Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Essa semana é uma das mais importantes para o design no Brasil. Quinta-feira, dia 14, começa o São Paulo Design Weekend, e vai até domingo, 17. São só quatro dias, mas esse final de semana prolongado conta com centenas de eventos, instalações, palestras, lançamentos de produtos, visitas guiadas, exposições, instalações, e claro, festas. Tem tanta coisa bacana acontecendo que é difícil montar um roteiro. Mas o primeiro passo para se organizar é baixar a programação completa no site oficial.
Tudo que vai acontecer está distribuido em 4 áreas chamadas distritos:
– O Distrito Gabriel acontece ao longo da Al. Gabriel Monteiro da Silva, o famoso corredor das lojas de móveis da cidade. Começando na esquina da Rua Estados Unidos, até o cruzamento com a Faria Lima, a rua vai ferver com a quantidade de coisa que vai ter para ver. O jeito vai ser percorrê-la a pé e ir entrando em tudo. Os destaques, na minha opinião, são a exposição de arte contemporânea da Breton, com obras de Paul Wright e Henry Moore, e o espaço do Brazil S/A, que terá 3 exposições simultâneas, uma com design brasileiríssimo, uma contando a história dos banquinhos de madeira, e a última com peças importantes de Baccarat. Lá também acontecerá uma sunset party no sábado.
– O Distrito Paulista e Jardins aproveita todo o burburinho de um dos bairros mais bacanas da cidade para falar sobre design. O icônico Conjunto Nacional vai receber o Viva Design, com exposições e atividades como safáris urbanos e e laboratórios, o fórum Design-se, com uma série de palestras, e o Viva Gastronomia, com chefs renomados. Por ali ainda tem exposições na Galeria Nacional e na Casa Electrolux, lançamentos em lojas como a Punto e Filo, Ovo e Passado Composto Século XX (com mestres do design tupiniquim), e um bate papo com visita guiada ao novo ateliê dos arquitetos Guto Requena e Mauricio Arruda (mas corre que só tem 20 vagas!).
– O Distrito Vila Madalena tem foco voltado para o ateliê dos artistas. Muitos deles abrem as portas para mostrar o trabalho e interagir com o público. É o caso da ceramista Kimi Nii, o Estúdio Rosa Pinc, o Superlimão e o designer Sergio Fahrer. Fora isso, a Galeria Prototype lançam duas expos de design contemporâneo, e a Choque Cultural promove o Passeio pelo Parque da Vila, para pedestres e ciclistas. E por último, a Design House é imperdível, uma casa tomada por uma exposição experimental de design.
– E o último distrito abrange várias regiões, incluindo a Barra Funda, Perdizes e o Morumbi. O D&D Shopping recebe exposições organizadas pelo BoomSPDesign. No Brooklin, a ABD montou uma gincana do design pela região. o Shopping Cidade Jardim recebe intervenções de Marko Brajovic, Espírito da Polônia e o coletivo Invasão. O Museu da Casa Brasileira tem expo do Hugo França e da Marcenaria Baraúna. O Senac Santo Amaro montou um ciclo de palestras. E o IED montou uma feira de livros de design com descontos a partir de 40%. Isso tudo e mais um monte de coisas, tem que ver.
Já deu para sacar que tem programa para todos os gostos, bolsos e regiões. Mas duas coisas que acho que serão imperdíveis, mesmo para quem não é muito ligado nesse mundo. Uma é a Praça Victor Civita, em Pinheiros. Além de linda e totalmente construída com conceitos sustentáveis, ela recebe um monte de atividades. Dia 13 tem expo e lançamento do livro do designer Jader Almeida. No dia 14, as 20h, tem o Cine na Praça, que exibirá Blade Runner com entrada e pipoca gratuitas. E dias 16 e 17, o Senac monta a intervenção Crossover, com instalações-performance com a participação do público. Fora isso, você ainda poderá ver a expo Banco Blocos, da Caesarstone, e a intervenção Bicicletário, desenvolvida pelo DW junto com o Marko Brajovic, e que ficará de presente para a cidade.
A outra é imprescindível depois de tanta bateção de perna. O Circuito Gastronômico Gabriel Food Trucks. A Gabriel será tomada por uma série desses queridinhos da comilança atual, como todo tipo de comida: de italiano a japonês, de sorvete a café. Os trucks vão funcionar de 14 a 17, das 11h às 18hs. Para saber o que vai ter, só precisa pegar um mapinha disponível nas lojas patrocinadoras da ação. Não dá para perder.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.