Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Depois de muitos anos de testes, o Maglev, trem de altíssima velocidade japonês, fez o percurso de 27 milhas entre as cidades de Uenohara e Fuefuki com passageiros comuns. Nesse primeiro percurso, o trem atingiu mais de 500km/h. Os 16 vagões podem carregar até mil passageiros de uma vez, e cortam o tempo de viagem em quase metade, se comparado aos trens de alta velocidade já conhecidos. O Maglev usa a tecnologia de trilhos eletromagnéticos, que fazem o veículo levitar. Isso quer dizer que o trem praticamente não encosta em nada enquanto viaja, e a única força segurando-o de viajar ainda mais rápido é o atrito com o ar.
O Japão é conhecido pela dedicação no desenvolvimento de transporte de alta velocidade justamente por conta da enorme demanda. Já em 1964, eles lançaram a primeira versão do trem-bala, que começou a operar nas Olimpíadas de Tóquio. Desde então, eles evoluíram a própria tecnologia para chegar no famoso trem-bala, que chega a já impressionantes 320km/h. A linha central do país – a Tokaido Shinkansen – é a mais movimentada do mundo, e transporta 151 milhões de pessoas por ano.
Esse vídeo explica como funciona essa nova leva de trens, que deve facilitar nossa vida.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.