Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Marcel, um francês requintado ao alcance de todos

Quem escreveu

Jo Machado

Data

20 de October, 2016

Share

Apresentado por

Pensar em comida francesa já te dá arrepios só de pensar no preço? Pois bem, essa sensação já pode ficar no passado. Hoje em dia, nem sempre comer bem significa desembolsar pequenas fortunas. A realidade da gastronomia aqui em São Paulo é outra, embora não seja uma regra. Restaurantes de peso e consolidados na história da cidade vem em um movimento contrário à famosa “gourmetização” e trazendo sabores da culinária internacional para mais perto da população. Não é preciso mais ser milionário para se deliciar com pratos tradicionais da culinária francesa.

11159517_868062166566569_3764006419953785577_n
Ambiente gostoso do Marcel

Um bom exemplo desse movimento é Restaurante Marcel, que fica no térreo do Quality Suites Oscar Freirenos Jardins. Fundando nos anos 50, o Marcel é fruto de uma história que começou por conta da vinda ao Brasil de um imigrante francês e sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Jean Durand era confeiteiro de formação, e ao chegar no Brasil assumiu a famosa cozinha do La Popote, um dos restaurantes mais consagrados da época.
Foi Durant que, na década de 60, comprou o Marcel de um conterrâneo e começou criar os primeiros soufflés do Marcel, a pedido de uma cliente. Mal sabia ele que esse prato se tornaria o grande ícone da cozinha do seu restaurante e que acabaria tombado pelo Patrimônio Gastronômico de São Paulo. Chega de história e vamos para o que interessa, né?
Estivemos lá outro dia, provando o Formule Prix-Fixe, um menu de preço fixo super acessível e que vai te encantar. O menu foi criado pelo chef da casa Raphael Despirite – que iniciou sua carreira gastronômica aos quatorze anos de idade como ajudante de cozinha nos bastidores do Marcel – custa apenas R$85 e dá direito a escolher uma seleção de pratos franceses, distribuídos entre entrada, prato e sobremesa. Tudo servido por garçons extremamente simpáticos e atenciosos, em um ambiente aconchegante, climatizado e com um toque de romantismo.
Captura de Tela 2016-10-17 às 4.33.08 PM
Na entrada, as opções são: gnocchis de mandioquinhas dourados ao creme de grana padano, salada verde com salmão defumado ao molho de iogurte, azeite de oliva e hortelã.  Os gnocchis são uma ótima opção para quem é vegetariano ou anda em uma onda vegetariana como eu,
Entre os pratos principais, a estrela da casa, o soufflé de queijo gruyère, é um dos mais pedidos segundo os garçons. E foi na dica dele que segui. Sem decepção, claro! O soufflé é muito saboroso e mesmo tendo um bom apetite, acabei deixando no prato, pois a porção é bem servida.  Ele definitivamente faz jus ao prêmio de Patrimônio Gastronômico de São Paulo dado pelo jornal O Estado de São Paulo.
20160829_215304
O famoso Soufflé de queijo gruyère – Eleito patrimônio gastronômico de São Paulo pelo jornal O Estado de São Paulo

Já o Renato, que me acompanhou nesse jantar, optou pelo peixe do dia em crosta de pão, emulsão de tomates, pimentões, amêndoas e cuscuz de ervas. Também não decepcionou! Tanto ele, quanto eu – sim, provei do prato alheio – aprovamos o prato, que além de bem servido, era leve e de sabor delicado.
E para fechar a noite, sobremesa! Eu optei pelos profiterolles ao chocolate e infelizmente não escolhi tão bem assim. Embora bem saborosos, a massa estava levemente borrachuda e gelada, o que acabou numa sensação estranha na boca. Já o sorbet de manga, além de lindo, estava delicioso e refrescante. Recomendo sem dúvida, escolher o sorbet.
Sorbet de manga
Sorbet de manga

Vale ressaltar ainda que o menu muda constantemente e que, embora a minha experiência com os profiterolles não tenha sido das melhores, a sua pode ser incrível. Então, na próxima vez que pensar em levar alguém para um jantar a dois, com uma pegada mais francesa, mais romântica, dê uma chance pro Marcel. ;)
Bon appetit!
Restaurante Marcel
Endereço: Quality Suites Oscar Freire – R. da Consolação, 3555 – Jardins
Telefone: (11) 3064-3089
Horário: De segunda a sexta  das 12h às 14h30 – das 19h à 0h / Sábado das 19h à 0h / Domingo das 12h30 às 16h – das 19h às 23h

Quem escreveu

Jo Machado

Data

20 de October, 2016

Share

Apresentado por

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.