Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Ai Weiwei é um artista-ativista-social-pintor-designer-modelo-e-atriz chinês. Ele já fez várias coisas bacanas, como o estádio de Pequim em formato de ninho de passarinho (lembram da Olimpíadas de 2008?). Mas é mais conhecido pelo ativismo mesmo. Ele é abertamente crítico ao governo chinês em prol da democracia e direitos humanos.
Fiquei sabendo da existência do artista uns dois anos atrás, quando todo mundo aproveitou a legitimidade da causa para postar foto ‘pelado-pelado-nu-com-a-mão no-bolso’ em protesto ao governo chinês e à prisão dele – argumentando que nudez não é pornografia. E curti.
Isso tudo é para dizer que o coitado, que já foi preso, exilado e tudo mais, foi proibido pelo governo da China de sair do país, e ser júri no Festival de Estocolmo, que começa hoje (dia 06/11) e vai até dia 17. O tema é exatamente ‘liberdade’.
Daí, obviamente, seguindo o raciocínio lógico e verticalizado de um artista, resolveu mandar lá pra terra do salmão uma cadeira ser juíza por ele. (CLARO, COMO NÃO?). Ele vai ficar em casa, vendo os filmes por lá, e mandar os votos para sua amiga cadeira. O danadinho quer mesmo é arrumar uma arruaça com o governo chinês, por uma boa causa.
“Espero com isso fazer uma demonstração sobre a forma que as autoridades podem limitar minha liberdade de expressão, e os direitos humanos mais básicos para um artista, como viajar ou participar em atividades culturais’. Ainda estou vivendo como se estivesse detido. Meu passaporte ainda está nas mãos das autoridades’ – disse ele para o CHICKEN OR PASTA (mentira, ele falou para a AFP. Mas a tradução livre é nossa. ).
Gostei da ideia do visionário. Além de fazer o bem, ainda manda o recado para as pessoas certas. Adotarei. Meu chefe receberá uma xícara de café para representar minha presença na reunião de budget. Minha mãe contará com um espetinho de churrasco simbolizando meu comparecimento ao churrasco anual de encontro familiar em Serra Azul. E você, vai colaborar nos atos de protesto?
Quem estiver em Estocolmo entre hoje e dia 17/11, aproveita para conhecer o festival.
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.