Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Uma pergunta sem resposta simples, quanto vale uma milha? Como você sabe se uma promoção para ganhar milhas é uma boa ou uma pegadinha?
Vamos ver exemplos de promoções para ganhar milhas e quanto você estará pagando para cada milha.
O primeiro exemplo chegou um tempo atrás no meu email. Uma promoção do Itaú onde você poderia optar pagar 4% extra em cima das compras que valem milhas. Em contrapartida ganha o dobro de milhas. Essa fica fácil para fazermos um cálculo de quanto cada milha extra está custando. Uma formula não é muito complicada nesse caso.
( Valor extra em cima das compras / Milhas acumuladas ) = custo por milha
Como cada compra vai ter uma cobrança extra de 4%, pagaremos 4 centavos a mais para cada Real gasto. Então temos compra em BRL multiplicado por 0,04. A compra em BRL vai ter que ser dividida pelo valor do USD e o resultado multiplicado pela quantidade de milhas extras (não o total) que estamos ganhando na promoção. Ou, mais claro: (COMPRAS EM BRL / CUSTO USD) * (Valor em milha para USD).
Se dividimos o extra que estamos pagando na fatura pela quantidade de milhas que estamos ganhando teremos o custo por milha.
( COMPRAS EM BRL * 0,04 ) / ((COMPRAS EM BRL / CUSTO USD) * (Valor em milha para USD)) = custo por milha
Se o valor do USD está em 2,5, quando colocamos os números dessa promoção, o resultado é:
Custo por milha Cartão Gold (que passa a acumular duas milhas ao invés de uma para cada USD)
( (1*0,04) / ( (1/2,5) * 1 ) ) = 0.1 BRL / Milha
Custo por milha Cartão Black (que passa a acumular quatro em vez de duas para cada USD)
( (1*0,04) / ( (1/2,5) * 2 ) ) = 0.05 BRL / Milha
Como estamos considerando apenas a promoção, esses números não consideram o custo de adesão no programa de milhas que podemos considerar dissolvido entra as milhas que você já estaria ganhando e não entram na conta. A promoção favorece o cartão black, como o cartão acumula o dobro de milhas, o custo cai para metade.
Como outro exemplo, o clube Smiles está dando 3000 milhas na adesão. O primeiro mês custa 30 BRL e te dá 1000 milhas mais as 3000 de bônus, então cada milha nesse caso custa apenas 0,75 centavo. Se mantendo como membro na clube, você ganha 1000 milhas por mês pagando 30 BRL ou seja, 0,03 BRL por milha.
Então vimos que o custo da milha varia e é provável que as suas milhas adquiridas tiveram custos misturados. Mas para saber quanto vale você gastar para adquirir uma milha, será necessário fazer uma estimativa de quanto seria o retorno das milhas.
Por exemplo, uma tarifa típica de ida e volta na classe econômica para Paris. Você gasta 70.000 mihas, enquanto uma tarifa promocional pode sair por cerca de 2400 BRL. Como pagaremos as taxas de embarque de qualquer forma eles não entram na conta.
Custo da passagem em BRL / Custo da passagem em Milhas = Valor por milha
2400 / 70.000 = 0,034 BRL
Se decidir pegar uma passagem de classe executiva, fica em torno de 170.000 milhas ou 8500 BRL:
8500 / 170.000 = 0,05 BRL
Então dá para perceber que o desempenho da milha depende de vários fatores.
Uma milha não tem um valor absoluto, depende do uso que se faça dela. Fazer um upgrade, pegar uma passagem ou quarto de hotel dão valores diferentes para as milhas.
Para quem não tem muita flexibilidade e precisa viajar em dias de pico, a milha acaba sendo bem difícil de conseguir usar. No final, uma milha não usada tem valor nenhum. É algo para levar em conta.
Então, para ter um retorno real das milhas, é preciso fazer as contas. Em alguns casos seria melhor abrir uma poupança e guardar 100 Reais por mês para pagar as viagens. Sugiro fazer os cálculos que se aplicam no seu caso, para avaliar os programas e promoções de milhas.
foto destaque: shutterstock.com / conejota
Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.