitetura bem bacana também. E se você é fã de Harry Potter, ainda tem a Plataforma 9 3/4 para visitar.

Se você chegou até aqui nesse texto, é porque está indo para Paris e Londres. Então não perca nossos guias das duas cidades para aproveitar muito mais!