Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A gente já falou aqui sobre algumas das leis mais esquisitas do mundo. Mas sempre que pensamos nessas leis bizarras, sempre temos uma imagem de um lugar distante, com uma cultura muito diferente da nossa. Mas fazendo uma pesquisa, descobri que alguns países bem parecidos com o nosso mantêm regras sociais absurdas. Um exemplo muito claro disso é a Itália. Algumas leis são muito antigas, mas nunca foram tiradas da Constituição. Outras apareceram recentemente, e para nós não fazem nenhum sentido. Ou pelo menos são muito engraçadas. Olha só:
– Homens podem ser presos na Itália por usarem saias na rua. O escoceses devem ter um problemão na hora de arrumar a mala.
– Acredita-se na terra de César que quando o homem põe a mão nas partes baixas, ele afasta o demônio. Sabe-se lá porquê. Mas a justiça italiana declarou, há pouco tempo, que é proibido colocar a mão nas genitais em público. Então melhor se benzer antes de sair de casa.
– Em compensação, não existe nenhuma lei que proíba os italianos de apertar a bunda das moças que passam na rua.
– Duas profissões que são terminantemente proibidas: ser um charlatão e ser uma fraude.
– Dar um murro na cara de alguém é um crime grave.
– Se você for conhecer as praias do Lido, em Veneza, cuidado! É ilegal construir castelos de areia lá. O mesmo se aplica à vizinha Eraclea.
– Também em Veneza, todas as gôndolas tem que ser pintadas de preto. A exceção existe para os barcos pertencentes a oficiais de alta patente.
– Fins de semana são sagrados em Forti dei Marmi. Então ninguém pode cortar a grama do jardim aos sábados e domingos.
– Em Roma, desde 2005 ninguém pode manter um peixe dourado como animal de estimação. A prática foi considerada cruel pela Justiça.
– Agora, se você tem um cachorro em Turim, a lei te obriga a passeá-lo na rua pelo menos 3 vezes ao dia. Se não o fizer, pode levar uma bela multa. Só não sei como funciona a fiscalização disso.
– Em Luca e Florença, foram proibidas as lojas de kebab-fast-food nos centros históricos. Aparentemente só eles podem denegrir a imagem do local.
– Em Lerici tornaram ilegal a prática de pendurar toalhas molhadas para fora da janela. Não consegui descobrir se o mesmo vale para cuecas e sutiãs.
– Em Milão, uma lei muito antiga obriga os cidadãos a sorrir constantemente em espaços públicos. Só estão excluídos dessa regra os visitantes de hospitais e de velórios. Imagina se seguissem essa regra à risca?
– Também em Roma, uma multa de mais de 500 Euros pode ser aplicada a grupos de 3 ou mais pessoas pegas cantando e/ou dançando e/ou bebendo e/ou comendo nas ruas. Que cidade mais difícil!
– Em Rovato, quem não é cristão tem que manter uma distância mínima de 20 metros das igrejas. A polícia não ficou muito feliz com a lei, já que uma estrada grande passa a 15 metros de uma delas, e eles acham que não é nada fácil parar todos os carros que passam e pedir o certificado de batismo para todos os passageiros.
– Em Eboli, os amantes podem levar uma multa de até 500 Euros por fazer amor dentro carro. Isso acontece no mesmo país onde a cidade de Bari montou um estacionamento exclusivo para o ato. E 500 Euros parece ser o valor padrão para as leis bizarras.
– E em Novara, curiosamente, é ilegal passear pelos parques em grupos de mais de 2 pessoas depois de escurecer. Mas pelo visto aqui os casais não são mal vistos.
– Uma cidade do norte do país resolveu baixar um decreto que exige que todos os cachorros passem por um teste de DNA, e o catálogo pode ser usado para identificar os donos dos bichos que não recolhem seu cocô. Imagina o funcionário contratado para fazer exame de fezes pelas ruas da cidade!
– E a mais divertida de todas é da cidade de Falciano del Massico. Em 2012, para contornar a crise dos cemitérios cheios da cidade, o prefeito aprovou uma lei que proíbe os cidadãos de morrer. Parece que o povo ficou feliz com a lei, mas mesmo assim duas pessoas desrespeitaram a lei desde então. Só não se sabe como responderam pelos crimes que cometeram.
*Foto destaque:Jace Grandinetti
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.