Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Turismo na Islândia em crise?

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

13 de August, 2014

Share

O turismo na Islândia nunca esteve tão em alta, por isso mesmo tem causado preocupações e discussões a respeito. Em julho, somente a Icelandair reportou ter transportado para o país 355.000 passageiros durante o mês. Em janeiro de 2014 estimava-se uma população de aproximadamente 325.000 pessoas na Islândia.

Claro que nem todos os 355.000 passageiros são turistas. De acordo com o Icelandic Touristic Board entraram 144.500 turistas na Islândia em Julho/2014, representando um crescimento de 17% em relação a Julho/2013.

Tenho acompanhado as notícias do país desde que voltei de lá, tamanho meu interesse pela Islândia. Desde então eu tenho notado como as notícias foram mudando e, de repente, tudo parece está acontecendo lá ao mesmo tempo, coisas boas e ruins. Turistas que se metem onde não deveriame morrem ou precisam ser resgatados; turista que sai para fazer off-road em área proibida, atola o carro e precisa ser resgatado (mas sobra-lhe uma boa multa de mais de 3.000 euros para aprender a lição); mini-ônibus cheio de turistas cai num rio; discussão sobre aluguel de apartamentos para turistas no centro de Reykjavik, diminuindo a oferta para os locais morarem na região central; área de camping sendo fechada por excesso de turistas numa área mais selvagem; discussões sobre aumento do custo de vida no país e a preocupação de um turismo predador colocando em risco a natureza islandesa, só para citar alguns.

Foto: Photo: Helgi Rúnar Halldórsson - http://icelandreview.com/
Foto: Photo: Helgi Rúnar Halldórsson – http://icelandreview.com/

E a Islândia é pura natureza. Quem vai para lá, vai para ver vulcões, lagos, praias de areia negra, geleiras, baleias, pássaros que só tem lá, cachoeiras, geysirs, montanhas, etc.

foto: Tsuguliev - shutterstock.com
foto: Tsuguliev – shutterstock.com

Hrunalaug, uma das piscinas naturais mais procuradas pelos turistas no sul do país, fica dentro de uma propriedade particular. O acesso é gratuito, mas o número de visitantes diariamente tem agredido a área. Os proprietários do lugar disseram em entrevista, que hoje não conseguem mais usar o local pois está sempre cheio. Eles não sabem se transformam o lugar num negócio oficial ou se simplesmente fecham o acesso à piscina.

Há discussões sobre cobrança de taxa de acesso em lugares mais populares, mas por enquanto nada foi fechado, o que pode garantir uma melhor infra-estrutura e manutenção do local. Há até discussões mais acaloradas sobre ter um controle maior do número de entradas de turistas no país (não oficiais) ou mesmo cobrança de taxa, como é feito em Fernando de Noronha.

O turismo salvou a Islândia da bancarrota, quando seus 3 principais bancos quebraram, em 2008, causando prejuízos de cerca de 4 bilhões de euros para o Reino Unido e Holanda. Em 2010, após a erupção do vulcão Eyjafjallajökull foi quando o Turismo começou a crescer de vento em popa. Hoje o turismo é a principal economia islandesa. Antes disso, lá por 2006 o turismo já começou a avançar por pessoas que buscavam por turismo ecológico ou para ver baleias.

Blue Lagoon foto: http://commons.wikimedia.org/
Blue Lagoon foto: http://commons.wikimedia.org/

O vôo que eu peguei de Londres para Reykjavik não tinha um lugar livre sequer. Era inverno, quando a Islândia é menos procurada. Ainda assim alguns hotéis estavam lotados, restaurantes, bares, cafés em Reykjavik com filas de espera; visitar uma caverna de gelo só rolou porque uma turma não chegou a tempo, caso contrário não teríamos conseguido lugar em nenhum dos tours disponíveis.

A discussão é super válida, pois sabemos muito bem os benefícios e malefícios do turismo. Aparentemente essa discussão vai longe. É interessante acompanha-la por aqui, em especial lendo os comentários, muitos feitos por islandeses ou moradores da Islândia. O país está entre um dos mais caros do mundo, mas isso não tem inibido esse turismo em massa. O problema em inflacionar preços no geral, prejudica em especial quem vive no país. O interesse pelo turismo na Islândia é relativamente recente comparando com outros lugares, por isso há muito mesmo o que “arrumar” por lá. Só torço para que o turismo não prejudique, como tem prejudicado um pouco, um país tão incrível como a Islândia.

A Islândia foi considerada o país mais pacífico do mundo, no último Global Index Peace, seguida pela Dinamarca e Áustria.

Caso tenha oportunidade vá conhecer a Islândia o mais rápido que puder. Você pode conferir aqui nossas dicas para fazer uma road trip. Caso faça uma road trip, tenha o cuidado de pesquisar lugares que pode e não pode entrar, além de verificar se há lugares com algum risco no momento, como o glacial Sólheimajökull, a área do Mývatn e o recém-aberto Askja, que ficou fechado por um curto período.

viti-askja

*foto destaque CARLOS GOMEZ PEREZ – shutterstock.com

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

13 de August, 2014

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.