Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O inverno chegou em Londres mas isso não quer dizer que os mercadinhos de comida de rua vão hibernar até a primavera. A cidade tem um calendário agitadíssimo de street food durante o ano inteiro. Alguns dos food trucks são sucesso de vendas e crítica, tanto que alguns abrem até seus próprios restaurantes . Nesses casos, os fãs seguem os food trucks, independente de qual mercado ele está. É bom chegar cedo porque como esses são alguns dos melhores de Londres, geralmente a comida acaba mais cedo do que o horário do fechamento do mercado. Outra dica importante é sempre conferir o perfil do food truck no Twitter e no Facebook, já que como eles são itinerantes, pode ser que tenham mudado de mercado ou de dia de funcionamento.
Bao – Netil Market, Westgate Street, E8 3RL. Sábados ao meio dia até às 3:30 da tarde. Estação de trem London Fields.
O Bao é um bun Tailandês viciante, recheado com barriga de porco cozida, pickles, farinha de amendoim e coentro. Custa £3,50, acaba em 4 mordidas e é tão, mas tão gostoso que ganhou em 2013 o prêmio do júri popular do British St Food Awards. As filas não são gigantes, mas o Bao sempre acaba por volta das 2:30 da tarde. Com um stand fixo no Netil Market ao lado do Broadway Market aos Sábados, fique de olho no Twitter ou Facebook do Bao para saber sobre outros mercados onde eles possam estar em outros dias da semana.
Luardos – Mercado da Whitecross Street, EC1Y 8JL. Segunda a Sexta de meio dia às 2:30 da tarde. Metrô Old St.
O mercado de Whitecross é onde o povo das start ups da Silicon Valley Londrina de Old Street almoça. Um dos meus prediletos é o Luardos, um burrito delicioso e de rua, como as tradições Mexicanas mandam. O burrito pode ser de peito de frango, carnitas, chipotle chuck steak (todos por £5) ou vegetarian (£4.50). A fila é grande mas anda rápido porque todo mundo ali está com pressa para voltar para o escritório. As barraquinhas do mercado são sem frescura e bem boas, tem até um Brasileiro que vende espetinho e pão de queijo, caso bata uma saudade.
Grill my cheese – Mercado da Leather Lane em Farringdon. De Terça a Sexta-feira de meio-dia às 2 da tarde. Metrô Farringdon.
Aqui em Londres o queijo quente é levado tão a sério que ele levou uma turbinada gigante no Grill my Cheese. O menu muda sempre, mas pode ter certeza que você vai encontrar muito queijo. O GMC leva um blend de queijos com molho bechamel caseiro (£5) e o Baby Got Mac (£6) é um mac and cheese com porco (free range, claro) e molho barbecue. Calorias ao cubo, gostosura infinita. Olho no Facebook ou Twitter para ver sobre outros mercados onde o Grill my Cheese está.
Fiendish and Goode – Broadway Market aos Sábados de 9 da manhã às 4:30 da tarde, estação de trem London Fields. Também aos Sábados no Partridge’s Market na Duke of York Square de 10 da manhã às 4 da tarde, metrô Sloane Square.
Depois de tantas coisas salgadas, que tal uma pausa para o doce? O Fiendish and Goode vende mini bolos Ingleses (Dainties) de morrer. São fofos, molhadinhos, pequenos e delicados. Amo o Lemon Pistachio Drizzle com pistache e limão e o Parsnip Pecan Ginger, que é um carrot cake. Leve uma caixinha com vários sabores e lamba os dedos. Não foi à toa que eles levaram o Great Taste Awards, que elege as melhores comidas da Inglaterra.
Crêperie Nicolas – Real Food Festival em Southbank Centre de Sexta a Domingo. Metrô Waterloo.
Servindo autênticas Galettes salgadas e Crepes doces Bretões em um lindo Citroen azul, a Crêperie Nicolas é um food truck querido entre os fãs de comida de rua em Londres. A tradicional galette de queijo com presunto e cogumelos é uma delícia, mas guarde espaço para o crepe de Nutella com banana.
* Foto de capa por: Jeff Whyte / Shutterstock.com
A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.