Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Você não precisa estar na França para comemorar o dia 14 de Julho, dia da Bastilha. No dia 11 de Julho, data antecipada por conta da Copa do Mundo, rola o Le Petit Baile da Bastille, em São Paulo.
Em 2013 o Bailinho da Bastilha teve sua 1ª edição no Sesc Pompéia, num evento fechado para convidados. Já na edição 2014, o baile se torna democrático, muda-se para o Parque do Ibirapuera abrindo suas portas para os esperados 3.000 convidados. A programação está bem ampla com pista de pétanque, jogo francês semelhante à nossa bocha, food trucks servindo pratos clássicos franceses, degustação de champagne, vinho com sommeliers da Chez France, salão de beleza, DJs parisienses, pocket show, entre outros.
Para participar da festa é necessário se cadastrar (gratuitamente) no site. E claro, para celebrar o “la Fête de la Fédération”, o pedido é que todos entrem no clima da data trajando as cores azul, vermelho e branco. Anote aí: bleu, blanc, rouge.
A festa é uma iniciativa do Damien e Alexandra Loras, cônsul e consulesa da França, que estão aqui há apenas 1,5 ano e tem agitado bastante o cenário cultural da cidade.
Le Petit Baile da Bastille
Parque do Ibirapuera
Pavilhão das Culturas Brasileiras – entrada pelo portão 10
11.07 -das 22 às 2h
E aí, vamos bailar juntos? Porque eu, entusiasta da França que sou, estarei lá.
Quem estiver em Paris, confira um pouco do que vai rolar por lá, pois programação não falta. O final das comemorações acontece na Torre Eiffel, quando a torre é totalmente apagada e os fogos começam a por volta das 23h, durando 35 minutos. O espetáculo é lindo e recomenda-se assisti-lo do Trocadero. Dá uma olhada nesse vídeo que mostra na íntegra o espetáculo esperado:
Feu d’artifice 2013 – intégralité por mairiedeparis
Além dos fogos, a boa pedida é ir aos bailes nas casernas dos bombeiros. Cada caserna tem seu próprio baile, mas a nossa sugestão são as da rue Sévigné, rue du Jour, rue Madame, Point Ephemère e a do canal Saint-Martin. Tem também os desfiles nos Champs-Elysées, além dos shows de esquadrilha da fumaça que preenchem o céu com faixas vermelhas, azuis e brancas.
Para quem quiser entender um pouco mais sobre o dia 14 de Julho, sugiro a leitura desse artigo.
*Foto abertura post: majeczka– shutterstock.com – dicas parisienses dadas pelo Domingos
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.