Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Uma casa para chamar de sua em Berlim

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

03 de December, 2013

Share

Eu nunca vi tanta gente indo para Berlim, ou para tentar a vida, ou para passar só alguns meses estudando. Sempre me perguntam como eu consegui alugar lugar para ficar lá, como funciona e qual a melhor forma de fazer. Listei aqui alguns sites que recomendo se você está pensando em fazer o mesmo.

Coming Home

Minha primeira casa, alugada pela Coming Home
Minha primeira casa, alugada pela Coming Home

O Coming Home é um site especializado em oferecer apartamentos mobiliados para curtas temporadas em Berlim e Potsdam. Você procura apartamento filtrando por bairros, número de dormitórios, preços e extras como internet ou varanda. O site é muito bem organizado, mostra opções como o número mínimo de meses que você deve alugar e se aceita fumantes. Os apartamentos vêm ainda com tudo o que você precisa: desde talheres, pratos e utensílios de cozinha, a toalhas e lençóis.

Vantagens: Não tem surpresas: todas as fotos e informações são validadas pela empresa.

Desvantagens: Você deve pagar uma taxa pelo serviço, que será mais ou menos o preço de um mês de aluguel.

Recomendado: Para quem não está em Berlim e não pode verificar a existência do apartamento ou se ele é realmente tudo aquilo que parece nas fotos.

WG-Gesucht

Uma coisa muito comum na Alemanha são os chamados wgs (Wohngemeinschaft): apartamentos compartilhados em que cada um tem seu quarto. A diferença entre as repúblicas aqui no Brasil é que normalmente lá as pessoas com quem você compartilha o apartamento podem ser total estranhos e cada um pode levar a sua vida independente da outra pessoa.  O WG-Gesucht  além de ter opções a longo prazo, tem também aquelas pessoas que passarão alguns meses fora do país e que querem alugar seus quartos por esse período. Você encontra apartamentos inteiros para alugar por lá também, porém em menor quantidade. Você deve combinar diretamente com quem está alugando o que terá acesso.

UPDATE: Como lembrou o Brunno nos comentários, o WG-Gesucht não é das fontes mais confiáveis também, então nunca deposite dinheiro com antecedência, ok?

Vantagens: Normalmente mais barato, sem taxas extras. Você também pode ter mais contato com a cultura e ter dicas de locais já que provavelmente dividirá apartamento com um nativo.

Desvantagens: Não é sempre que respondem seu e-mail. Na verdade, não responderão na maioria das vezes. As datas para estadia são fechadas, você tem que achar uma oferta que se adeque as suas necessidades.

Recomendado: Para pessoas que queiram economizar.

Craigslist

Lista de ofertas no Craigslist

Uma coisa que não entra na minha cabeça é por que o craigslist não é popular no Brasil. Na época que eu estava morando fora, ele virou meu melhor amigo. Existem duas seções no site, uma para apartamentos e outra para wgs. Aqui você provavelmente vai encontrar os melhores preços, porém o seu radar para roubadas deve estar ligado no máximo. Aliás, eu não aconselho você a alugar algo por aqui se não estiver ou tiver alguém na cidade para checar. Eu encontrei meu segundo apartamento no Craigslist, então não perca as esperanças.

Vantagens: Melhores preços, sem taxas extras. Normalmente é um apartamento que alguém mora, portanto é mais provável ter tudo o que você precisa de cara.

Desvantagens: Um ninho de golpes, desconfie de tudo. Se se interessar por um apartamento, faça pesquisas se o texto ou as imagens não são roubados de outro lugar.

Recomendado: Para aqueles que querem morar sozinhos, mas não querem gastar muito.

Airbnb

O Airbnb é velho conhecido nosso e o legal é que em algumas ofertas existem opções semanais e mensais para alugar. Como o site é voltado para turistas, espere preços muito maiores do que as opções anteriores. Porém são normalmente apartamentos mais legais e em localizações melhores.

Vantagens: Sem surpresas, apartamentos bonitos e completos.

Desvantagens: Atualmente (2016) só é possível se hospedar em quartos na casa das pessoas.

Recomendado: Para pessoas que ficarão pouco tempo na cidade.

Toytown Germany

O Toytown é um site para expatriados vivendo na Alemanha. O mais legal dele são os fóruns. Através deles, você pode conhecer muita gente legal, existem vários encontros pela cidade e você pode até arranjar companheiros de shows. Uma pequena parte do fórum é dedicada a pessoas procurando e oferecendo acomodações. Não existem tantas opções, mas é válido dar uma olhada de vez em quando tentando achar alguma coisa interessante.

Vantagens: Como é um fórum, existem outras impressões sobre o apartamento. Você pode também deixar uma mensagem com o que está procurando.

Desvantagens: Não existem muitas ofertas

Recomendado: Para pessoas que estão procurando algo com mais urgência. É o site que tem menos a oferecer de todos os listados e por isso é normalmente usado como último recurso.

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

03 de December, 2013

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • No WG-Gesucht também podem aparecer uma galera estranha, falando que não estão em Berlin, que você precisa depositar o dinheiro antes, enfim… cuidado também.

    E é claro que se você tem um amigo que fala alemão, ajuda e muito! Para mandar as mensagens e ir conferir os apartamentos. :D

    - Brunno Silva
    • Bem lembrado! Achei que tinha colocado lá mas não. Atualizei, valeu!

      - Daniella Valentin

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.