Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Muito tempo (mas muito mesmo) atrás eu sonhava em conhecer Bora Bora e as Maldivas ou outras ilhas tão paradisíacas quanto. Não rolou. Eu nunca fui à uma ilha paradisíaca na vida. Mas calma lá, eu já fui a algumas praias paradisíacas, pelo menos na minha opinião, mas ilha ilha, eu nunca fui. Por muito tempo, Bora Bora e as Maldivas povoaram minha imaginação, mas nunca mexi uma palhinha para ir para lá.
Há tempos ilhas paradisíacas pararam de povoar meus sonhos, dando a vez a outros tipos de lugares. A Condé Nast Traveler acabou de tirar do forno as 30 melhores ilhas do mundo, escolhidas pelos leitores. Não conheço uma sequer. A lista me trouxe de volta aquela vontade que temos de vez em quando de largar tudo para trás e desaparecer numa ilha deserta (mas nem tanto), deixando para trás esse ar seco, essa ameaça de falta d’agua e todo o estresse do dia-a-dia. Sonhar não custa, né? Afinal, quem aí ficou nos últimos anos por pelo menos uma semana de pernas para o ar, com um mar de água transparente, areia branca e apenas a preocupação de não ficar sem um bom drink nas mãos?
A surpresa da lista é que as outroras melhores ilhas do planeta não figuram sequer o top 5, com exceção de Maui, no Havaí. O top 3 ficou com:
É a segunda maior ilha do Havaí, sendo o relevo dominado pelo vulcão Haleakalā. Em Maui há diferentes cores de areia: branca, amarela, vermelha e negra. Um dos principais pontos turísticos é a árvore Banyan, uma das maiores dos Estados Unidos, com quase 19m de altura e sua sombra cobre quase 6.000m2 de área. Para quem se aventurar por Maui, não pode deixar de dirigir pela estrada Hana, que oferece 109 km de paisagens de paisagem cênica, como a cachoeira Sete Piscinas Sagradas. A ilha é também um bom local para quem quer aprender a surfar e tem um por do sol de tirar o fôlego.
Como chegar? O melhor é ir via Los Angeles para o aeroporto Kahului. São 5h48 de vôo direto com passagens a partir de USD400.
Onde ficar? Hotéis não faltam e airbnb.com, que possui opções mais em conta do que os hotéis locais
Quando ir? Para quem quer fugir da muvuca e gastar menos, a melhor opção é ir na primavera (meio de abril a meio junho) ou outono (setembro a meio de dezembro). A ilha tem somente duas estações: a seca e a de chuva, entre novembro e março.
Pode até ser paradisíaca, mas essa ilha não me despertou muito interesse apesar de ser considerada a segunda melhor ilha do mundo. Provavelmente os leitores da CNT sejam todos jogadores de golfe para escolhê-la. A ilha é dominada pelo Kiawah Island Golf Resort, que conta com 90 buracos, cursos e uma vista cênica do mar enquanto pratica o esporte. Também é uma boa pedida para quem joga tênis. Enfim, se você não tem qualquer afinidade com qualquer um desses 2 esportes, pule essa ilha. Kiawah fica a apenas 54km de Charleston feitos em menos de 1h, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. Caso esteja em Orlando e decida fazer uma road trip pela costa leste americana, a viagem é de 631km. Aí dá uma passadinha só pra dizer que visitou a segunda melhor ilha do mundo de acordo com os leitores da CNT.
Como chegar? O aeroporto mais perto é o de Charleston. Não há vôos diretos de São Paulo. A melhor opção é ir via Washington, com passagens a partir de USD 900. A outra sugestão é aproveitar uma road trip pela costa leste americana para dar um paradinha por lá.
Onde ficar? Em um dos 3 resorts da ilha
Quando ir? Entre abril e outubro
Palawan foi a vencedora desbancando várias ilhas mais badaladas. A ilha tem uma área d 12.189km2 e cerca de 770.000 habitantes. A ilha é pouco desenvolvida, contando com uma vida selvagem e marítima o que a torna especial em relação às ilhas da região. São 2km de uma costa com aproximadamente 1780 ilhas com praias de areia branca e fina, florestas e montanhas. É o que costumamos chamar de paraíso na terra. Aqui tem um post completinho sobre tudo que você precisa saber para se aventurar por Palawan. Essa eu confesso, fiquei morrendo de vontade de conhecer.
Como chegar? Fica a 1h de vôo de Manila, capital das Filipinas, para o aeroporto Puerto Princesa e há diversas cias. aéreas que fazem a rota. Outra opção é pegar uma balsa de Manila a Puerto Princesa, que leva 22 horas para fazer a travessia (que eu imagino ser linda). O vôo tem duração de 1h30 e custa a partir de USD50
Onde ficar? Hotéis não faltam e há tarifas para todos os bolsos, inclusive tem hostels também.
Quando ir? Início de março. A temporada de chuvas inicia em junho e dura cerca de 4 meses, então evite essa época.
****
Claro que ninguém precisa concordar com essa lista, até porque ela traduz um certo tipo de leitor. De qualquer forma, para quem adora um paraíso, não custa dar uma zapeada nas 30 ilhas selecionadas, pois tem dicas bem interessantes. O Trip Advisor também fez uma lista das 10 melhores ilhas do mundo, que é completamente diferente do resultado da CNT. Bora Bora nesse caso figura o 3º lugar e as 3 acima sequer aparece na lista do Trip Advisor.
*Foto destaque: Simon Dannhauer – shutterstock.com
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsNenhuma tailandesa?
só na do trip advisor… koh tao é uma das primeiras
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.