Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A base de qualquer ceviche é apenas o peixe, cozido em um suco cítrico. E 98% das vezes o suco cítrico é o limão espremido. Peixe e suco cítrico: é ceviche. Mas sempre misturamos outros ingredientes. Fiz a receita bem próximo ao tradicional peruano, aproveitando uma dieta low carb. A diferença do peruano para maioria dos ceviches, é uma misturinha que eles tem o maior orgulho de contar, cada um o seu segredo: chamam de “Leche de Tigre”.
Escolha o peixe. O que separa o “bom” ceviche para o “mais ou menos”, é a escolha dos ingredientes, quase nunca o preparo. Peixe mais fresco possível. Se puder, tire ele direto do mar. OK, você não tem mar perto.
Torture seu peixeiro de confiança até ele contar a verdade: qual foi o último do balcão a vibrar suas brânquias.
Corte o peixe em tirinhas finas. Todo o resto será cortado em cubinhos mínimos, com exceção da cebola, cortada em fatinhas laterais. Misture com a pimenta dedo de moça, outro molho (ou merkén), tomate sem casca, nem polpa, nem pimenta. Coloque gelo e os limões.
Deixe mais ou menos 1 hora descansando. Dica: Você pode deixar até 8 horas, se quiser beeem cozidinho, mas 1 hora ainda permanece a ‘estrutura’ do peixe.
Dos ingredientes, o que vai no leite de tigre é: marinada do peixe após uma hora, gengibre, salsão, cebola, alho, pimenta dedo de moça. Usei as quantidades na foto abaixo. Só bater todos com um mixer ou liquidificador.
Junte o peixe, com a cebola picada, gengibre, milho e coentro. Se quiser, também pique a batata doce. Deixei separada para decorar.
Coloque o leite de tigre por cima e misture bem.
Decore com folhinhas de coentro. Se quiser, sirva com uma salada.
É dos pratos super rápidos, fáceis mas que todo mundo elogia. E difícil de errar, viu?
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsOi Regina!
Bom pelo toque, vou colocar nas próximas. Mas ceviche não tem erro, depende mesmo do gosto de cada um. Posso ajudar um pouco:
Peixe: 3 filés
Pimenta dedo de moça: 1/2, sem sementes.
Coentro: punhado de uma mão.
Cebola: 1/2
Gengibre: a ponta de um dedo.
Pimentão vermelho: 1/4
Tomate: 1
Milho: 1/2
Limão: 3 a 4.
Batata doce: 1/4
Salsão: um talinho
Alho: meio
Gelo: 4 pedras
Ajudou?
Olá Vanessa! Adorei a receita e amo ceviche, mas pessoas como eu, assim sem muita noção culinária, precisam de quantidades/medidas dos ingredientes…rs
Fica um pedido para as próximas receitas! ;)
E não se preocupe, vou arriscar assim mesmo o ceviche! :D
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.