Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Fomos ontem convidados para o lançamento oficial do novo menu dos vôos da KLM, criados pelo premiado Rodrigo Oliveira, o chef por trás do badalado Mocotó e agora, Esquina Mocotó, onde rolou a degustação dos pratos. Só pelo local, nem precisa dizer que fomos lambendo os beiços.
A parceria não poderia vir num momento mais apropriado, afinal estamos nos aproximando da Copa do Mundo. Perguntamos se era proposital, mas aparentemente foi uma mera coincidência, já que a conversa com o Rodrigo já vem rolando há um bom tempo. Mesmo assim, durante os meses de maio e junho, a Classe Executiva vai poder escolher entre 6 rótulos de vinhos selecionados pela sommelier Monique, simpaticíssima, de países que participarão da competição. Os dois tintos são francês e argentino, e os brancos são brasileiro, espanhol, alemão e holadês (sim, eles produzem vinho!).
A boa notícia é que pelo menos o menu não se restringirá à Classe Executiva, diferentemente dos demais menus assinados por chefs internacionais. O menu já está sendo servido nos vôos que partiram de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo rumo à Amsterdam.
Outro fato inusitado é levar a bordo pratos típicos como os servidos no Mocotó, já que a tarefa não é muito simples. O Rodrigo contou que foi um baita desafio traduzir a cozinha do restaurante para o universo da aviação, afinal sabemos que há limitações, mas se teve uma restrição que ele não teve na hora de elaborar o cardápio, foi financeira. Para o Rodrigo foi importante também poder fazer o menu para a classe econômica, pois fica alinhado à própria filosofia do Mocotó, que é o da inclusão. E como ele afirmou, o céu sempre foi o limite e, literalmente, ele chegou lá. Confira o menu, que será servido até 30 de junho, quando será lançado um novo menu. O contrato é de um ano, com o cardápio sendo alterado a cada 3 meses.
Os nossos eleitos foram o cuscuz de entrada, nhoque ou escondidinho de prato principal e o doce de leite de sobremesa.
Cuscuz Caiçara e Folhas do Jardim
Prato típico do sudeste brasileiro, cuscuz de milho com camarão, legumes salteados e capuchinha.
Salada Folhas e Frutas
Salada de folhas, palmito pupunha, maçã fresca, fruta liofilisada e macadâmia. Servida com vinagrete de mel e limão.
Balotine de frango com arroz e legumes
Coxa e sobrecoxa de frango desossados e recheados com o próprio frango suavemente temperado, servido em seu próprio molho acompanhado de arroz de abobrinha – arroz basmati, abobrinha, tomate e ervilha.
Gratinado de mandioca com carne-seca e requeijão
O clássico brasileiro feito com purê de mandioca, recheado com carne-seca desfiada e requeijão cremoso. Gratinado com queijo de coalho e servido com brócolis e tomate cereja.
Moqueca de peixe, arroz com castanha
Pintado no molho de coco com tomatinho, cebola pérola e pimenta cambuci, servida com mix de arroz e castanha de caju
Nhoque de mandioca com molho de queijos do Brasil
Nhoque de mandioca, assado e levemente dourado, servido em um molho de queijo da serra da canastra e requeijão cremoso.
Cocada, coco e castanha-do-pará
Cocada cremosa, servida com castanha-do-pará e coco queimado.
Quindim de Manga
Doce tradicional brasileiro com manga, coco crocante e sagu de vinho.
Café-da-manhã: Omelete tradicional com requeijão
Omelete com requeijão, servida com espinafres salteados com milho verde.
Café-da-manhã: Bolinho de mandioca e mel de engenho
Bolinho de mandioca com coco e queijo servido com mel de engenho (melado).
Na Classe Econômica os pratos são os mesmos, mas servidos no nosso amigo bandeijão de sempre, mas pelo que experimentamos, vai dar para se sentir literalmente no céu na hora de comer.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.