Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Parece que hoje em dia todas as novas boas ideias vem dos ingleses. Em matéria de cultura, então, nem se fale. Nós já falamos aqui sobre o Secret Cinema, que é muito mais que uma platéia assistindo um filme em uma tela. Recentemente eles deram mais um passo a frente e inventaram o Cineroleum, um cinema improvisado em um posto de gasolina abandonado. O projeto saiu das mãos do Assemble Studio, que começou a discutir o que fazer com os mais de 4000 postos atualmente não utilizados só na Inglaterra. Esse, especificamente, na Clerkenwell Road, foi inteiro remodelado só com materiais baratos, aproveitados do lixo ou doados, e o novo design é todo feito à mão pelo próprio coletivo e mais de 100 voluntários. Os assentos, por exemplo, são feitos de chapas de madeira usadas na construção civil, e as cortinas que envolvem o cinema são mantas de forro. Tudo foi trabalhado para criar um cenário de cinema decadente da época dourada.
A experiência de se ver um filme lá é toda paradoxal. Ao mesmo tempo que as cortinas encerram o espaço do anfiteatro, dando a privacidade necessária para a platéia, do outro lado o filme pode ser ouvido para qualquer um que passe na rua. A sensação de terminar o filme, as cortinas subirem e você se ver em um espaço completamente aberto deve ser incrível. O grupo é responsável por outros projetos do tipo, como uma sala de música feita de sacos de entulho, um cinema com área de convivência embaixo de um viaduto, e um divertido escorregador gigante em uma praça pública.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.