De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Comidas Típicas de Singapura

Data

12 de February, 2014

Share

lucarista / Shutterstock.com
lucarista / Shutterstock.com

O que se come em Singapura? Muitas pessoas me perguntavam, e ainda perguntam quando digo que já morei lá.

Singapura é multicultural, você acha comida de tudo quanto é lugar. Mas a dúvida sempre é: o que os locais comem? Quais são as comidas típicas de Singapura? A cozinha singapureana tem uma forte característica, sempre tem uma carne acompanhada de arroz ou noodles (massa).

Para café da manhã é muito comum cafeterias rápidas servirem algum tipo de café acompanhado de uma torrada de “Kaya” e um ovo cozido. A “Kaya” é um tipo de geléia de côco com ovo, bem doce. Mas é muito bom! Normalmente, a torrada é feita com manteiga de um lado e Kaya do outro.

Os lugares mais conhecidos para um bom Kaya Toast em Singapura são:
Ya Kun & Toast Box (ambos tem franquia em vários bairros da cidade)

Shutterstock: Alan49
Shutterstock: Alan49

Outro tradicional para o café da manhã, e também para o almoço, é o Laksa.
O Laksa basicamente é uma sopa de curry com leite de cocô, noodles (massa de arroz) e algum tipo de carne. Sendo que existem algumas variações do prato. Em Singapura muitos são feitos com a mistura frango + frutos do mar e molho a base de pimenta malagueta (Chilli, em inglês). É bem apimentado, arde a boca na primeira colherada mas aos poucos vai acostumando.

O mais tradicional lugar de Laksa da cidade é o 328 Katong Laksa. Mas o prato pode ser facilmente encontrado em diversos restaurantes.

Shutterstock: Laitr Keiows
Shutterstock: Laitr Keiows

Simples, rápido e ótima opção para o almoço é o “Chicken Rice”. Um tradicional arroz feito com caldo de frango e servido com frango, e também porco e algum legume, em cima do arroz.
Em muitos lugares, as carnes são servidas com pele e tudo.
E, para acompanhar um molhinho a base de pimenta malagueta e gengibre. Aliás, se não tiver pimenta (especificamente o Chili), você não estará em Singapura.

Considerado um dos melhores “Chicken Rice” da cidade é o Tian Tian, localizado no Hawker Center Maxwell.
Tente chegar antes do meio dia, ou após as 14h. O horário de almoço sempre é o mais concorrido e você irá pegar fila com certeza.

 

Shutterstock: aa3
Shutterstock: aa3

Agora, se tem um prato que deveria acompanhar o nome Singapura, é o “Chilli Crab”. Você não visita Singapura sem experimentá-lo ao menos uma vez.
O prato é composto por um caranguejo gigante, cerca de 6kg, servido com molho a base de pimenta malagueta, cebola e tomate. Há algumas variações, um deles é o Black Pepper Crab. Uma variação feita com pimenta preta, como o próprio nome já diz.
O que realmente surpreende é o tamanho do caranguejo, e em alguns restaurantes você mesmo pode escolher o bichinho vivo que eles vão servir pra você.
Ao servir o Chilli Crab, os restaurantes trazem uma espécie de “quebra nozes” para ajudar a abrir a casca dura do caranguejo. E um “babador” gigantesco, porque salta molho vermelho para todos os lados.
Para acompanhar o prato, normalmente é servido pão chines, chamado de Mantou.

Os restaurantes mais famosinhos em Singapura para experimentar o prato são:
Jumbo Seafood
No Sign Board Seafood

Shutterstock: hin255
Shutterstock: hin255

Um lugar clássico de sobremesas chinesas é o Ah Chew Desserts. O cardápio deles é variado e conta com sobremesas bem diferentes do que estamos acostumados, principalmente para o paladar de nós brasileiros.
Você encontra a famosa “Grass Jelly”, gelatina feita de planta semelhante a hortelã, mas bem escura e mais forte,  com as mais diversas combinações: com pêssego, com sorvete, com manga, com leite e etc. Também tem as sobremesas a base de ovo cozido no vapor que podem ser servidas com café, leite ou suco de gengibre.
Ainda tem as sobremesas que parecem um arroz de leite, e outras que lembram o nosso sagú, mas com muito pouco açúcar e com outras frutas como pedaços de melancia ou manga.
Eu acabei experimentando uma sobremesa gelada de aloe vera, morango, mel e limão. Uma delícia! Parecia mais um suco com pedaçinhos de aloe vera, mas tomei de colher! :)

GrassJellySpoon

E para encerrar, não posso deixar de falar do drink que leva Singapura no nome.
O famoso Singapore Sling foi criado por um barmen do luxuoso Raffles Hotel Singapore. Então, qualquer turista que se preze vai até lá provar o autêntico Singapore Sling.

Chris Howey / Shutterstock.com
Chris Howey / Shutterstock.com

Além desses pratos, vale dizer que a culinária Peranakan, de raízes chinesas e com influência malaia, é muito forte em Singapura. Mas este vai ser tema para um próximo post. :)

Data

12 de February, 2014

Share

Catherine de Souza Nogueira

Catherine saiu de férias para a Europa em 2010 e nunca mais voltou. De lá foi para Cingapura, reencontrou o (atual) marido e ficou por lá. Para ela, uma das maneiras de conhecer a cultura local é através da culinária. Adora conhecer novos restaurantes e feiras gastronômicas. Boa companhia é fundamental para dividir essas experiências. Acredita que a melhor maneira de conhecer bem uma pessoa é viajando com ela. Atualmente mora em Auckland, na Nova Zelândia, e é editora do blog <a href="http://www.aromaspicantes.com.br">Aromas Picantes.</a>

Ver todos os posts

Comentários

  • Aprende a escrever.
    - Thales Milletus
    • Opa, se quiser escrever melhor, aceitaremos sua colaboração de bom grado.
      - Lalai Persson
  • mega vontade de ir pra cingapura. agora.
    - Guadalupe Albuquerque
    • VAI PARA MEU BLOG http://tvbrasilbrasileira.blogspot.com.br/2014/11/o-pecado-mora-ao-lado-record-e-redetv.html#comment-1688587019
      - HIGOR

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.