Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Sair de casa para jantar na casa de alguém que você não conhece lhe parece um convite interessante? E se o jantar for em um lugar inusitado como uma livraria, galeria de arte ou quem sabe numa laje em pleno Morro do Vidigal? Ou ainda se for em um lugar que você só vai saber na hora que chegar e cujo menu você não faz ideia do que seja?
Pois essas experiências gastronômicas mais irreverentes e exclusivas começam a ganhar popularidade por aqui, sobretudo por intermédio das redes sociais. A tendência, já bastante disseminada em cidades como Nova York, Londres e na nossa vizinha Buenos Aires, atrai cada vez mais gente.
Conheça algumas opções para convidar seu par e seus amigos e surpreende-los:
A cozinheira Léa Silva, ou Tia Léa, como é conhecida no Morro do Vidigal, recebe desde 2008 até 20 pessoas para almoçar ou jantar na laje da sua casa aos finais de semana. Léa conquistou uma clientela famosa como o rapper Ja Rule, Ana Maria Braga e a socialite Narcisa Tamborindeguy. Além da feijoada famosa, a vista da Praia de Ipanema do alto do Vidigal tornam a refeição mais do que especial.
Site facebook.com/lajedatialea
A casinha localizada numa charmosa vila no coração da Vila Mariana, em São Paulo, é a residência do músico, ator e publicitário Gustavo Araujo. Há 4 anos, predominantemente nas noites de sexta-feira, o Araujo recebe em sua casa e cozinha para cerca de 20 pessoas.
Site nacasadoaraujo.blogspot.com.br
Reservas [email protected]
Criado há pouco mais de um ano no Rio, o empreendimento surgiu da ideia de valorizar a gastronomia brasileira. Seus jantares secretos consistem em reuniões para até 15 participantes que não se conhecem, não sabem o cardápio e nem o local do encontro, até a realização em si. A cada edição, um chef é convidado e desafiado a desenvolver pratos de acordo com um ingrediente escolhido, sempre com a proposta de valorizar a gastronomia brasileira como pano de fundo. Além dos jantares secretos, a Bananal também organiza pop-ups, eventos abertos ao público onde um ingrediente é eleito e três grupos formados por jovens chefs são desafiados a criar novos pratos. Cada edição é batizada com nomes inusitados, como “Peixaria” e “Melanzaneria”, sempre em homenagem à grande estrela da noite.
A chef recebe pessoas para jantar na sua casa, na região da Consolação, em São Paulo, mediante encontros marcados por meio da rede EatWith. A rede permite fazer eventos com data e hora marcadas pela Internet, assim como o pagamento com cartão de crédito. Bia recebe até 20 pessoas para refeições completas, com direito a um bom vinho.
O projeto capitaneado pelo chef Raphael Despirite do conceituado Marcel organiza jantares em lugares inusitados, que não se assemelham em nada aos salões dos restaurantes tradicionais. Os eventos já aconteceram em livrarias, teatros, no Morro do Vidigal, em uma loja de utensílios de cozinha, no depósito de uma loja de móveis, em uma biblioteca pública… No início do mês, o projeto ganhou um filhote, o Knock Knock, um Fechado para Jantar com mais jeito de bar, para as pessoas comerem e beberem em pé.
Site: facebook.com/fechadoparajantar
O segredo é a alma desse projeto do chef Gustavo Rigueiral e da jornalista Larissa Januário. O local do jantar só é revelado no dia, através de um e-mail, podendo ser em uma sala de jantar residencial, um studio de fotografia gastronômica, ou mesmo em um jardim ao ar livre em algum canto da cidade. O menu também é uma surpresa – criado exclusivamente para cada edição, varia conforme o clima e a disponibilidade de ingredientes da época. Para beber: cervejas artesanais escolhidas a dedo para harmonizar com cada prato.
Site: chefaporter.com.br
Um sobrado no icônico Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo, abriga jantares exclusivos capitaneados pela consagrada chef Bel Coelho. O menu degustação de 12 tempos aposta em ingredientes exclusivamente brasileiros.
Site facebook.com/bel.coelho
Reservas [email protected]
A Bá, apelido da Hélia Bispo Sá, há anos recebe amigos e amigos de amigos no seu porão, no bairro do Bixiga, tradicional reduto italiano paulista. Porão sim, pois você passa pela cozinha, desce até o quintal, e lá está o mini-restaurante baiano. Ela recebe de 6 a 25 pessoas por vez, apenas por reserva.
Site facebook.com/patuadabaiana
Reservas [email protected]
A iraniana Nasrin Haddad abre sua casa em SP para um menu degustação de pratos da culinária persa. Destaque para o kashq badenjam, berinjelas levemente cobertas com cebola caramelizada, temperadas com especiarias; e o ranghinack, tâmaras recheadas com nozes cobertas com pistache picado.
Site amigodorei.com.br
Reservas para grupos de até 6 pessoas: [email protected]
Em São João da Boa Vista, a cerca de 220 quilômetros da capital paulistana, o chef Gabriel Vidolin cria um jantar exclusivo para quatro comensais por noite. Os 24 pratos servidos são degustados em três salas diferentes, com ambientação e trilha musical sob medida. Detalhe: o consumo de vinhos e bebidas alcoólicas não é recomendado, devido à utilização de florais e tinturas vibracionais. Prepare-se para uma experiência sensorial inesquecível!
Site leaovermelho.com
Esse texto foi originalmente publicado pelo Paulo Moura, da NOO, parceiro de conteúdo do Chicken or Pasta
* Foto destaque: shutterstock.com / casanisa
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.