Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Vai ter um Zombie Walk perto de você

Data

31 de October, 2014

Share

Há quase um século, a imaginação humana tenta ilustrar como seria um apocalipse zumbi. Desde o clássico White Zombie (1932), que imortalizou Bela Lugosi, nunca mais a ideia de alguém morto sair caminhando vivo saiu da nossa cabeça. Desde então o tema tem sido abordado e explorado por escritores, cineastas, make up artists, performers e apreciadores do mondo bizarro.

Photo 31-10-14 04 41 57 PM

Nos últimos 5 anos, com a modernização dos efeitos especiais, séries de televisão e a rapidez da internet, o tema “mortos vivos” ganhou bastante visibilidade, resultando em uma onda global de caminhadas, onde as pessoas se vestem, se movem e se comunicam como zumbis: pela experiência de sentir-se como um morto vivo ou pela de experimentar a sensação de estar lado a lado de um (ou vários).

O fim está próximo...
O fim está próximo…

Especula-se que a primeira Zombie Walk ocorreu em Outubro de 2003, em Toronto com apenas seis participantes. Em 27 de agosto de 2005 ocorreu a segunda em Vancouver, com pouco mais de 400 participantes caminhando por mais de 35 quadras no centro da cidade. A primeira Zombie Walk  teria sido realizada no Brasil foi em Belém, em 29 de outubro de 2006, entretanto, por ser um evento underground não é possível validar se essa informação é 100%.

O evento se estabeleceu em muitas cidades. Por não haver fins lucrativos, não existe marca, assinatura ou monopólio, o que é ótimo para que o evento se mantenha autêntico e espontâneo. Cada cidade, grupo e organização faz do seu jeito e na data que escolhe.

A caminhada em Amsterdã conta com o apoio da Fox que patrocina o carro de som, que lidera a caminhada desde a praça do Dam (Palácio da Rainha) até o Westerpark, onde continua indoors na antiga fábrica de gás (Westergasfabriek), em formato de festa de Halloween (bilhetes já esgotados).

Photo 31-10-14 04 40 16 PM
A caminhada de Toronto, pioneira e também bastante popular.
Photo 31-10-14 04 38 07 PM
Zumbis portugueses na Zombie Walk Lisboa 2013 e zumbis brasileiras na Zombie Walk SP 2013 (Foto: Celso Marchini)

O que todas têm em comum é a proximidade da data do Halloween ou Dia dos Mortos (Dia de Finados) em que acontecem e na quantidade de zumbis que aparecem. Uns mais vivos, outros mais mortos.  Braaaaaaaaiins.

Zombie Walk Amsterdã 2011
Zombie Walk Amsterdã 2011

Calendário de Zombie Walks 2014 pelo mundo

As que já foram:

Long Beach (24,25,26 de Outubro)
Tijuana (25 de Outubro 2014)
Toronto (25 de Outubro 2014)

As que rolam nesse final de semana:

Estocolmo (31 de Outubro a 1 de Novembro 2014)
Amsterdã (1 de Novembro 2014)
Quito (1 de Novembro 2014)
Cidade do Cabo (1 Novembro 2014)
São Paulo (2 Novembro 2014)
Rio de Janeiro (2 Novembro 2014)
Outras Zombie Walks famosas: Lima, Budapeste, Istambul, Monte Video, Buenos Aires, Lisboa, porém sem divulgação de data para esse ano

Data

31 de October, 2014

Share

Priscilla Cavalcante

A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.