Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Sweden Solar System (Sistema Solar Sueco) é uma representação do nosso sistema solar, na escala 1:20 milhões. Os planetas são representados por esculturas, algumas mais fiéis que outras na representação dos planetas, mas todos com a escala certa.
Quem representa o Sol é a arena Globen, a maior construção esférica do mundo, com 71 metros de diâmetro. O modelo dá uma noção de como os planetas são pequenos em relação ao Sol e as distâncias, gigantes no nosso sistema solar.
O modelo do planeta Terra tem 65 cm de diâmetro e fica no Museu de História Natural, a 7,6 quilômetros do Sol. A lua fica no mesmo museu e tem 18 cm de diâmetro. Júpiter pode ser encontrado no aeroporto de Estocolmo, a uma distância de 40 km. Marte tem a sua representação em Mörby Centrum e Urano fica em Gävle, a 146 quilômetros do Sol.
Os demais planetas, e também alguns cometas estão espalhados pela Suécia, de Karlshamn no sul do país à Kiruna no norte. Conhecer todos os planetas obviamente é um trabalho grande, mas conhecer os mais próximos da Terra é viável para quem estiver visitando Estocolmo. Para quem quer entender melhor, o site do departamento de astronomia tem a lista, fotos e locações do modelo.
Na próxima ida a Suécia começaremos nossa saga para visitar todo o Sistema Solar e contaremos por aqui. Aguardem.
* foto destaque: shutterstock.com / Stefan Holm
Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.