Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Qual melhor esqui pra você?

Quem escreveu

Ola Persson

Data

15 de November, 2013

Share

Quando se fala “esqui”, na verdade falamos de várias formas de se movimentar com os esquis embaixo do pé. Existem várias disciplinas do esporte, mesmo sem contar com o snowboard. Algumas modalidades são mais acessíveis, outras são mais perigosas e ainda tem aquelas que  só podem ser praticadas em uma estação de esqui.

Esqui Alpino

Pista sendo preparado. Foto: Ola Matsson www.skistar.com/trysil
Pista sendo preparada. Foto: Ola Matsson www.skistar.com/trysil

Praticado em resorts/estações, o esqui alpino conta com pistas preparadas para descer sem surpresas desagradáveis no caminho. Os lifts te levam pra cima, onde existem restaurantes e bares para quando você precisa de um descanso e repor as energias. Esta modalidade é a que vem a cabeça da maioria das pessoas quando se fala em esquiar. Como é praticada em estações de esqui, as pistas são devidamente preparadas. Com algumas aulas, a maioria consegue se divertir fazendo curvas, controlando a velocidade e subindo nos lifts para chegar no topo da pista.

Foto: Ola Matsson www.skistar.com/trysil
Foto: Ola Matsson www.skistar.com/trysil

O equipamento conta com uma bota dura que tem uma inclinação pra frente, tanto as botas quanto os esquis são relativamente pesados para serem estáveis mesmo em velocidades altas. O pé fica completamente preso no esqui.

Para quem quer acompanhar as olimpíadas ou a copa do mundo de esqui, as competições de esqui alpino são corridas rápidas baseadas em tempo, na maioria das vezes somando duas descidas. O participante segue uma via definida até o final. Os tipos de curva da via define o estilo de competição, começando pelo estilo mais reto de downhill, super-g, slalom-gigante e terminando com o mais curvado chamado slalom.

Freestyle

Se você ver alguém pulando e fazendo manobras no ar, você está vendo alguma forma de freestyle. Várias modalidades existem e a maioria delas tem como objetivo saltos ou a descida de montanhas muito hostis. Pense em esqui patrocinado pela Red Bull. Em forma de competição ganha quem chega ao final com mais ossos quebrados.

Foto: Ola Matsson www.skistar.com/trysil
Foto: Ola Matsson www.skistar.com/trysil

Brincadeira a parte, quase todas as modalidades contam com um júri para eleger o vencedor.

Nórdico

vallafria
Esqui nórdico sem cera. Foto: http://www.blogg.jarla.com/

O esqui nórdico, também conhecido como cross country, é bem diferente das outras modalidades. Nasceu como uma forma de se locomover, o equipamento é feito pra ir longe sem fazer muita força. Os esquis são bem finos, as botas parecem com botas pra caminhadas e prendem somente na ponta da pé pra te deixar dar passos bem compridos deslizando sobre a neve.

A parte do esqui abaixo do pé é tipicamente preparada com um certo tipo de cera pra não deslizar na neve. Uma opção para iniciantes são esquis com uma estrutura ao invés da cera. Por conta da curva do esqui, essa parte fica em contato com a neve apenas quando você pisa em cima dela. Assim os esquis deslizam perfeitamente enquanto o peso é divido entre eles, mas dão tração contra o neve quando o peso é transferido pra apenas um deles.

Alpinismo

Subindo a montanha. Foto: http://www.flickr.com/photos/schoeband/
Subindo a montanha. Foto: http://www.flickr.com/photos/schoeband/

Alpinismo de esqui é subir uma montanha pra depois descê-la no estilo alpino. Pra isso as botas são duras mas com uma opção de deixa-las flexíveis para a subida. O jeito de prendê-las no esqui permite que o calcanhar fique solto enquanto se sobe a montanha, para depois ser preso na hora de descer. Para tração na hora de subir, usa-se uma pele sintética embaixo do esqui. As montanhas são tão íngremes que às vezes é necessário tirar os esquis e subir escalando. Essa modalidade está se tornando cada mais popular por permitir que você chegue a lugares onde a neve está virgem e ninguém pisou nela antes. Porém ainda assim trata-se de um estilo para os mais experientes, pois os riscos aumentam fora do ambiente controlado de uma estação de esqui.

E você, qual é o seu estilo preferido para esquiar?

Quem escreveu

Ola Persson

Data

15 de November, 2013

Share

Ola Persson

Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.