Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Chefs Especiais Café, o primeiro café inclusivo do Brasil

Quem escreveu

Renato Salles

Data

27 de June, 2017

Share

Apresentado por

O cardápio na lousa tem só quatro opções para escolher: respeito, oportunidade, amor e inclusão. O preço é sempre o mesmo, corações. Nesse novo café inaugurado em plena Rua Augusta, o que importa é a inclusão. Por isso, o Chefs Especiais Café, que abriu há menos de um mês, dá o exemplo na equipe. Os atendentes todos são portadores de Síndrome de Down.
O Instituto Chefs Especiais é uma ONG que sempre trabalhou na qualificação profissional de pessoas com Down na área gastronômica, para provê-los com autonomia e oportunidades. A nova empreitada deles é justamente ter um lugar onde toda a experiência é colocada em prática na vida real. Então o começo ainda é modesto, mas com o tempo as coisas vão se ajustando e a iniciativa vai crescer. O cardápio é bem simples, com cafés, bolos, salgados, tortas e quiches compradas de parceiros. Mas em breve as comidinhas serão todas produzidas dentro da instituição, pelas pessoas que trabalham na cozinha.

O balcão de atendimento do Chefs Especiais Café - foto: Renato Salles
O balcão de atendimento do Chefs Especiais Café – foto: Renato Salles

No balcão de atendimento, chamam a atenção a dedicação e a felicidade dos atendentes. Quando estivemos lá, o Rodrigo e o Murilo corriam para cima e para baixo com uma dedicação de dar inveja. Eles trabalham na instituição a mais tempo, e por isso foram chamados para trabalhar lá desde o início. Depois vão vir outros, ainda em formação, como um grande estágio, antes de irem trabalhar em outros estabelecimentos. No caixa, um tutor ainda segura as pontas, mas logo a equipe não terá apoio de ninguém de fora.
O café conta com vários parceiros. O espaço foi cedido na entrada do restaurante Como Assim? Inclusive, Tedd Albuquerque, vai deixar de servir café e sobremesa na sua cozinha para integrar ainda mais o café. Outra parceria importante foi do motoclube In’Omertá, que forneceu o uniforme dos meninos. Eles trabalham de colete de couro e bandana na cabeça, como verdadeiros motociclistas. Segundo a Simone, diretora da ONG, o visual do café serve para tirar aquela cara de coitadinhos para os trabalhadores, e dar um ar de independentes e durões. ‘São os meus bad boys‘, ela disse. Mas isso não quer dizer que o café é assistencalista. Apesar se ser uma de uma ONG, o café é também um negócio, que visa o lucro como forma de recompensar os funcionários com salários dignos e ajudá-los a prosperar.
Rodrigo, Simone e Murilo, um timaço à frente do Café - foto: Renato Salles
Rodrigo, Simone e Murilo, um timaço à frente do Café – foto: Renato Salles

No dia que estivemos lá, em uma sexta à tarde, as mesas estavam todas cheias, com muitas famílias com integrantes com Down. Virou quase ponto de encontro. Mas eles querem mesmo juntar todas as tribos possíveis. Por exemplo, eles também oferecem cardápio em braile, para os cegos. A escolha da Rua Augusta foi justamente por ser um centro agregador de tribos. Simone enche a boca para dizer que quer ver o café bombar com pessoas com Down, cegos, cadeirantes, brancos, negros, novos, velhos, homens, mulheres, trans e drag queens.
Hoje, em cada 400 nascimentos, 1 tem a ocorrência da Síndrome. Essas pessoas hoje tem uma expectativa de vida de 60 anos, bem maior do que até pouco tempo atrás. O Chefs Especiais Café é só uma iniciativa de inserir essas pessoas na sociedade, de aumentar sua representatividade, desenvolver suas habilidades e valorizar seus talentos. A iniciativa, o ambiente e os atendentes são todos tão incríveis, que vale a pena bater cartão lá só para interagir com aquela turma. Eu com certeza vou.
Uma sexta bem agitada no Chefs Especiais Café - foto: Renato Salles
Uma sexta bem agitada no Chefs Especiais Café – foto: Renato Salles

Chefs Especiais Café
Rua Augusta, 2559 – Jardins
De segunda a sexta, das 10h às 19h.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

27 de June, 2017

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • Lugar sensacional! Inclusão garantida!
    Atendimento super simpatico! Perfeito! Parabens à todos!
    A materia também ficou linda!
    Alex Melo.

    - Alex Melo
  • Gostaria de saber se ainda sao patrocinados pela FRIBOI???Aquela do escandalo da JBS??pois e muito ruim envolver a imagem desses serem de luz com uma sujeirada dessa!!!
    ESPERO QUE NÃO!!
    Boa sorte no projeto!!

    - REGINA SERPA
    • Regina,
      Não tenho essa informação para te dar. Sei que a Friboi era patrocinadora da ONG, mas não sei se continuam. Mas uma coisa é certa: se o Instituto perdê-los como apoio, com certeza terão uma perda grande. O trabalho que desenvolvem lá é muito bonito, mas custoso, e infelizmente no Brasil são poucos os que ajudam financeiramente instituições desse tipo.
      Vamos torcer para o trabalho deles poder continuar, independente de onde vem o dinheiro que financia. ;-)

      - Renato Salles

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.