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Os segredos mais bem guardados por pilotos e aeromoças

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

27 de March, 2014

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Tudo começou com uma pergunta no Reddit: Comissários de bordo, pilotos, ou engenheiros, quais são os segredos que passageiros não sabem quando voam? rendendo mais de 11 mil comentários. Nós separamos algumas das que mais chamaram a nossa atenção, mas já avisamos: Alguns fatos são bem curiosos, já outros farão você ficar deprimido – o próprio autor da pergunta no Reedit se mostrou arrependido de ter começado a thread, já que ele tinha uma viagem próxima

Água

O conselho da maioria deles é: só beba água que vier de uma garrafa. Segundo um empregado da Lufthansa: “NUNCA beba água em uma aeronave que não veio de uma garrafa. Nem sequer TOQUE. A razão é porque as portas onde limpam o lavatório e reabastecem a aeronave com água potável estão apenas a passos de distância e, por vezes, feitos na mesma hora pelo mesmo cara. Nem sempre, mas se você não está na observação de rampa, você nunca vai saber.” Isso infelizmente inclui a água do seu cafezinho ou chá. Segundo uma outra pessoa: “A água potável, que é utilizada para fazer o café, chá, etc, NUNCA deve ser consumida. Os tanques de retenção nesses aviões, por vezes, tem mais de 60 anos e nunca são limpos. Eles acumularam tanta sujeira esverdeada nas paredes que em alguns lugares pode ter centímetros de espessura. Este é um fato conhecido por todos os funcionários de uma companhia aérea.”

Eletrônicos

Os pilotos concordam que nenhum eletrônico é capaz de derrubar um avião. O problema maior que eles causam é a interferência que irritam os pilotos. “Minha irmã é uma aeromoça, ela fala que depois que pede a todos para desligar os aparelhos eletrônicos, ela vai para a parte de trás, pega o telefone e começa a enviar sms.”

Lavatórios

Jordan Tan / Shutterstock.com
Jordan Tan / Shutterstock.com

Esse eu aposto que todo mundo vai dar uma procurada no próximo vôo: Você pode abrir o lavatório do lado de fora. Existe um mecanismo de fechadura escondido atrás da plaquinha de proibido fumar da porta. Para abrir, basta levantar a plaquinha e deslizar o parafuso.

Malas

Sim, elas são maltratadas, nem um adesivo de Frágil vai salvar sua mala: “Se diz “frágil”, joga-se com mais força. Se diz “este lado para cima”, vai estar de cabeça para baixo. Temos que colocar carga e mais de 100 malas no bagageiro. Tem que encaixar de qualquer forma … “. E, mulheres, se forem levar algum “brinquedo” na mala de mão, não esquecer de tirar a bateria: “Mulheres: se você tiver um “brinquedo” em sua mala, retire as pilhas. Porque se eu estou carregando a sua mala, e eu ouví-lo vibrando eu tenho que dizer ao meu chefe. Então meu chefe tem que vir te levar para fora da aeronave e você tem que abrir a sua mala e desligar o brinquedo na frente de um monte de homens adultos rindo.”

Mais espaço

Um truque para você ter mais espaço: “No assento do corredor ou janela: Passe a mão ao longo da parte de baixo do apoio de braço, perto da articulação você vai sentir um botão. Aperte-o e ele vai levantar. Com isso você ganha uma tonelada de espaço no assento da janela e faz sair para corredor muitíssimo mais fácil.” Alguém já tentou?

Gorjetas

“Minha namorada é uma comissária de bordo. NINGUÉM dá gorjetas para comissários de bordo. Se você der a sua CB uma nota de cinco com a sua primeira bebida, você provavelmente vai beber de graça o resto do vôo todo.” Ah, e se você der suas revistas já lidas para eles, eles te amarão para sempre.

Limpeza

Crédito foto: StudioSmart / Shutterstock
Crédito foto: StudioSmart / Shutterstock

Como já esperávamos: tudo é uma sujeira danada: “Eu trabalhei para a Southwest como comissário de bordo. Os cobertores e travesseiros? Sim, eles são apenas dobrados e colocados de volta no saquinho entre vôos. Eu só vi cobertores limpos em um primeiro vôo de manhã em uma cidade de provisionamento. Além disso, se você já espalhou seus amendoins em sua bandeja e comeu, ou apenas tocou sua bandeja, você provavelmente comeu cocô de bebê. Eu já vi mais fraldas sujas nessas bandejas do que comida. E essas bandejas, sim, nunca as vi sendo limpas ou higienizadas alguma vez.”.  Ah, e os fones de ouvido também não são novos: eles são recolhidos após o vôo, enviados para “limpeza” e colocados em saquinhos de novo.

Agora você já sabe, no próximo vôo: não beba café, leve seu fone de ouvido e dê cincão para a aeromoça! E boa viagem!

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

27 de March, 2014

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Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

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Comentários

  • Bem de fato. Existem tatas coisas que não vemos e usamos sem saber… Os cuidados. As vezes nem sabemos os produtos que compramos. Como eles são manipulados. Porém corremos grandes riscos. Em tudo…

    - Maurício Neves
  • Alguns pontos interessantes sob o ponto de vista de um comissário:

    Eletrônicos: a proibição de uso em voo sob o argumento de interferência está desaparecendo no mundo todo, mas ainda é preciso respeitar o que pede cada cia., que está sujeita à legislação do seu país de bandeira. A legislação só muda depois de estudos, comprovação etc. e tal, então isso leva algum tempo. A tendência é a liberação total, mas o grande motivo pelo qual continua sendo legal evitar o uso de aparelhos e fones de ouvido nas fases de decolagem e pouso tem relação com o seu tempo de resposta a uma emergência. Quanto mais distraído (ex.: cochilando com o fone de ouvido), mais tempo você leva para perceber uma situação anormal e reagir a ela.

    Lavatórios: não é de se espantar que a gente possa abrir a porta por fora. A tripulação precisa ter acesso ao toalete por conta de inúmeras situações, entre elas o disparo do alarme do detector de fumaça e a verificação da presença de passageiros desmaiados após uma despressurização.

    Mais espaço: na maioria das vezes o truque do braço da poltrona funciona mesmo, mas esse botão (que na verdade pode ser uma “chavezinha” que vc precisa pressionar pra cima ou pra baixo) pode estar tão escondido no corpo do braço da poltrona que a gente desiste de encontrar.

    Gorjetas: são proibidas e é um assunto que entra numa questão ética bastante delicada por conta da responsabilidade e da autoridade que a tripulação exerce sobre os passageiros. Fora que “dar cincão” pra beber de graça o voo todo não faz sentido por dois motivos: primeiro porque, se a bebida for paga, as cias. têm o controle da saída do serviço vs. o faturamento do voo, ou seja, é sinônimo de encrenca. E depois porque, mesmo que a bebida seja de graça, passageiro alcoolizado é um problema sério para as tripulações. Muitas vezes é uma história que termina com a presença da Polícia Federal a bordo e a detenção do passageiro. Não conheci colega em sã consciência que fosse capaz de achar que embebedar passageiro fosse boa ideia. Não é, nunca foi e nunca vai valer qualquer cincão, dezão ou vintão, pode confiar.

    ;)

    - Rod Sánchez
    • Rod! Valeu pelas informações! Já recebi alguns comentários de pessoas que trabalham com isso e acho interessante ver o que de fato rola ou não!

      - Daniella Valentin
  • Avião de 60 anos, que exagero.

    - Pedro Rodrigues
    • Mais ou menos isso sim! Os Boeings 737, os aviões mais populares e utilizados no mundo, começaram a ser produzidos na década de 60 e continuam em operação.

      - Gabriela Paula Souza
      • Você está enganada, sugiro uma pesquisa mais aprofundada em aeronaves, principalmente na família 737, a primeira geração (100) foi aposentada em 98.

        - Pedro Rodrigues
        • Pedro, a Gabriela esta certa. Somente o B737-100 saiu de operação, foram poucas unidades fabricadas e tratava-se de um turbojato, e não turbofan (hoje isso é inviavel para qualquer Cia Area). O B737-200 entrou em serviço no mesmo ano que o B737-100 (1968) e continua voando!

          - Alexandre
          • Mas é tão, mas tão difícil encontrar um duzentinho em operação por aí que as pessoas não precisam se assustar com essa info de aviões com 60 anos de uso. No Brasil, então, nem o 300 opera mais. A frota da Gol é toda de 700 e 800 e os mais antigos datam de aproximadamente 1996~1997. De qualquer forma, o grosso da frota é de aviões zero-bala, vindos de fábrica a partir de 2006. Uma breve pesquisa na lista de Boeings 737-200 em operação no mundo todo mostra que só companhias pequenas, geralmente de países pobres, ainda operam o modelo no transporte de passageiros. Link:
            http://www.planespotters.net/Production_List/Boeing/737/737-200/?sort=status&p=2

            - Rod Sánchez
            • Como é bom ler respostas de quem sabe o que está falando!
              (sem ironia)

              - Eduardo Gregório
  • Nunca mais vou beber café/chá ou lavar minha mão num avião. x_x Vou levar um estoque de álcool em gel

    - Paula A.
  • Vou tentar essa do braço hoje.

    - Ely San Felipe
    • Conta pra mim se funciona??? Ah, e dê uma olhada na plaquinha do banheiro tb?? hahaha

      - Daniella Valentin
      • Tenho 1,90. Já fiz isso várias vezes. Em voos de 10 horas pros EUA, isso é coisa linda de Deus.

        - fermattei
        • Opa, bom saber!

          - Daniella Valentin
      • Tb quero saber dessa! só escolho janela! essa da paquinha é quente, vi uma vez eles travando e destravando por fora um banheiro que estava “inadequado ao uso”rs

        - Ricardo Drozdowski Junior

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