Viagem

Uma casa para chamar de sua em Berlim

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

03 de December, 2013

Share

Eu nunca vi tanta gente indo para Berlim, ou para tentar a vida, ou para passar só alguns meses estudando. Sempre me perguntam como eu consegui alugar lugar para ficar lá, como funciona e qual a melhor forma de fazer. Listei aqui alguns sites que recomendo se você está pensando em fazer o mesmo.

Coming Home

Minha primeira casa, alugada pela Coming Home
Minha primeira casa, alugada pela Coming Home

O Coming Home é um site especializado em oferecer apartamentos mobiliados para curtas temporadas em Berlim e Potsdam. Você procura apartamento filtrando por bairros, número de dormitórios, preços e extras como internet ou varanda. O site é muito bem organizado, mostra opções como o número mínimo de meses que você deve alugar e se aceita fumantes. Os apartamentos vêm ainda com tudo o que você precisa: desde talheres, pratos e utensílios de cozinha, a toalhas e lençóis.

Vantagens: Não tem surpresas: todas as fotos e informações são validadas pela empresa.

Desvantagens: Você deve pagar uma taxa pelo serviço, que será mais ou menos o preço de um mês de aluguel.

Recomendado: Para quem não está em Berlim e não pode verificar a existência do apartamento ou se ele é realmente tudo aquilo que parece nas fotos.

WG-Gesucht

Uma coisa muito comum na Alemanha são os chamados wgs (Wohngemeinschaft): apartamentos compartilhados em que cada um tem seu quarto. A diferença entre as repúblicas aqui no Brasil é que normalmente lá as pessoas com quem você compartilha o apartamento podem ser total estranhos e cada um pode levar a sua vida independente da outra pessoa.  O WG-Gesucht  além de ter opções a longo prazo, tem também aquelas pessoas que passarão alguns meses fora do país e que querem alugar seus quartos por esse período. Você encontra apartamentos inteiros para alugar por lá também, porém em menor quantidade. Você deve combinar diretamente com quem está alugando o que terá acesso.

UPDATE: Como lembrou o Brunno nos comentários, o WG-Gesucht não é das fontes mais confiáveis também, então nunca deposite dinheiro com antecedência, ok?

Vantagens: Normalmente mais barato, sem taxas extras. Você também pode ter mais contato com a cultura e ter dicas de locais já que provavelmente dividirá apartamento com um nativo.

Desvantagens: Não é sempre que respondem seu e-mail. Na verdade, não responderão na maioria das vezes. As datas para estadia são fechadas, você tem que achar uma oferta que se adeque as suas necessidades.

Recomendado: Para pessoas que queiram economizar.

Craigslist

Lista de ofertas no Craigslist

Uma coisa que não entra na minha cabeça é por que o craigslist não é popular no Brasil. Na época que eu estava morando fora, ele virou meu melhor amigo. Existem duas seções no site, uma para apartamentos e outra para wgs. Aqui você provavelmente vai encontrar os melhores preços, porém o seu radar para roubadas deve estar ligado no máximo. Aliás, eu não aconselho você a alugar algo por aqui se não estiver ou tiver alguém na cidade para checar. Eu encontrei meu segundo apartamento no Craigslist, então não perca as esperanças.

Vantagens: Melhores preços, sem taxas extras. Normalmente é um apartamento que alguém mora, portanto é mais provável ter tudo o que você precisa de cara.

Desvantagens: Um ninho de golpes, desconfie de tudo. Se se interessar por um apartamento, faça pesquisas se o texto ou as imagens não são roubados de outro lugar.

Recomendado: Para aqueles que querem morar sozinhos, mas não querem gastar muito.

Airbnb

O Airbnb é velho conhecido nosso e o legal é que em algumas ofertas existem opções semanais e mensais para alugar. Como o site é voltado para turistas, espere preços muito maiores do que as opções anteriores. Porém são normalmente apartamentos mais legais e em localizações melhores.

Vantagens: Sem surpresas, apartamentos bonitos e completos.

Desvantagens: Atualmente (2016) só é possível se hospedar em quartos na casa das pessoas.

Recomendado: Para pessoas que ficarão pouco tempo na cidade.

Toytown Germany

O Toytown é um site para expatriados vivendo na Alemanha. O mais legal dele são os fóruns. Através deles, você pode conhecer muita gente legal, existem vários encontros pela cidade e você pode até arranjar companheiros de shows. Uma pequena parte do fórum é dedicada a pessoas procurando e oferecendo acomodações. Não existem tantas opções, mas é válido dar uma olhada de vez em quando tentando achar alguma coisa interessante.

Vantagens: Como é um fórum, existem outras impressões sobre o apartamento. Você pode também deixar uma mensagem com o que está procurando.

Desvantagens: Não existem muitas ofertas

Recomendado: Para pessoas que estão procurando algo com mais urgência. É o site que tem menos a oferecer de todos os listados e por isso é normalmente usado como último recurso.

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

03 de December, 2013

Share

Assine nossa newsletter