Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.
Eu amo listas, assim como boa parte do planeta. No final do ano elas bombam por todos os lados, independente do assunto. Viagem não é exceção, por isso separei algumas listas que achei bem interessantes, sejam feitas a partir de colaboração de usuários em redes sociais ou editores de sites especializados. Antes, porém, vale contextualizar como anda o ranking de viajantes pelo mundo:
QUEM VIAJA MAIS
Apesar da gente encontrar brasileiro onde quer que vá, nós não estamos no top 10 dos que mais viajam no mundo, assim como também não estamos na lista dos 10 países mais visitados. Quem ganha o troféu de viajantes são os chineses seguido, claro, dos alemães.
QUEM RECEBE MAIS TURISTAS
O Brasil ocupa o quarto lugar de país mais visitado das Américas, perdendo para EUA, México e Canadá. Na contrapartida, fomos eleitos pelo Lonely Planet o país número 1 a ser visitado em 2014, obviamente com a menção “todos os olhos voltados ao país que irá abrigar a Copa do Mundo 2014”.
Em 2012 o país que mais recebeu visitantes foi a França, seguido dos Estados Unidos, China, Espanha, Itália, Turquia, Alemanha (afinal todos foram morar em Berlim), Reino Unido, Rússia e Malásia. Vamos conferir se 2013 nos reservou alguma surpresa, já que parece que as pessoas estão começando a explorar mais a Ásia e África.
MELHORES DESTINOS EM 2013 PELO TRIP ADVISOR
O Trip Advisor é um bom termômetro para qualquer coisa relacionada à viagem. Eu uso muito e, raramente, me dou mal (me dei mal uma vez em Istambul). A lista que ele fez foi com os melhores destinos em alta de 2013 escolhidos pelos viajantes. Vi várias surpresas e nunca estive em nenhum dos lugares listados:
Havana, Cuba: confesso que me surpreendeu. Apesar de ter muitos amigos que já foram para lá e adoraram a experiência, sequer me passou na minha cabeça que Havana poderia ser a favorita entre boa parte dos viajantes. O interessante é ver a lista dos 10 países mais visitados da América e Cuba não aparece (por que será, né?);
La Fortuna de San Carlos, Costa Rica: esse destino me surpreendeu também, pois confesso que nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Em 2012 a população da Costa Rica era 4.805.295. No mesmo ano recebeu 2.340.000 de turistas, sendo 37% americanos. O Brasil ficou em vigésimo lugar na lista de turistas por países que aterrissaram por lá. Ainda assim, eu não achei nada relevante em blogs e/ou sites em português a respeito do lugar. Uma das grandes maravilhas de La Fortuna de San Carlos é um vulcão na ativa que está sempre cuspindo lava e cinzas. Além dele, a ilha também atrai pela Catarata La Fortuna, que conta com uma queda d’agua de 70m (Foz do Iguaçu são 82m, só para ter uma ideia) e termas de águas quentes;
Kathmandu, Nepal: esse destino me traz menos surpresa, já que o que mais acompanhei em 2013 foram viagens de amigos desbravando a Ásia, muitos deles no Nepal.
Jerusalém, Israel: eis outro que não me surpreendeu. Alguns (poucos) amigos estiveram lá no último ano e o escolheram como melhor destino. Em 2012 a cidade recebeu mais de 3,5 milhões, crescendo 4% em relação a 2011. Em novembro foram 306.000 visitantes, 10% mais visitantes em relação a nov/2012;
Cusco, Peru: nesse caso, acho que Machu Picchu justifica a escolha;
Ambergris Caye, Belize: o país tem menos de meio milhão de habitantes e é um pequeno paraíso na América Central. Para quem procura boas praias e tranquilidade, esse é o destino. A ilha em destaque tem 2.000 habitantes, então já é possível saber o que te espera. É só conferir as fotos do lugar que dá para entender o porquê de estar na lista;
Sapporo, Japão: sou fanática pelo Japão e é meu destino em 2014, porém confesso ter tido que pesquisar o motivo da escolha por Sapporo, capital de Hokkaido, que sempre me remeteu a uma boa cerveja japonesa. A cidade é a 5ª maior do Japão e tem (pasmem) um parque temático inspirado no macarrão lámen. No inverno a cidade abriga um festival de escultura em neve, além de ter 2 grandes resorts de ski, o que pode justificar a escolha na lista. Para quem se interessar: em julho rola um festival de cerveja na cidade;
Hanoi, Vietnam: foi outro destino que chacoalhou a timeline do meu instagram esse ano. Surpresas e caos, aparentemente, é o que o aguardam caso vá para lá. A cidade tem uma boa história para contar, afinal foi habitada no mínimo no ano 3.000 ac. E esse é apenas o começo da jornada de uma cidade que abriga mais de 600 templos e pagodes;
Corralejo, Espanha: Corralejo fica nas Ilhas Canárias, destino dominado pelos alemães, que estão entre os seres que mais viajam no mundo, perdendo somente para os chineses. Isso já explica a escolha, além do lugar sem paradisíaco e ótima escolha para amantes do kitesurf e windesurf;
Fortaleza, Ceará: não conheço e não posso falar a respeito, mas isso me faz pensar um pouco sobre o público no geral que acessa o Trip Advisor. Acho até que o Ceará guarda pérolas a serem visitadas, mas a escolha faz eu desconfiar que há dedos alemães.
Outra lista que eles acabaram de soltar, foi com as cidades mais resenhadas no site, além de perfil de comportamento por tópico. Londres encabeça a lista de cidade com mais resenhas, enquanto os japoneses lideram mais uploads de fotos na plataforma. Né?
OS LOCAIS MAIS “INSTAGRAMADOS” DO MUNDO
Fiquei surpresa que a Torre Eiffel ou qualquer lugar de Paris não tenha aparecido na lista, assim como alguns lugares mais óbvios que o aeroporto de Bangkok. E sim, a torre apareceu na lista em 2012.
Siam Paragon (สยามพารากอน) shopping, Bangkok, Tailândia (apesar de tudo, achei um pouco deprê ter um shopping liderando a lista)
Olha quem ocupa o quinto lugar! Concorda que over sharing a gente vê bastante por aqui? Estados Unidos liderou a lista de longe, mas São Paulo, surpreendentemente superou o Rio de Janeiro:
Cidade de Nova York, NY, EUA
Bangkok, Tailândia
Los Angeles, CA, EUA
Londres, UK
São Paulo, Brasil
Moscou, Russia
Rio de Janeiro, Brasil
San Diego, CA, EUA
Las Vegas, NV, EUA
San Francisco, CA, EUA
LUGARES COM MAIS CHECK-IN NO FACEBOOK
Outra surpresa aqui. O Parque do Ibirapuera é o terceiro lugar com mais check-in no mundo, perdendo somente para a Disneylandia e a Golden Temple, na Índia! Confira os 5 primeiros:
Disneylandia, Califórnia, EUA
Golden Temple, Amristar, Índia
Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil
The O2, Londres, UK
Victoria and Alfred Waterfront, Cidade do Cabo, África
O foursquare fez uma lista diferente ao invés de listar os lugares com mais check-in, mas gostei também do caminho seguido pela plataforma, que criou um guia completo para as (prováveis?) cidades com mais check-in nos EUA e 9 cidades ao redor do mundo, que (provavelmente) são as que mais tem check-in, fazendo parte dessa lista São Paulo e Rio de Janeiro. Vale conferir.
MELHORES VIAGENS EM 2013 PELA NATIONAL GEOGRAPHIC
Essa lista é feita pelos editores da revista, que escolherem os top 20 destinos do ano, com um guia bem enxuto com o melhor de cada lugar:
Achei a lista bem a cara da National Geographic e boas sugestões para sair um pouco do comum em 2014.
TOP 10 DESTINOS PARA 2014 PELO LONELY PLANET
Algumas sugestões óbvias, outras mais interessantes:
Paris, França
Trinidad, Cuba
Cidade do Cabo, África
Riga, Letônia
Zurique, Suíça
Shanghai, China
Vancouver, Canadá
Chicago, EUA
Adelaide, Austrália
Auckland, Nova Zelândia
Conheço apenas Paris e Chicago, mas da lista eu gostaria de conhecer Auckland, Riga, Cidade do Cabo, Shanghai e Trinidad, mas não estão nos planos de 2014 e nem mesmo 2015.
O TOP DO GOGOBOT:
Essa lista é para mim uma das mais bacanas. Eles reuniram os lugares mais legais de 2013, que pode servir também de inspiração para viagens em 2014. Até São Paulo figura no top 20, conquistando o sétimo lugar. É, com a chegada da copa, São Paulo promete roubar um pouco o holofote de outras cidades brasileiras. Seguem as 10 primeiras:
Medelin, Colômbia (cidade onde a primavera é eterna e considerada uma das mais legais da América Latina)
Tbilisi, Georgia (Europa, mas ali na fronteira com a Ásia)
Cleveland, Ohio/EUA (sabia que a cidade abriga um hotel assinado pelo Frank Lloyd Wright, um dos poucos lugares feitos por ele em que é possível dormir, fica a dica para quem ama arquitetura e design) – (*Observação de quem já esteve por lá: FUJA! por Dre Reze)
York, UK
Oakland, Califórnia (serious? aparentemente é a nova cidade hipster da vez, roubando o posto de Portland e Brooklyn, em NY)
São Paulo, Brasil (uai, na frente de Hanói?)
Hanoi, Vietnã (coincidindo com o Trip Advisor)
Houston, Texas (serious? aparentemente todos caem lá por um acaso, mas acabam se derretendo e se apaixonando pela cidade)
Lviv, Ucrânia
O TOP 10 DA CNN
Essa lista é criada a partir da votação dos leitores da Condé Nast Traveler:
São Miguel de Alende, México
Florença, Itália
Budapeste, Hungria
Salzburg, Áustria
Charleston, Carolina do Sul
San Sebastian, Espanha
Viena, Áustria
Roma, Itália
Siena, Itália
Québec, Canadá
Achei a lista bem conservadora com algumas poucas exceções. Gosto muito de cruzar as listas, em especial as com votação feita por viajantes, sejam leitores ou usuários das plataformas, pois elas raramente batem, mostrando qual é o perfil do leitor e/ou usuário de determinado site e/ou plataforma. Pegando a lista das cidades que tiveram mais check-ins x cidades mais instagramadas x melhores destinos/cidades, elas quase se contradizem, mas lista é isso, uma coleção de preferências pessoais independente de gosto ou estilo. Isso é o mais fascinante.
O Skyscanner também soltou um infográfico com as tendências de viagens nesse ano que chega ao fim focado no Brasil. Para mim as curiosidades são os 5 países em que os brasileiros mais pesquisaram para viajar foram: Emirados Árabes, Austrália, Turquia, Grécia e, quem dera, o Paraguai. Em 2012 pesquisávamos com 54 dias de antecedência da viagem, agora já nos planejamos melhor aumentando esse tempo para 65.
E vocês, o que viram de listas interessantes por aí? Ou mesmo já fizeram as pessoais? Compartilhem com a gente.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.