De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Playlist: cidades que inspiram músicas

Quem escreveu

Renato Salles

Data

25 de September, 2018

Share

Sabe aquela música que marcou aquele verão inesquecível na praia? Ou o hit daquela banda que você viu o show na Europa, e deixou ela no repeat no Spotify o resto da viagem? Aquela que só de dar play, tua cabeça já desliga na hora da realidade e você entra em modo offline com o mundo e fica saboreando as memórias daquele lugar especial, lembra?

Não tem jeito, desde a invenção do mp3 (vamos canonizar essa pessoa?), a gente consegue carregar a trilha sonora da nossa vida o tempo todo no bolso. Por isso tem algumas músicas que marcam tanto algumas viagens, eventos ou cidades específicas. Só de escutar já ativamos a lembrança de cheiros, gostos, sensações. Tem coisa melhor?

E com os músicos não podia ser diferente. Lugares sempre foram fonte de inspiração para compor, e algumas são absolutamente óbvias. Ou vai falar que Nova York não é exatamente como a ouvimos na voz de Frank Sinatra, ou da Alicia Keys? Esse recurso não é novidade nenhuma. A banda Beirut, por exemplo, tem mais de uma dúzia de músicas com nomes de lugares, cidades, bairros, etc.

Mas às vezes as referências não são tão diretas, e tentar imaginar o que foi que aqueles artistas viveram para compor certas canções. Eu sempre faço esse exercício: tentar imaginar lugares através dos sons. Então queria te propor de me acompanhar. Selecionei músicas cujos nomes são simplesmente o nome das cidades que as inspiraram. Quando puder, tira um tempinho, liga o som, e deixa sua mente viajar um pouco por elas, e tente (re)descobrir cidades tão famosas.

*Foto do destaque: Hans Vivek / Unsplash

Quem escreveu

Renato Salles

Data

25 de September, 2018

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • Já estou ouvindo! Esse post veio na hora certa! Viajando literalmente e com a playlist de vcs!
    - Luana
    • opa, que bom!
      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.