Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Leite de coco, capim limão e caldo de frango fazem qualquer caldo quente ter cheiro de feira suja de Bangkok. (Ah sim, importante citar que cheiro de feira suja de Bangkok é delicioso!) E parecem água turva mesmo, as sopas tailandesas não são cremosas.
Tailandês não tem medo de misturar ingredientes. Ao contrário, mistura coentro com manjericão, caju com pimenta, alho com cebola (das pequenininhas) limão kafir com capim limão. Gengibre (mentira, é galanga, mas você não vai achar por aqui). E cada um faz o seu, então não tem muito essa de “receita exata de Tom Yum” – assim como toda mãe tem seu segredo para o estrogonofe.
Por fim, pimenta. Quando você achar que estiver bom, triplique a quantidade.
Prove. Se conseguir respirar, coloque mais pimenta.
Das sopas tailandesas, a mais tradicional e minha favorita é Tom Yum. É uma das coisas mais fáceis e gostosas do universo. É conhecida por uma sopa “Picante e Azeda”, hot and sour. Quando a pimenta encontra o limão.
Ir às compras. Você acha esses ingredientes em Empórios da vida. Em São Paulo, só ir na Liberdade na Towa que com certeza irá encontrar.
Molho de peixe, esse da foto é o mais comum, mas pode ser qualquer um. Você substitui sempre o sal pelo Nam Pla. E dura quase para sempre!
Claro que se conseguir o talinho de verdade é melhor, mas o desidratado é excelente para ter em casa sempre.
Essa só dá para achar desidratada mesmo.
2 tigela de água
1 caldo de frango (não precisa fazer, mas compra um bom, ‘pelamor’… não vai ‘me comprar’ Knorr!)
1 cabo de capim-limão (atenção atenção atenção: capim limão é o mesmo que capim cidreira, mas não é o mesmo que erva cidreira. Explicação aqui)
6 folhas de limão kafFir
1 pedacinho de gengibre
2 pimentas dedo de moça
3 cogumelos (gosto de usar o shitake, na Tailândia eles são maiores e bem molinhos)
½ cebola
6 camarões grandes (ou mais se forem pequenos)
1 colherzinha de açúcar
2 de molho de peixe (atenção atenção: nam pla, ou molho de peixe, substitui sempre o sal!)
1 espremida de limão
Coentro a gosto (sem não gostar de coentro, fuja de comida tailandesa!)
Mais pimenta!
Depois de ter os ingredientes em casa, a preparação leva menos de 10 minutos.
Coloque a água no fogo, misture o gengibre, folha de kafir limão, o caldo de frango e pimenta. Deixe lá ferver uns minutinhos (uns 3 ou 4).
Misture o tomate picado, a cebola e o cogumelo. Diminua o fogo, coloque o molho de peixe, limão e pimenta (de novo).
Coloquei o camarão (que cozinha em uns 4 minutos). Eu costumo incluir broto de feijão, que acho excelente pela crocância e sensação de que você não está tomando só água.
Finalize com coentro e, se quiser, cebolinha por cima.
Se você acertou, ela deve ter sabor de maravilha quente, e escorrer o nariz de tanta pimenta. Senão, só ajustar na próxima para o seu paladar.
E se você é desses, vale comentar: gostosa, nutritiva, termogênica e pouquíssimas calorias. Ou seja, é o elefante branco do nosso inverno.
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.