Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As prisões de Ilha Grande

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

08 de October, 2014

Share

Na costa do Rio de Janeiro, Ilha Grande é hoje um destino popular para turistas: conta com mais de 107 praias em uma área de 193 km2 e  cerca de 5 mil habitantes. Mas nem sempre foi assim. Por mais de cem anos, a ilha permaneceu fechada: primeiro foi usada para quarentena de pessoas com lepra ou cólera; depois foi local de um dos presídios mais famosos do país, o caldeirão do diabo.

Instituto Penal Cândido Mendes - Marcelo César Augusto Romeo
Instituto Penal Cândido Mendes – Marcelo César Augusto Romeo

O terreno do presídio foi comprado em 1894 pelo império, e se localiza na Vila de Dois Rios, de frente para o oceano. Existia um outro “presídio” do outro lado da ilha, entre a Praia Preta e Abraão: na verdade era um Lazareto para doentes chegando no país, mas que também, abrigou prisioneiros, que foram posteriormente – nos anos 30 – transferidos para a Colonia Penal de Dois Rios.

Lazareto - Marcelo César Augusto Romeo
Lazareto – Marcelo César Augusto Romeo
Lazareto - Marcelo César Augusto Romeo
Lazareto – Marcelo César Augusto Romeo

A Colonia foi instalada em 1903 e servia primeiro para espantar bêbados e vagabundos da cidade. Porém, nos anos 40, o lugar cresceu e já abrigava 1000 detentos. Nesta época, durante a ditadura do Estado Novo, o lugar conheceu algumas de suas figuras mais famosas: Graciliano Ramos ficou preso entre 36 e 37 – e inspirado escreveu Memórias do Cárcere -, Agildo Barata e Luis Carlos Prestes. O lugar também recebeu presos políticos durante a ditadura militar, até os anos 70. Esses presos ocupavam o segundo andar do prédio.

Em 1979, formou-se no local o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil. Nesta época, o presídio já se chamava Cândido Mendes. Das histórias do lugar, diz-se que quando a maré subia, ela invadia algumas celas e presos eram deixados ali para morrer afogados. E que toda segunda um detento era sorteado para ser assassinado.

Instituto Penal Cândido Mendes - Marcelo César Augusto Romeo
Instituto Penal Cândido Mendes – Marcelo César Augusto Romeo

Para a nossa sorte, o predídio foi desativado em 1994 e parcialmente destruído. Por causa dessas dificuldades em chegar a ilha, ela permaneceu praticamente intacta e virou um paraíso para turistas, procurando praias paradisíacas ou esportes como surfe e montanhismo. Pedaço dos presídios é aberto a visitação para  os interessados.

Para ver fotos do lugar um pouco antes da desativação, dá uma olhada nessa galeria do André Cypriano.

* Foto de capa por Marcelo César Augusto Romeo

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

08 de October, 2014

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.