Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os points do nudismo e naturismo no Brasil

Quem escreveu

Jo Machado

Data

29 de January, 2016

Share

Quando se pensa ou se fala em nudismo, vem imediatamente a questão: afinal, é nudismo ou naturismo? A definição para nudismo no dicionário é: “tipo de culto e interesse compartilhados por pessoas que se reúnem em grupos para associar-se em nudez”. Já o naturismo no Brasil, segundo o órgão que regulamenta e supervisiona essas práticas no país, a FBrN (Federação Brasileira de Naturismo, é definido como um estilo de vida em que o respeito a si, à natureza e aos outros acompanha a nudez social. Resumidamente, todo naturista é praticante do nudismo, mas nem todo nudista é naturista. A FBrN foi criada no fim da década de 1980 e é uma sociedade civil, de âmbito nacional e de caráter filantrópico, cultural e ecológico, que visa coordenar, defender, fomentar e desenvolver a cultura e a prática do naturismo no Brasil. Como naturistas são todos nudistas, a Federação traz segurança e tranquilidade aos adeptos dessa filosofia de vida.

Sabe-se que o número de adeptos do naturismo no Brasil vem aumentando consideravelmente, guiado por pessoas que procuram estreitar ainda mais a sua conexão com a natureza. Para quem não é adepto, parece que não há muita informação rodando por aí sobre as práticas do nudismo e do naturismo. Embora algumas informações circulem apenas entre a sociedade criada em torno desta cultura, muitos blogs e sites, como o Brasil Naturista, falam sobre o tema e indicam lugares a serem frequentados.

Naturismo no Brasil: Clube Naturista Paraíso das Cascatas - Santo Antônio do Descoberto/GO (Foto Divulgação
Clube Naturista Paraíso das Cascatas – Santo Antônio do Descoberto/GO (Foto Divulgação

No Brasil, a maioria dos lugares existentes para prática do naturismo são regulamentados, ou seja, tem permissão legal para funcionar, amparada judicialmente pela FDrN. Fora desses lugares, não existe garantia alguma de que o frequentador não acabe preso por atentado violento ao pudor. Se sua idéia é frequentar ou conhecer um point naturista, uma das primeiras coisas que você precisa saber é que, além de ter que seguir um rígido código de ética, as opções de escolha não se limitam somente a praias. Existem outros destinos, como fazendas e até vilas, onde andar nu, em contato direto com a natureza, é tão natural quanto dizer “bom dia!”.

Reunimos aqui alguns dos mais famosos e procurados destinos naturismo no Brasil, todos filiados à FBrN. Quem quiser experimentar o dia a dia como veio ao mundo, pode escolher uma das muitas opções de destino e correr (ainda vestido) atrás. Mas antes de resolver dar um pulinho em algum desses lugares, procure se informar melhor, entender a filosofia do naturismo. Naturismo não é pornografia.

1098450_144058015802214_1291046623_n
Clube Naturista Colina do Sol – Taquara/RS (Foto Divulgação)

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um dos destinos mais conhecidos pelos praticantes do naturismo no Brasil por conta do Colina do Sol, clube naturista com grande infraestrutura, como pousada, mercado, lojas, espaços de lazer, onde os adeptos podem exercitar esse sentimento de integração com a natureza e com o próximo sem se preocupar com advertências das autoridades.

Clube Naturista Colina do Sol
Fone: 51 9959-3490
Taquara / RS

Naturismo no Brasil: Praia do Pinho/SC - Foto por Ricardo Freire
Praia do Pinho/SC – Foto por Ricardo Freire

Santa Catarina

Pensou em praia nudista, pensou em Santa Catarina. Por lá, a Galheta, Pedras Altas e Praia do Pinho, são as mais conhecidas entre os praticantes do naturismo e também estão oficialmente resguardadas pela FBrN. Na Galheta não é obrigatório fica nu, mas o isolamento e a natureza são convidativos, o que transformou a praia no lugar favorito dos naturistas.

Na Praia do Pinho, embora seja a primeira praia nudista oficial do Brasil, tirar a roupa não é uma obrigação. Na pousada e no estacionamento da praia, nem todo mundo adere ao clima de peladesas. Mas isso não é problema nenhum, nem para quem está pelado, nem para quem só veio olhar.

Em Pedras Altas, estar nu é obrigatório. Aqui, a vegetação e as pedras protegem as duas pequenas praias da curiosidade alheia. Mar calmo e privacidade ajudam no conforto e na tranquilidade de quem quer ficar de boa como veio ao mundo.

Praia Galheta
Trilha a partir da Praia Mole – 16 km ao sul do Centro de Florianópolis
Florianópolis/SC

Pedras Altas
A empresa de ônibus Paulotur possui linhas regulares, saindo do terminal rodoviário de Florianópolis.
Palhoça/SC

Praia do Pinho
Na BR-101, entre o Balneário Camboriú e Itapema.
Pinho/SC

Naturismo no Brasil: Mirante do Paraíso - Igaratá/SP (Foto Divulgação)
Mirante do Paraíso – Igaratá/SP (Foto Divulgação)

São Paulo

Em São Paulo, as opções para os adeptos do naturismo e do nudismo não deixam a desejar.

Embora não oficial, a Praia Brava, em São Sebastião é um dos destinos preferidos em São Paulo. Situada ao lado da praia de Boiçucanga, ela tem difícil acesso, apenas de barco e percorrendo trilhas.

No Mirante Paraíso, localizado em Igaratá, município da região de São José dos Campos, a nudez é obrigatória. Além de uma gama enorme de serviços, como spa, massagem, hospedagem, o lugar ainda oferece camping, para quem curte uma vibe meio indígena.

Já no Rincão, um clube naturista em Guaratinguetá, a experiência é de outro nível. Dá uma olhada nas atrações que o clube oferece. Aqui, ficar pelado é obrigatório!

Praia Brava
Existem duas trilhas para chegar na Praia Brava, saindo de Boiçucanga. A primeira é a trilha do oleoduto próxima à ponte de Boiçucanga e a segunda é uma estrada de terra que começa no início da subida da serra de Maresias.

São Sebastião/SP

Mirante Paraíso
Fone: 11 2486-0812
Igaratá/SP

Rincão Clube de Naturismo
Fone: 11 5572-9309
Guaratinguetá/SP

Rio de Janeiro

No Rio as opções também são diversas. Os principais destinos para a prática do naturismo no estado são: a Ilha Naturista Jurubá, a Pousada Recanto do Paraíso, a Praia Olho de Boi e Praia do Abricó.

No Recanto do Paraíso, o visitante conta com todo conforto e lazer para se sentir em perfeita harmonia com a natureza, desfrutar de ar puro e muito verde, além de passar momentos descontraídos e felizes entre amigos, num ambiente saudável e tranquilo, com clima de montanha, num dos maiores espaços naturistas do país.

Com 50m de extensão, a Praia Olho de Boi é uma das menores praias de nudismo do país. Escondida por dois costões de mata e pedra, a praia é pura beleza. É proibido andar vestido na faixa de areia e a hospedagem é feita fora da praia. Como o lugar é isolado, não há nenhuma infraestrutura disponível.

A Praia do Abricó é um pedacinho de areia se comparada a toda extensão litorânea do município do Rio de Janeiro, cercada de uma belíssima e poética paisagem. Situada em Grumari, logo após a Prainha, para quem toma o sentido de Barra de Guaratiba, Abricó foi a praia escolhida pelos naturistas por sua localização, que permite um bom nível de privacidade e tranquilidade.

Ilha Naturista Jurubá
Angra dos Reis/RJ

Recanto do Paraíso
Fone: 21 2576-9977

Piraí/RJ

Praia Olho de Boi
Para chegar lá é preciso fazer uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava e leva aproximadamente 30 minutos até a praia. A trilha não é das melhores, com áreas escorregadias, cactos, pedras e encostas que podem oferecer algum perigo. 
Búzios/RJ

Praia do Abricó / Anabricó
Fone: 21 2542-9807

Rio de Janeiro/RJ

Ecoparque da Mata - Entre Rios/BA (Foto Divulgação)
Ecoparque da Mata – Entre Rios/BA (Foto Divulgação)

Bahia

Com o calor baiano, nada melhor do que ficar pelado. Pois bem, na Bahia existem diversos destinos para os adeptos do naturismo no Brasil. Os mais conhecidos são o Clube Naturista Ecovila da Mata, o Ecoparque da Mata e Praia do Massarandupió.

O Ecoparque da Mata é uma propriedade particular, naturista, que recebe grupos e pessoas para cursos, vivências, cerimônias e celebrações. Conta com diversos serviços, como acomodação, quiosques para vivências, salão para cursos e encontros, mini loja, cozinha, sala de fomento para o turismo local, cozinha, refeitório, copa e bar. Além de piscina natural, área para camping, quadra poliesportiva em areia, bosque, trilhas e 150 mil metros quadrados de reserva de Mata Atlântica, banhadoa pelo pequeno e límpido Rio Timbituba.

Já a Ecovila da Mata, situada na mesma propriedade, tem a pretensão de ser uma das primeiras ecovilas naturistas do mundo, concentrando aproximadamente 45 famílias que moram ou escolhem veranear por lá.

Situada ao norte de Salvador, a cerca de 93km de distância de capital baiana, no município de Entre Rios, está a Praia do Massarandupió, uma faixa de areia de aproximadamente 2km, onde é obrigatório tirar a roupa. Natureza exuberante, cheia de pássaros, cercada de coqueiros e por um rio, a praia de Massarandupió é um dos destinos mais procurados pelos naturistas no nordeste brasileiro.

Clube Naturista Ecovila da Mata
Fone: 71 99909.1754
Entre Rios/BA

Ecoparque da Mata
Fone: 71 99909.1754
Entre Rios/BA

Praia de Massarandupió
Entre Rios/BA

Mais naturismo no Brasil

Barra Seca - Linhares/ES (Foro por Encontredicas)
Barra Seca – Linhares/ES (Foro por Encontredicas)

Espírito Santo

Barra Seca
Fone: 27 99709-3191
Linhares/SP

Praia de Tambaba - Conde/PA (Foto por Trilhas e Aventuras)
Praia de Tambaba – Conde/PA (Foto por Trilhas e Aventuras)

Paraíba

Tambaba
Conde/PB

Clube Naturista Paraíso das Cascatas - Santo Antônio do Descoberto/GO (Foto Divulgação
Clube Naturista Paraíso das Cascatas – Santo Antônio do Descoberto/GO (Foto Divulgação

Goiás

Recanto Paraíso Goiasnat
Fone: 62 9909 1242
Bela Vista/GO

Clube Naturista Paraíso das Cascatas (PLANAT)
Fone: 61 98413-3196
Antônio do Descoberto/GO

Foto destaque por Sylv1rob1 – Shutterstock

Quem escreveu

Jo Machado

Data

29 de January, 2016

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • Tenho vontade de conhecer se tivesse um lugar para se reunir aqui em São Paulo eu irei.

    - Samuel Anderson Stadler
  • Em Paraná nao tem uma praia oficial pra nudismo, mais na Ilha do Mel, tem uma praia bem isolada onde tem gente que faz. Se chama Praia do Miguel, fica do lado do mar de fora como o chaman, pra chegar a ela tem que caminhar bastante, mais e linda demais, tem que chevar agua e tudo o que precissar. E uma praia bem grande, de um lado pra chegar tem que descer um morro e do outro lado tem que vir de outra praia pelas rochas ao lado de mar.

    - Alvaro Clemente

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.