Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Na semana passada, o escritório de arquitetura inglês Grimshaw anunciou o projeto do novo aeroporto de Istambul, que vai surpreender tanto pelos números quanto pela beleza. Com uma terreno ocupado de cerca de 100 hectares, este será o maior aeroporto em uma única edificação do mundo. Ele poderá receber até 150 milhões de passageiros por ano. Para se ter uma ideia, o aeroporto mais movimentado do mundo em 2012 e 2013 foi o de Atlanta, que recebeu um pouco mais de 93 milhões de passageiros no ano passado. Isso vai bem de encontro com as ações que a Turkish Airlines tem feito para se tornar forte concorrente nas viagens que ligam o Oriente e o Ocidente. Ou você ainda não reparou nas tarifas super competitivas que eles tem oferecido para nós brasileiros a caminho da Ásia?
O projeto, que foi desenvolvido em conjunto com mais dois escritórios (o norueguês NordicArch e o também inglês Haptic Architects), é incrível. Todo o espaço vai ser coberto com uma única cobertura, inteira abobada, e com várias clarabóias distribuídas em pontos chave para garantir a luz natural até nos espaços mais centrais. Ele vai ser construído às margens do Mar Negro, a 20km da cidade, mas vai ser totalmente integrado à rede de trens e metrô de lá. A primeira parte da obra já vai começar e deve ficar pronta em 2018, atendendo já a 90 milhões de passageiros.
O Grimshaw também é responsável pelo projeto do aeroporto de Zurique, na Suíça, e o recém-inaugurado projeto do novo terminal do aeroporto de São Petersburgo, na Rússia. Só o teto dourado todo dobrado dele já me fez ficar com vontade de incluir a cidade em uma próxima viagem.
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.