Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Mundo na Mesa: Gravlax

Quem escreveu

Jo Machado

Data

31 de October, 2014

Share

A receita dessa semana vem lá das terras do Ola, onde o mar é frio e os peixes são super presentes na mesa cotidiana. O Gravlax é um prato típico dos países nórdicos, a origem do nome é algo como “salmão enterrado”, que explica como esta receita nasceu: pescadores que enterravam os peixes na praia para curar e conservar. Mais uma iguaria que surge da necessidade de conserva, como outras tantas. Como você pode perceber, o prato é curado, o que implica em um tempinho de espera. Ou seja, semana que vem você se delicia com essa maravilha saudável e prática. Mãos à obra?!

Ingredientes

1 peça de filé de salmão fresco – (+ ou – 1 kg)
500g de sal grosso
3 colheres sopa de açúcar mascavo
1 colher sopa de pimenta do reino moída na hora
1 punhado de dill fresco picado (no Brasil, dill é conhecido como endro!)
3 rodelas de limão siciliano
3 colheres sopa de Aquavit* – Aquavit é uma bebida tradicional da Escandinávia, que pode ser substituída por vodka de boa qualidade

*ingrediente opcional

salmao+dill

Modo de preparo

Corte a peça de salmão ao meio, no sentido longitudinal. Coloque uma das metades cortadas numa tábua, com a pele para baixo. Faça um tempero, usando o sal,o açúcar e a pimenta. Jogue a metade deste tempero por cima do salmão. Depois, polvilhe o endro e regue o peixe com Aquavit. Forre uma travessa de vidro com papel filme. Use papel filme suficiente para cobrir toda a travessa.

Sobre a metade restante do salmão, polvilhe o tempero feito. Coloque esta metade sobre o salmão, com a pele para cima. Cubra a travessa do salmão com o papel filme. Coloque algo pesado sobre o salmão para que ele fique pressionado.

salmao+dill-ok-2

Deixe o peixe na geladeira por 24 a 36 horas, virando a cada 12 horas. Na hora de servir, separe os filés e, com cuidado, remova o sal, o açúcar e o endro (use um pincel de cozinha ou papel absorvente). Usando uma faca afiada, corte o salmão em fatias bem finas. O Gravlax pode ser servido sozinho ou com torradas e creme azedo. Além de ser uma ótima opção como base para sanduíches e saladas!

gravlax-pronto

Smaklig måltid!

Foto capa por LDprod – Shutterstock

Quem escreveu

Jo Machado

Data

31 de October, 2014

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.