Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

30 fatos que mudaram a forma de viajar

Quem escreveu

Renato Salles

Data

07 de April, 2014

Share

Viajar hoje é tão fácil graças à tecnologia, que quase não conseguimos nem lembrar como era complicado há nem 10 anos. Eu penso no trabalho que dava carregar todos os documentos todos os dias da viagem e tenho arrepios. Aquela pochete escondida dentro da calça carregava todo o dinheiro, passaporte, passagem aérea (que na época era um papel preenchido a mão!), traveler checks, passes de trem, e por aí vai. Era tudo tão importante que ninguém largava nem no hotel, ficava andando por aí com aquilo como se fosse um canguru com a sua cria. Isso porque nem estou falando sobre a dificuldade de fazer uma reserva de passagem ou hospedagem, de se comunicar com a família em casa, e tudo mais.

Já imaginou então o que era fazer uma viagem antes disso, na época dos nossos pais, ou avós, ou antes ainda? Eu diria que era coisa para bravos poucos. Se hoje a gente consegue organizar tudo em algumas horas e alguns cliques, isso provavelmente tem alguma coisa a ver com esses fatos históricos que a CNN listou, como transformadores do século XX da forma de viajarmos. Olha como essa arte mudou em tão pouco tempo:

– 1903 – O primeiro vôo da humanidade, que eles, americanos, atribuem obviamente aos irmãos Wright, mas nem vou entrar no mérito da briga.

– 1911 – Descoberta de Machu Picchu pelo explorador americano Hiram Bingham III. (Não sei se isso é mesmo relevante, mas é surpreendente como demorou.)

Shutterstock: Anton_Ivanov

– 1911 – Também nesse ano um americano do estado de Michigan teve a brilhante idéia de marcar as estradas para direcionar o trânsito. Parece tão óbvio hoje, mas dá para ver porque isso facilitou nossas vidas.

– 1912 – No fatídico 14 de abril daquele ano, o ‘inafundável’ Titanic veio a cabo e matou mais de 1500 pessoas. Isso desencadeou as mudanças nas medidas de segurança das viagens marítimas.

– 1912 – Charles Kettering inventou a ignição dos carros. Ninguém mais ficava girando manivela para ver se ele dava partida.

– 1927 – Primeiro vôo transatlântico direto. A proeza é de um piloto do Correio americando, que foi de Nova York para Paris.

– 1937 – O desastre do zepelim Hindenburg, que matou 36 pessoas, acabou de vez com as viagens feitas nesse tipo de transporte. Sorte, não?

Hindenburg disaster

– 1946 – Foi criado por um banco novaiorquino o primeiro sistema de pagamento que deu origem ao cartão de crédito. Começou aqui o fim das trocas infinitas de câmbio.

– 1949 – Foram criados os Crash Test Dummies, aqueles bonecos de madeira que se metem em acidentes projetados para se estudar a segurança dos meios de transporte.

– 1952 – Na Inglaterra, foi lançado o primeiro vôo comercial fixo, da Havilland Aircraft Company, entre Londres e Johanesburgo. A viagem durava longas 23 horas.

– 1959 – Apesar de já existir o cinto de segurança, foi só quase nos anos 60 que Nils Bohlin inventou o cinto de 3 pontos, como temos em todos os carros hoje. Estima-se que esse design tenha salvo mais de 1 milhão de pessoas de perder a vida.

– 1964 – Criado pelos japoneses, o primeiro trem-bala da história chegava a 210km/h. Nos 3 primeiros anos de atividade, ele recebeu mais de 100 milhões de passageiros.

– 1967 – Mais uma invenção ligada a dinheiro, surgiu o primeiro ATM, o caixa eletrônico. A máquina foi implantada pelo Barclays Bank em Londres.

– 1969 – O primeiro vôo do 747 da Boeing trouxe uma série de mudanças nas viagens aéreas. Além de alcançar uma velocidade muito superior aos outros aviões comerciais, em gigante apelidado de Jumbo podia carregar até 490 passageiros de uma vez. Isso fez com que o preço das passagens começasse a ficar acessível.

– 1969 – No mesmo ano, começaram os testes do Corcorde, o único avião comercial a atingir a velocidade do som, mas ele só foi voar com passageiros em 1976, nas rotas Londres-Bahrein e Paris-Rio de Janeiro. Em 2000, depois de um acidente fatal na capital francesa, ele foi sendo desativado até parar de voar em 2003.

ba-concorde

– 1970 – Incrível pensar que só nos anos 70 Bernard Sadow pensou em colocar rodas nas malas! Pois é, seus pais carregaram muita mala no muque.

– 1972 – Hippies, duros, mas felizes depois das férias prolongadas, o casal Tony e Maureen Wheeler publicou um guia simples de como viajar pela Ásia sem gastar muito. Estava lançado o Lonely Planet, o guia de viagens mais popular no mundo até hoje.

– 1972 – Seqüestros de aviões nunca foram novidades, mas neste ano um incidente com um avião da Southern Airways deu início às fatídicas revistas nos aeroportos antes de embarcar, que nós tanto conhecemos hoje.

– 1974 – O Hilton de Hong Kong resolveu instalar em todos os seus 840 quartos um frigobar. Isso aumentou as vendas de bebida alcóolica  naquele ano em 500% e aumentou o faturamento do hotel em 5%.

– 1974 – Também nesse ano, foi inventado o GPS, pelo americano Roger L. Easton, junto com o Naval Air System Command.

– 1978 – A UNESCO divulgou sua primeira lista de Patrimônio da Humanidade. Naquele ano, a lista tinha apenas 10 nomes, que ficavam em 5 países. Hoje essa lista tem 981 itens.

UNESCO_World_Heritage_flag

– 1985 – Foi criado o Tratado de Schengen, que permitia a livre circulação de pessoas entre os 26 países europeus participantes. Esse tratado continua ativo até hoje.

– 1996 – O site Expedia foi o primeiro e tirar os agentes de viagem do processo, e permitir aos viajantes pesquisar, comprar preços e reservar hotéis e passagens pela internet.

– 1998 – Foi proibido em aviões de companhias americanas que se fumasse. Hoje parece absurdo alguém batendo cinza no teu apoio de braço, mas até bem pouco tempo podia.

– 1999 – Nasce o Euro, uma das maiores maravilhas para os viajantes na Europa. Ele entrou em vigor só em 2002, mas acabou de vez com a conversão de francos, liras, marcos, pesetas, escudos e etc.

– 1999 – Também nesse ano surgiu o primeiro smartphone. A lista incluía a invenção da máquina fotográfica digital e o walkman, mas nenhum deles mudou tanto a nossa facilidade de viajar como os nossos filhos telefones.

– 2001 – Dennis Tito, um ricaço com tempo sobrando, foi o primeiro passageiro a ir para o espaço. Isso me faz lembrar de Aperte os Cintos o Piloto Sumiu II.

– 2001 – 11 de setembro, essa data nunca vai ser esquecida por que estava vivo naquele dia e tinha uma TV. Nem por quem tem que tirar sapato, cinto, blusa, cueca e qualquer outra coisa na revista.

– 2002 – Eu amo o cara que inventou o adaptador de tomada universal. Salvador da pátria!

– 2008 – Fundado o AirBNB. Já falamos tanto nele que nem precisa dizer o quanto ele fez nossa vida de viajante mudar.

– 2012 – Lançaram, e no mesmo ano retiraram do mercado, o 787 da Boeing. Por ter a fuselagem de material mais leve, esse monstro gasta menos combustível, tem janelas maiores e mais espaço para os passageiros. Uma série de problemas no sistema elétrico praticamente aposentou o avião no mesmo ano, mas claro que ele ainda vai voltar. E dizem que vai ser revolucionário. Vamos ver.

787-9 Paint hangar Roll Out

Quem escreveu

Renato Salles

Data

07 de April, 2014

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.