Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Karni Mata, o templo dos ratos

Quem escreveu

Jo Machado

Data

09 de September, 2014

Share

Há cerca de 30 km de Bikaner no Rajastão, norte da Índia, em Deshnok, existe um grande templo dedicado a Karni Mata, uma Deusa que viveu no século XIV e que ficou conhecida por diversos milagres que realizou durante a vida, por isso foi considerada como a reencarnação da Deusa Durga, a Deusa do poder e da vitória hindu.

Karni viveu nessa região da Índia durante 150 anos e depois de sua morte, o Marajá Ganga Singh mandou construir um enorme templo com portões de prata, cavernas trabalhadas em mármores brancos e uma suntuosa cúpula de ouro no topo para adorá-la. Mas não é a arquitetura que faz deste templo um lugar inusitado e sim seus sagrados habitantes, os ratos. Assim como as vacas, os ratos também são considerados sagrados para os hindus e neste templo eles são adorados como deuses. Mais de 20 mil ratos vivem livremente no templo e são visitados por milhões de fiéis de toda a Índia há muitos anos.

Don Mammoser / Shutterstock.com
Don Mammoser / Shutterstock.com

De acordo com o folclore local, a Karni Mata ressuscitou milagrosamente uma criança que estava muito doente . A partir desse dia ela anunciou que ninguém da sua tribo cairia de novo nas mãos do Deus Yama (o Deus da Morte) e, que, quando morressem habitariam temporariamente o corpo de um rato, antes que fossem reencarnados novamente na tribo.

Já outra lenda diz que os ratos representam os membros da família da Karni Mata reencarnados e que a Deusa especialmente está reencarnada em um rato branco, único dessa cor em todo o templo. Os hindus passam o dia inteiro dentro do templo procurando e rezando em buracos e ninhos para encontrar o tal rato branco, que uma vez visto, traz muita sorte. E, realmente não é uma tarefa fácil encontrá-lo no meio de milhões de ratos que transitam livremente pelo grandioso templo.

Além disso, nenhuma doença comum a ratos foi encontrada dentro do Templo segundo autoridades sanitárias da cidade. Bem como não se sabe ao certo como os ratos se reproduzem porque nunca foi vista nenhuma ninhada do animal dentro do templo, nenhuma rata fêmea grávida e muito menos filhotes. Segundo eles, os ratos têm tamanhos muito similares e os menores são os mais velhos.

Normalmente uma rata pare em vida mais de 90 filhotes e segundo Charan. Desde da existência do Templo o número de ratos se mantém estável, são cerca de 20 mil animais que são cuidados e alimentados diariamente com diferentes iguarias pelos fiéis.

shutterstock_34578676
Don Mammoser / Shutterstock.com

A Deusa realizou muitos milagres em vida. Ela salvou a vida de seu pai após ele ter sido mordido por uma serpente; ressuscitou muitas outras pessoas, fez surgir água no deserto, multiplicou comida para alimentar o seu povo e tantos outros, contados com muito orgulho pelos fiéis que visitam o Templo.

Outro ponto importante: na presença de tantos roedores é quase impossível não pisar em algum deles. Se isso acontecer e o rato vier a morrer, o causador da morte é obrigado a doar ao templo uma réplica idêntica e no mesmo peso do animal feita de ouro ou prata.

Costas Anton Dumitrescu - Shutterstock.com
Costas Anton Dumitrescu – Shutterstock.com

Caso você queira visitar o templo, informe-se muito bem antes pois o acesso para estrangeiros é restrito e além disso, só pode ser feito descalço. Isso mesmo, andando em meio a milhares de ratos, correndo o risco de gastar muito dinheiro caso pise em algum deles. Pense bem!

*Foto destaque “rato sentado nas escadas do templo Karni Mata” por Alex Helin – shutterstock.com

Quem escreveu

Jo Machado

Data

09 de September, 2014

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.