Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Quantos países existem no mundo? A pergunta não é tão fácil de responder. Cada país tem seu próprio entendimento do que é um país autônomo. Por isso a conta pode variar de 189 a 196. A ONU hoje tem 193 membros, então acho que podemos usar esse número como referência. Agora a pergunta do milhão: quantos países você já visitou? Ou melhor, quem é a pessoa que mais viajou no mundo?
Existem alguns grupos internacionais que mantêm a lista das pessoas que foram e para onde foram. Tem o Circumnavigators Club, o Travelers Century Club, o TheBestTraveled… O mais conhecido, e mais completo, é o MostTraveledPeople. Isso porque eles contam não só países, mas também territórios, regiões autônomas, enclaves, ilhas separadas geograficamente e grandes estados e províncias. Esse grupos conta então que o mundo se divide em 875 lugares para se visitar. E agora eu pergunto de novo, quanto do mundo você conhece?
O cara que mais viajou no mundo, segundo eles, é Don Parrish, um americano aposentado de Downers Grove, Illinois. Ele já visitou 839 locais listados, ou seja, 96% do planeta. Imagine que o que não falta para ele é história para contar. No site dele tem de encontro com a Margareth Thatcher, até uma viagem de 100 circunavegações ao redor da Antártida para comemorar o centenário da chegada do norueguês Roald Amundsen ao Polo Norte.
Nessa entrevista de 2010, com Parrish e Robert Bonifas (ranqueado terceiro hoje), ele fala que desde pequeno ele se interessou por viagens, principalmente por conta da sua coleção de selos. Ele acha que viajar é a melhor forma de te fazer entender o mundo e o porquê de alguns países serem ricos e outros tão pobres. E Bonifas diz que o lugar mais perigoso que já visitaram é Mogadishu, capital da Somália.
Uma coisa que achei muito legal do The Best Traveled é que você pode fazer um perfil e ir marcando os lugares que você já visitou. As áreas azuis vão ficando verdinhas. O meu mapa ainda é bem pobrinho. Mas se depender só a minha vontade, logo logo ele fica bem verdão. Mas para a Somália eu já decidi que não vou não.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsTassenmuseum! Na lista há 13 anos … :D
agora se inspira, vá conhecer e conta tudo pra gente depois :)
Opa, esse post eu não podia deixar de comentar né! ;)
Fiz meu cadastro e comecei a montar meu mapa. Fica legal mesmo! Mas dá uma sensação de que falta tanto ainda…
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.