Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Comprando passagens

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

28 de January, 2014

Share

Eu sou viciada em procurar passagens. Mesmo quando eu não tenho como viajar, eu sempre dou aquela olhadinha, para sentir como andam os preços e passar aquela vontade. Depois de alguns anos fazendo isso, e sempre lendo bastante a respeito, eu criei vários métodos para chegar no preço ideal. E, como sempre é bom aprender alguns truques, aqui vão algumas dicas faceis e rápidas para economizar alguns trocados e gastar na viagem.

Quando comprar?

Existe a idéia errada que o quanto antes você comprar a passagem, mais barato ela sairá.  Deve-se comprar passagens com muita antecedência somente para épocas de muita procura, como final de ano ou carnaval. Em todos outros os casos, a sugestão é que se compre a passagem 45 dias antes para viagens nacionais e 60 dias para viagens internacionais. Isso porque a companhia aérea já tem uma projeção de quantas pessoas irão voar em determinada época e seus softwares só estão programados a dar qualquer tipo de desconto nessa janela de tempo.

Uma outra dica é comprar a passagem à 1:00 da madrugada de quarta-feira. Mas preste atenção que esse horário varia com a localização da companhia. A maioria das passagens mais baratas aparecem de domingo a noite a segunda a noite. Todas as compras nesse período, que não são fechadas em 24 horas, reaparecem então nos sistemas da companhia aérea na primeira hora de quarta-feira. Porém é indicado que essa compra não seja feita online, você deve ligar para a empresa para negociar diretamente com eles.

Seja flexível

Crédito foto: Ben Bryant/Shutterstock
Crédito foto: Ben Bryant/Shutterstock

Ter datas já fechadas para a sua viagem diminui bastante o seu poder de barganha. Seja flexível com as datas, procure sempre com +-3 dias da data preferida e se possível, prefira sempre viajar no meio da semana: além de preços melhores, é mais provável que você encontre aquela poltrona do seu lado vazia.

Instale um app com alerta de preços

Existem vários programas com alertas de preços para passagens, você insere o mês e o preço desejado e ele te mostra os melhores preços para essa época, te enviando e-mail quando o preço desejado é atingido. Eu, por exemplo, tenho o Kayak, que nós já falamos aqui, instalado no meu celular. Eu não acho ele tão preciso, normalmente os alertas apresentam algumas horas de atraso, que são cruciais para a compra. Porém é bem interessante ter para acompanhar as variações e saber se aquele valor está bom ou se você pode esperar um pouco para ver se baixa.

Acompanhe um site de promoções

Existem vários sites que fazem uma coletânea de várias promoções toda semana: o Melhores Destinos, o Passagens Imperdíveis ou o Promoção Relâmpago. Eu assino a newsletter do Melhores Destinos mas eu prefiro acompanhar eles pelo Twitter que é mais “real time” e você fica sabendo das promoções na hora (algumas horas fazem toda a diferença em uma promoção boa).

Você tem alguma dica para comprar passagens? Conta aí pra gente nos comentários.

 

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

28 de January, 2014

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Excelentes dicas, realmente funcionam. Para quem quer economizar nas passagens aereas é bom aplicar essas dicas pois valem a pena. Show!

    - Bruno Rodrigues
    • Valeu Bruno!

      - Dani Valentin
  • ti amu!

    - Andrea Pisani Megna Sipoli
  • E por que não consultar o seu agente de viagens?

    - xx
    • Oi xx! Eu acho consultar o agente de viagem uma dica meio óbvia, por isso achei desnecessário colocar no post.

      - Daniella Valentin
      • Não é não. Ao contrário, são eles que nos ajudam quando mais precisamos. Você ja tentou alterar um voo no meio da sua viagem ou mesmo pedir reembolso para a cia aérea? Eles falam uma língua só deles, por isso NÃO TROCO MINHA AGENTE POR SITE ALGUM!

        - xx
    • pq vc paga tx de emissaõ (algo como 10% da passagem ou pacote) sendo que é uma operação que vc mesmo possa fazer!

      - gigio
      • Isso é verdade em partes. As cias americanas, por exemplo não cobram essas taxas. Minha agente ja conseguiu preços que nem os sites concorrentes conseguiram. São profissionais treinados para montar a melhor viagem, cuidando com documentação, horários, aeroportos, conexões, que os sites camuflam, pois só querem vender não importa o que, sem se preocupar com o bem estar do passageiro.

        - xx

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.