Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Todo dia tem novidade na internet para facilitar a vida do viajante. Impressionante é lembrar que há pouco mais de dez anos, as passagens de avião eram um papel preenchido a mão com caráter de documento que vale a vida, reservas de hotel eram feitas via fax em ligação internacional e ninguém saía do país sem uma pochete de dinheiro escondida na calça. Eu mesmo já reservei um albergue em Madrid por carta! Ainda bem que hoje tem muita ferramenta por aí que ajuda a gente a montar todo nosso roteiro em alguns pequenos cliques.
Para fazer reservas de hotel, tem muito site já conhecido. Eu gosto de usar o Booking e o Hotels porque eles sempre tem ofertas que você não paga nada pela reserva e pode cancelar até um dia antes do check-in. Ótimo para ter um plano B na manga, enquanto procuramos por opções mais interessantes. Os sites de passagens aéreas também oferecem reservas de hotel. Mas eu desconfio um pouco dos achados deles, já que esse não é o foco.
Mas acabei de descobrir uma ferramenta que está ainda no começo, que parece bacana. O Travel Pony se vende como o lugar para encontrar os melhores deals na hora de reservar hospedagem. Eles juram de pé junto que eles acham sim promoções mais interessantes que qualquer um desses sites conhecidos. E o melhor, eles não cobram nada por isso, e não tem nenhum tipo de vínculo com os anunciantes. A idéia dos caras é criar uma grande rede de boca-a-boca que, convenhamos, é a publicidade mais antiga e autêntica do mundo.
Funciona assim: você se loga pelo Facebook no sistema deles, faz a busca, fecha a reserva, e conta sua experiência para seus amigos na sua timeline. Eles contam com que o falatório vai gerar mais interessados na rede, e consequentemente mais hotéis parceiros. Por enquanto, eles tem uma lista grande de cidades americanas, e pontos mais conhecidos na Europa. Mas a lista está aumentando rapidamente. E eles focam em hotéis de médio a alto padrão, então se você está procurando aquela cama baratinha de albergue, aqui talvez não seja teu lugar.
Li de algumas pessoas que compararam preços com os mesmos hotéis em sites comuns, e acharam descontos de 10 a 70% nas tarifas. Confesso que fiz algumas buscas simuladas e vi descontos, mas nada tão incrível. Mas talvez o que eles precisem agora é exatamente isso, gente falando sobre, para fazer a coisa bombar.
Se alguém aí já usou, conta para nós como foi.
*Imagem: Loic Djim
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsEu acho que vocês vão gostar de conhecer o Festivalando http://festivalando.com.br/
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.